Cobertura

Projeto: Arq. Nina Schver e Arq. Elaine Blank

Modelagem: Fernando Padão

Softwares Utilizados: SketchUp

Tópico: arqpadao – Cobertura

Entrevista para a Revista SketchUp Brasil – Clique aqui para ver a revista completa!

Reportagem: Daniel Riglione Reple, José Osvaldo Henrique e João Pedro Prezotti

Redação: Daniel Riglione Reple

Revisão e edição: Daniel Riglione Reple, José Osvaldo Henrique, João Pedro Prezotti e Marlonn Ferreira Zanela

Em dezembro de 2015, o arquiteto Fernando Padão postou em nosso fórum algumas imagens desta bela modelagem realizada como complemento do projeto de uma cobertura de residência transformada em sala gourmet e espaço TV, das arquitetas Nina Schver e Elaine Blank.
Por seu equilíbrio e detalhamento, exemplificando muito bem o valor de uma boa modelagem, este trabalho ganhou o destaque do fórum do mês de dezembro. Durante o planejamento inicial da Revista SketchUp Brasil, convidamos o Padão, pelo grande respeito que temos por seu trabalho e por sua imensas importância na história do portal, para uma entrevista a respeito deste trabalho, para a criação desta que seria a reportagem piloto.

Pergunta 1 – Por que você utilizou o SketchUp para este trabalho?

Padão – Há muitos anos usamos o SketchUp, para representar os projetos produzidos por nosso escritório. Para nós é o software que mais atende nossas necessidade de expressão gráfica para projetos de arquitetura. Os clientes tem uma noção mais clara do projeto, conseguindo ver sob vários ângulos o que está sendo proposto. Procuramos ser detalhistas no que se está projetado, mesmo em assuntos que o cliente nem percebe, mas isso permite a nós projetistas ter um noção clara do que será construído.

Pergunta 2 – Utilizou algum plugin, além dos nativos do programa? Se sim, quais?

Padão – Nesta modelagem, não foi usado nenhum plugin, apenas o SketchUp puro. Raramente usamos algum plugin. Só em casos especiais.

Pergunta 3 – Os objetos já estavam pré definidos no projeto?

Padão – Objetos de decoração são muito pouco usados, a importância da cena são com os elementos construtivos e a composição do projeto, como equipamentos, luminárias e móveis. Estamos vendendo um espaço, uma ideia.

Pergunta 4 – Como fez a seleção dos blocos (componentes)?

Padão – Os blocos são escolhidos em função do que se planeja usar no projeto, marca e modelo de equipamento por exemplo. O que não se encontra pronto tenta-se na medida do possível, modelar.

Pergunta 5 – Os materiais já estavam pré definidos no projeto?

Padão – Quando se está nesta fase do projeto, já temos os materiais escolhidos e definidos para compor o projeto, é a sua roupa.

Pergunta 6 – Qual foi sua fonte de texturas?

Padão – Aí temos um grande dilema, as texturas tem de ser a do mercado nacional que represente a cor e o material que será comprado pelo cliente. Não colocamos texturas “similares”, mesmo que tenham melhor qualidade. O nosso cliente não olha pra a qualidade da textura. Ele quer ver exatamente o que ele vai ter no seu projeto e entendemos que isso é mais importante.

Pergunta 7 – Quais foram seus principais desafios no desenvolvimento deste projeto?

Padão – Neste projeto, o maior desafio foi a cobertura de vidro na área externa, em função da inclinação versus elementos construtivos existentes. Nosso 3D nesta questão ajudou muito a empresa executora da cobertura a planejar o seu projeto.

Pergunta 8 – Qual o tempo estimado que você levou para execução do projeto?

Padão – Esse projeto levou em torno de 60 dias entre a contratação e a apresentação final ao cliente. Proposta de layout, imagens em 3D e projeto executivo com detalhamento de móveis. Na modelagem não posso precisar, foi feita em etapas, conforme o projeto ia sendo resolvido.

Pergunta 9 – Que importância atribui a inserção dos destaques do fórum na revista SketchUp Brasil?

Padão – Acho muito relevante, uma vez que serve de fonte inspiradora para os demais colegas iniciantes ou não.
Também acho importante ampliar e incentivar o uso de imagens em SketchUp. Este é o processo de formação na modelagem. Render é bacana, mas “não existe bom render sem boa modelagem”.

Pergunta 10 – Gostaria de acrescentar mais alguma informação relevante sobre o referido trabalho?

Padão – Este projeto é uma parceria entre as arquitetas Nina Schver (minha sócia) e a arquiteta Elaine Blank. Minha participação neste projeto foi a modelagem.

Nos trabalhos de 3D que não serão renderizados, a apresentação se limita apenas a cenas com SketchUp, blocos e texturas são inseridos pelo contexto do projeto e não pela qualidade deste para render.

Não temos como foco o render. As imagens fornecidas em SketchUp não são cobradas a parte, elas fazem parte natural do projeto e em seu custo final, elas são tão úteis pra nós quanto para o cliente.

Cobertura-Tânia-img-02