Destaque de Março – 2016

Barbershop

Projeto, modelagem, renderização e pós produção: Denis Cadena

Softwares Utilizados: SketchUp, Thea Render e Photoshop

Tópico: BARBERSHOP

Entrevista para a Revista SketchUp Brasil – Clique aqui para ver a revista completa!

Reportagem: Daniel Riglione Reple

Redação: Daniel Riglione Reple

Revisão e edição: Daniel Riglione Reple, José Osvaldo Henrique e Marlonn Ferreira Zanela

Em março de 2016, o arquiteto Denis Cadena postou em nosso fórum duas imagens desta barbearia, criada para estudo pessoal. Atualmente, produtos e serviços da área de beleza, destinados ao mercado masculino, vem tendo um grande crescimento no mercado nacional, na contramão da maioria dos outros setores, mostrando que o Denis, além de ter trabalhado bastante na parte técnica deste projeto, está atualizado com o que acontece no mercado.

Pergunta 1 – O que te levou a escolher o SketchUp e o Thea Render para este tipo de trabalho?

Denis Cadena – A escolha do SketchUp para o dia a dia, foi sua praticidade e facilidade em trabalhar com volumes. Na época que eu estagiava em um escritório de Arquitetura aqui da cidade, tinha que dar conta do AutoCAd e SketchUp, nesse período eu não sabia nada de render, iniciava meus passos com o Kerkythea, foi nele que conheci o que se tornaria um diferencial em meus projetos mais tarde. Na necessidade em busca de realismo e velocidade, aqui mesmo no fórum em meados de 2010 (eu acho), Erasmo Tizzoni posta umas imagens feitas no Thea Render, com qualidade e tempo de render expressivos. Anos depois resolvi estudar o Thea Render, no inicio não foi nada fácil, não pelo programa mas sim por ter que educar meu olhos para boas referencias e tentar me aproximar do realismo.

Pergunta 2 – Você utilizou algum plugin, além dos nativos do programa? Se sim, quais?

Denis Cadena – Sim, apenas um, o Floor Genaretor, o restante da modelagem foi somente com as ferramentas nativas do SketchUp.

Pergunta 3 – Como fez a escolha do tema para este estudo?

Denis Cadena – A escolha do tema surgiu quando estava em um transporte publico, veio num estalo e logo me animei com a ideia. Não havia visto nada parecido em lugar algum, a animação foi tanta que o primeiro render do Babershop saiu com alguns pontos granulados. [Risos]

Pergunta 4 – Como compôs a cena, procurou reproduzir elementos de imagens de referência ou apenas utilizou componentes por sua qualidade e que compunham bem a cena?

Denis Cadena – Pesquisei bastante sobre o tema, queria que tivesse um clima de barbearia com piso de madeira, que a fachada fosse com estilo “Shop London” (nem sei se existe esse estilo, mas foi assim que pesquisei). Peguei referencias de câmera, iluminação, cores, texturas, objetos, composição, etc…

Pergunta 5 – Quais as principais fontes de componentes que você utilizou neste projeto? Teve que modelar algum?

Denis Cadena – O Thea tem muita facilidade em importar modelos do 3Ds Max, por isso usei modelos do Max, mas tive que modelar algumas coisas como os espelhos, os quadros, o objeto azul, branco e vermelho do canto da cena, e alguns ajustes na cadeira.

Pergunta 6 – Como fez com relação às texturas e materiais, utilizou materiais prontos (pré-configurados) ou teve que criar as texturas e configurar os materiais?

Denis Cadena – Tive que criar todos os materiais da cena, e algumas texturas tive que editar no Photoshop.

Pergunta 7 – Caso tenha baixado as texturas e materiais, quais sites utilizou?

Denis Cadena – Sim, baixei texturas do CGTexture e SketchUp Texture.

Pergunta 8 – Que alterações você fez na imagem no estágio de pós-produção?

Denis Cadena – O render saiu quase pronto, tornando assim a minha vida mais fácil. Realizei edições no contraste, no brilho, nas cores e outras pequenas alterações.

Pergunta 9 – Quais foram seus principais desafios no desenvolvimento deste projeto?

Denis Cadena – A falta de referências para um ponto de partida, e sabia que o elemento principal para o Babershop seria uma boa cadeira, o que foi difícil de encontrar.

Pergunta 10 – Qual foi o tempo estimado gasto para a execução do projeto, entre modelagem, render e pós-produção?

Denis Cadena – O mais demorado foi o processo de projeto, que incluiu a pesquisa, acredito que foram 15 horas. Fui trabalhando aos poucos, tinha dia que ficava pensando a manhã inteira na cena, e outros não conseguia nem olhar para aquilo. [Risos] O render levou mais 5 horas no motor Presto MC. A pós-produção foi rápida, em 30 min já estava pronta.

Pergunta 11 – Gostaria de acrescentar mais alguma informação relevante?

Denis Cadena – Vou guardar pra sempre o aprendizado obtido na cena Babershop. Gostaria de agradecer ao meu amigo Erasmo Tizzoni e ao fórum SketchUp Brasil, cujo novo formato está incrivelmente organizado. Obrigado

face10

IMGPOS08

Autor: Daniel Riglione Reple
Categoria:
Data: abril 5, 2016
Comentários:

Desculpe, nenhum post encontrado com estes critérios.

Deixe uma resposta

Você precisa estar logado para comentar.