Destaque de Setembro – 2015

Entrevista para a Revista SketchUp Brasil – 02 – Clique aqui para ver a revista completa!

Residencia Araraquara

Autor: Erasmo Tizzoni Junior

Softwares Utilizados: SketchUp, Thea Render e Photoshop.

Tópico: Residencia Araraquara

Em setembro de 2015, esta belíssima imagem foi postada em nosso fórum pelo grande Tizzoni, uma das maiores referências em ArchViz do SketchUp Brasil. Sempre com ótimos projetos e seus jardins impecáveis, é um dos destaques do fórum!

Suzi-final1

Entrevista

 

Por que você utiliza o SketchUp em seus trabalhos?

Devido a facilidade que ele me proporciona para modelar ambientes e fachadas residenciais, comerciais e outros.

Sua interface é muito simples e clara. Caso queira produzir algo mais complexo basta acessar o Extension Warehouse e buscar os plugins necessários para realizar o seu trabalho.

O 3D warehouse é outro grande fator que sempre me leva ao sketchup na fase de modelagem dos trabalhos.

O que te levou a escolher o Thea Render como renderizador de seus projetos?

Eu vinha do Kerkythea e depois de algum tempo passei a buscar algo que produzisse cenas de melhor qualidade em menor tempo. Testei outros renderizadores e nesse meio tempo em um fórum do Kerkythea ouvi falar sobre o Thea Render. Sua interface e a facilidade de ter todas as alterações nos materiais, no enviroment e nas fontes de luz atualizadas em tempo real me atraíram bastante. No Thea Render, você não possui retrabalho, tudo o que você faz pode ser salvo muito rapidamente para reuso futuro em outras cenas, e para isso basta arrastar e soltar.

O Thea Render também me permite transitar pelos programas facilmente. Em uma mesma cena posso ter itens feitos no SketchUp, 3DS Max, Cinema4D, Rhinoceros, entre outros.

A velocidade de seus render via GPU (Placa de vídeo), os motores Presto, como são conhecidos, rivalizam hoje com grandes renderizadores existentes no mercado.

Há quanto tempo você trabalha com o SketchUp e Thea?

Com Sketchup, desde sua versão 7. Com o Thea Render, iniciei em 2011.

Utilizou algum plugin, além dos nativos do SketchUp? Se sim, quais?

Esta é uma cena bem simples, nela só foram utilizadas as ferramentas nativas do SketchUp. Blocos mais complexos de vegetação foram inseridos diretamente no Thea Studio.

Outros itens decorativos vieram da 3D Warehouse.

Modelagem realizada no SketchUp

Os objetos já estavam pré definidos no projeto?

Não, somente itens como veículos, por exemplo, que eu procuro buscar algo que seja igual ou equivalente ao utilizado pelo cliente.

Como fez a seleção dos blocos (componentes)?

A seleção fez-se necessária, primeiramente, pela sua qualidade. O bloco deve ser bem modelado e texturizado. Blocos com modelagem mais simples podem ser utilizados quando estão longe da câmera, recebendo desfoque ou em meio a bons blocos somente para preencher certas regiões que ainda pareçam vazias.

Finalização da composição da cena realizada no Thea Render

Os materiais já estavam pré definidos no projeto?

Não, meus clientes tem a opção de definir isso durante o processo e alterar caso necessário.

Qual foi sua fonte de texturas?

Uso bastante o Google para buscar texturas. Hoje já possuo uma grande base de dados e facilita bastante o dia a dia. Sites e blogs como o Sketchup Texture, por exemplo, também ajudam muito.

Como foi o processo de escolha da iluminação da cena?

Queria uma cena mais acolhedora com sombras mais difusas. Para isso,utilizei uma imagem HDRI juntamente com o SUN ativado. No Thea Render essa configuração é muito simples. Como se obtém o resultado final instantaneamente na tela graças ao render interativo pude ir testando o posicionamento do SUN e do HDRI até obter este resultado.

Configuração do HDRI e do SUN no Thea Render

 Quais foram seus principais desafios no desenvolvimento deste projeto?

Paisagismo sem dúvida é sempre o mais desafiador pra mim. Deixar algo com aspecto natural e sem a aparência de 3D é o mais complicado. Muitos blocos, devido a sua qualidade inferior, podem comprometer um bom trabalho.

Qual o tempo estimado que você levou para execução de todo trabalho?

3 dias, desde a entrevista até a entrega das imagens.

Em sua opinião, quais as principais áreas de conhecimento que um profissional da área deve dominar para se destacar no mercado?

A maioria das pessoas que iniciam nessa área saem em busca do renderizador perfeito com o botão “Fazer imagem show de bola”. Acreditam que esse é o fator determinante na qualidade de um trabalho. Um bom renderizador é essencial sim, um bom e rápido. Mas antes disso é preciso ter um bom domínio dos aplicativos de modelagem, renderização e conhecer o básico de fotografia. Um bom estudo a respeito de pós produção de imagens também é essencial nestes casos. Para isso existem bons softwares como Gimp, Photoshop, entre outros.

O profissional deve conhecer o mercado da sua região, saber média de valores cobrados e ser rápido na entrega de seus trabalhos. Hoje o mercado é diferente do mercado de 5, 10 anos atrás. O processo de produção de imagens está mais fácil e rápido devido aos avanços dos softwares e do hardware e o profissional deve se adaptar a esses novos tempos.

Entrevista para a Revista SketchUp Brasil – 02 – Clique aqui para ver a revista completa!

Autor: Daniel Riglione Reple
Categoria:
Data: outubro 2, 2015
Comentários:

Desculpe, nenhum post encontrado com estes critérios.

Deixe uma resposta

Você precisa estar logado para comentar.