Matéria para a Revista SketchUp Brasil – 02 – Clique aqui para ver a revista completa!

Olá, por favor, faça uma breve introdução sobre você e a Chaos Group.

Meu nome é Corey Rubadue, sou vice presidente de AEC e Design da Chaos Group. Estou envolvido com o desenvolvimento do V-Ray desde 2004. Sou um arquiteto obcecado por tecnologias de design e visualização.

Reportagem: Allan RodriguesAntonio VelludoDaniel Riglione RepleFernando Padão, João P. Prezotti e Marlonn Ferreira Zanela

Redação: Danilo Vilela

Revisão e edição: Daniel Riglione RepleMarlonn Ferreira Zanela

 

Como sabemos, o V-Ray 3 para SketchUp foi lançado recentemente. Qual o principal aprimoramento inserido nesta versão em comparação às outras?

Neste lançamento nós reconstruímos o programa do zero. A experiência do usuário está totalmente diferente. Nossa tecnologia de renderização distribuída, o V-Ray Swarm, foi totalmente replanejada, democratizando o poder da computação “caseira” e trazendo novos e inestimáveis níveis de eficiência para a renderização e visualização de projetos. O potencial do V-ray para SketchUp foi aumentado consideravelmente com a versão 3, aproximando-o cada vez mais de seus irmãos do 3Ds Max e Maya.

Há alguma função em particular que você gostaria de destacar?

A experiência do usuário. Concentramos todos os nossos esforços em remover o máximo possível da sobrecarga técnica desta versão, permitindo aos usuários se focarem no que realmente é importante para eles, seus projetos, e não perderem mais tempo se atolando em configurações técnicas. Quando os usuários abrem o V-Ray 3 para SketchUp, tudo está ao alcance de suas mãos, da biblioteca, com mais de 500 materiais, aos mais simples controles de ajustes de material, o duplo motor de renderização “configure uma vez e esqueça” e o VRay SWARM.

Que importância o lançamento do SketchUp para sistemas 64bits teve à evolução do V-Ray?

A experiência 64bits nos libertou das limitações de RAM impostas pela arquitetura x86 (32bits). O suporte do SketchUp a sistemas 64bits liberou a
capacidade para a visualização de modelos gigantescos e complexos, e agora podemos renderizar tudo em altíssima definição sem nenhum esforço.

A Chaos Group trabalha em conjunto com a Trimble para implementar novas funções, ou pra trazer as já existentes nas outras versões (3ds Max, Maya, etc), ao V-Ray para SketchUp?

Temos uma ótima relação com toda a equipe da Trimble e trabalhamos juntos constantemente, seja para a implementação de novas ideia ou na solução de problemas. Mas a apaixonada comunidade de usuários do SketchUp desempenhou um papel igualmente importante no desenvolvimento desta versão do V-Ray.

Qual foi o maior desafio encontrado no desenvolvimento do V-Ray 3 para SketchUp?

A criação da nova experiência do usuário foi o ponto mais complicado de se implementar, pois em um mundo ideal poderíamos começar do zero a experiência do usuário, mas contamos com 10 anos de desenvolvimento e uma comunidade de usuários familiarizada com a experiência única do V-ray para SketchUp. Trabalhamos duro para manter o suporte a funcionalidades antigas e poder das versões anteriores do V-Ray para SketchUp, enquanto criávamos uma experiência de uso fácil e intuitiva, mas que não limitaria o V-Ray.

Dos menos aos mais complexos projetos, quais seriam os requisitos mínimos para um uso fluido do novo V-Ray para SketchUp?

Normalmente tentamos manter os mesmo requisitos do próprio SketchUp, mas podemos sempre utilizar mais RAM ou até mesmo uma Render Farm. Por outro lado, há casos, como o da renderização via GPU, onde encorajamos os usuários a revisar os requerimentos do sistema e compatibilidades.

A comunidade brasileira pergunta constantemente sobre algumas funções. Você pode nos contar se a Chaos tem planos para implementar as seguintes funções ao V-Ray para SketchUp: VrayClipper, Vray-Fur e VrayScatter, “Active Shade” (V-Ray RT) na viewport do SketchUp?

As tecnologias V-rayClipper e V-rayFur já estão implementadas no V-ray 3 para Sketchup. O V-rayClipper dá suporte aos planos de corte nativos do Sketchup e dá aos usuários controles adicionais para a customização do “preenchimento” dos elementos cortados. Eles podem até mesmo utilizar a geometria do SketchUp para criar vistas de corte personalizadas. Temos visto o V-RayFur ser usado para criar gramas incríveis e vamos ampliar essa
tecnologia num futuro próximo. O V-RayScatter não é algo que estamos considerando. Estamos focados e continuaremos a dar suporte ao plugin
Skatter e outras ferramentas de tercei-ros para o SketchUp. A renderização com V-RayRT na janela de visualização de modelagem do SketchUp não tem sido requisitada com tanta frequência pela comunidade. Se houver grande valia nisso, com certeza, daremos prioridade a ele. Vamos ver
o que o futuro nos reserva.

VRayClipper
Realidade Virtual
Denoiser
Mesh Light
Fur
Fur

Os VRSCANS terão compatibilidade com o SketchUp?

Nossos planos são de dar suporte aos VRSCANS em todas as implementações do V-Ray. O V-Ray para SketchUp não será exceção.

Uma das principais etapas para aperfeiçoarmos nossas renderizações é termos boas referências. Existem diversos artistas de renome que trabalham com as versões do V-Ray para 3ds Max e Maya. Em sua opinião, que artistas pelo mundo têm realizado bons trabalhos com o V-Ray para SketchUp?

Há muitas profissionais realizando trabalhos maravilhosos com o V-Ray para SketchUp. Alguns de meus preferidos são: Piotr Zieliński, Alex Hogrefe, Bahadir Özbek e a equipe da Nookta, David Santos e David Brufau. O V-Ray para SketchUp é utilizado em vários dos escritórios de arquitetura Top 100 Mundial e estamos sempre acompanhando e sendo inspirados pelos incríveis trabalhos realizados por escritórios ao redor do globo. Infelizmente, muitos deles nunca chegam ao conhecimento das comunidades de SketchUp e V-Ray.

Qual seu conselho para quem está começando no V-Ray?

Primeiro de tudo, desenvolva ótimas modelagens e torne-se um expert no SketchUp. Em seguida, pesquise os princípios de fotografia relacionados ao seu assunto de interesse, assim você vai aprender sobre composições e iluminação. Por fim, faça o download da versão de teste do V-Ray para SketchUp e reserve um tempo para assistir nossos tutoriais e vídeos para iniciantes. Dentro de pouco tempo, você estará apto para renderizar!

Matéria para a Revista SketchUp Brasil – 02 – Clique aqui para ver a revista completa!

2 COMENTÁRIOS