Componentes

Mesmo Componente com Cores Diferentes

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  meireles 2 meses, 1 semana atrás.

• Autor
     |  554 Views Posts

Estes três elementos são um mesmo componente, mas eu quero que cada um deles tenha uma cor diferente. Como fazer?

• Este tópico foi modificado 2 meses, 1 semana atrás por  EmilioKonrath.

Você deve aplicar um material diferente em cada componente. Não aplique na face e sim no objeto, na parte de fora.
    Veja a imagem abaixo:

Este é um componente e suas cópias.
    Nas faces superiores, eu apliquei materiais nas cores azul e verde. Apliquei também um material amarelo na aresta diagonal. Todos os outros elementos dentro do componente estão sem materiais.
    Quando eu aplico um material no componente, as faces e arestas que não tem um material relacionado, absorvem o material aplicado no componente.
    Já as faces e arestas que possuem um material aplicado, ignoram o material do componente e permanecem inalteradas.

Conselho: Caso queira renderizar o seu projeto, deixo uma advertência que o material pode não se comportar do jeito que você deseja ou provocar um erro na renderização. Principalmente quando há uma imagem ao invés de cores.
    Se isso acontecer, precisará transformar cada cópia em uma instância única antes de renderizar.

Olá Meireles,

Não sei o que está havendo, mas não consigo visualizar sua resposta. Consigo ver que vc respondeu, mas não a resposta.

Oi Meireles,

Li sua resposta no email que recebi, tentei aplicar o que vc indica e não funcionou, criei um novo componente e neste consigo aplicar cores diferentes.

Pelo jeito o primeiro componente tem uma definição que não permite cores diferentes. É possível?

A resposta também não estava aparecendo para mim, mas já foi corrigido o problema.

Sobre a pergunta, acho que isso não seja possível, a não ser que houve um erro do programa na criação do componente (nunca vi acontecer). Se for isso, basta explodir e criar um novo.

Eu suspeito que seu objeto (faces e arestas) esteja dentro de dois ou mais componentes e um deles tenha um material aplicado. Nesse caso, remova o material de todos eles e aplique um material apenas no que está ao nível global (modelo).

Olá Meireles,

Antes de mais nada muito obrigado pela sua disposição em ajudar.

Explodi o componente, apliquei a cor branca e ainda assim não consegui.

Caso lhe interesse decifrar o que está acontecendo eu coloquei o arquivo no Armazém 3D

https://3dwarehouse.sketchup.com/model/4524192f-1ae6-4599-99da-f50e0c7940a0/Conex%C3%A3o-Incolor%C3%ADvel

Olá, verifiquei seu arquivo e ele contém o erro que mencionei. As faces possuem materiais.
    Basta selecionar todas as faces e escolher o material padrão ou pintar as faces com o material padrão, segurando shift.
    Se tiver dúvidas de como fazer isso, veja a animação abaixo.

Você deve fazer login para responder a este tópico.