• 13/05/2015 às 23:10

Olá a todos e Boa noite!
    Venho pedir a ajuda de vocês, mais atualizados que eu no Sketchup, rsrsrs!!!
    Estou tentando criar um componente para minha nova biblioteca e ele é composto por outros componentes. É um móvel padrão para uso em projetos de planejados. O meu problema é que sempre que uso a ferramenta de escalonar para aumentar ou diminuir a largura e altura, os componentes internos tem suas espessuras alteradas também. Será que é possível configurar algo para que isso não ocorra??? Sei que alguns plugins pagos oferecem modelos prontos que não tem este problema.
    Muito obrigado a todos!!!

• 14/05/2015 às 04:24

ProHomePlanej, seja bem vindo so fórum!

Para fazer isso, vc vai ter que aprender a fazer componentes dinâmicos! E a edição de componentes dinâmicos só está disponível no SketchUp Pro.

Da uma olhada nesses vídeos – sketchup componentes dinamicos

• 14/05/2015 às 10:44

Olá, muito obrigado pelo retorno!
    Vou ver os vídeos e se não conseguir tirar minha dúvida vou a fazer contato neste tópico.
    Abraço a todos!

• 15/05/2015 às 22:09

Olá Daniel. Pesquisei muitos vídeos referentes a componentes dinâmicos como me sugeriu, mas infelizmente não consegui nada específico para resolver o meu problema. Aproveito inclusive para pedir sugestões de outra solução para minha dificuldade!!! Lembro que no meu caso tenho que ter um modelo formado por componentes obrigatóriamente. Isso é necessário pois uso o relatório do sketchup para gerar a lista de peças envolvidas e tamb´me meu plano de corte…

• 16/05/2015 às 01:28

Realmente não tem muita informação sobre como fazer componentes dinâmicos, pois, apesar de ser muito útil, não tem muita gente que trabalha com isso e não é tão simples de criar este tipo de componente!

Procure em inglês pra ver se acha alguns tutoriais bons sobre o assunto, por exemplo:
    dynamic components tutorial

Outra alternativa é procurar algum curso pago! Mas antes de comprar qq curso, explique bem oq vc quer aprender, pois a maioria dos cursos ensinam apenas edições mais básicas de componentes dinâmicos!

• 16/05/2015 às 23:24

Daniel, muito obrigado pelas dicas! Contudo tenho uma boa notícia: Consegui fazer oq eu queria e até um pouco a mais… Peguei uns exemplos do próprio Sketchup e fui fuçando cada opção e cada setup feito dentro destes itens… Bem engenharia reversa… rsrsrs. Bom consegui fazer todos os ajustes e fui além.. criei uma função que usa um IF para apresentar no mesmo grupo opção de uma ou duas portas… Coisa que muito pacote pago não oferece.. Confesso que fiquei quase louco, mas estou muito contente com o resultado. Ví que é muito simples se usarmos algumas variáveis personalizadas e cheguei lá… Bom caso alguém necessite de informações de como fazer, já posso dar uma ajudinha… Muito obrigado e fico a disposição. Abraços!!!

• 16/05/2015 às 23:30

• 18/05/2015 às 03:42

Isso que é auto didata! hehehe… Parabéns pelo empenho!

Vi que vc tentou postar uma imagem. Para postar imagens no fórum veja as dicas – Clique aqui