Geral

Cálculo medida linear de uma curva

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Christian D Christian D 10 meses atrás.

• Autor
     |  245 Views Posts
    Foto de perfil de Christian D

Já busquei e pesquisei aqui no fórum e no Google, mas não consegui encontrar nada, espero que os mestres possam me ajudar.

Para facilitar o que eu preciso, vou usar de exemplo uma escada caracol, imaginem que o corre mão é de um tubo de metalon, como faço para encontrar a medida linear do corre mão?

Existe alguma extensão que preciso incorporar ao SU para encontrar esse valor?

obrigado

Foto de perfil de Daniel Riglione Reple

Essa eu não sei não… vamos ver se alguém conhece algum método simples de fazer isso…

tb vou ver se acho alguma alternativa.

Foto de perfil de Daniel Riglione Reple

Descobri uma forma relativamente fácil de fazer isso!

1. Se vc criou esse elemento curvo, no caso o corrimão, com a ferramenta Siga-me (Follow Me) e manteve a linha guia, basta selecionar essa linha guia, clicando três vezes sobre ela e depois é só clicar com o botão direito do mouse sobre ela e clicar em Informações da entidade (Entity Info). A medida linear vai aparecer em Comprim.: (Length).
    2. Mas se vc apagou a linha guia ou a modelagem não é sua e já veio sem essa linha, é um pouquinho mais complicado:
    • Baixe o aplicativo Select Curve Tool e instale. (Instale antes o TT_Lib², se já não tiver instalado);
    • Selecione todas as faces do corrimão, clicando três vezes sobre a face;
    • Clique com o botão direito do mouse sobre a seleção e clique em Atenuar/Suavizar arestas (Soften/Smooth Edges) e desmarque a opção Suavizar normais (Smooth normals), para que as linhas (curvas) paralelas ao corrimão aparentes;
    • Agora clique na ferramenta Select Curves, que vc instalou, e clique sobre uma dessas linhas que ficaram aparentes;
    • Pra finalizar, clique com o botão direito do mouse sobre a curva selecionada e clique em Informações da entidade (Entity Info).

Obs.: Se todas as linhas dessa curva não estiverem conectadas essa seleção com a ferramenta Select Curves não vai funcionar, portanto vc terá que selecionar as partes separadas dessa curva, utilizando essa ferramenta, mas com a tecla Shift ou a Ctrl apertada. Depois é só repetir o processo de clicar com o botão direito do mouse sobre a curva selecionada e clicar em Informações da entidade (Entity Info).

Foto de perfil de Christian D

Muito bom!

Deu certíssimo Daniel.

Cara valeu mesmo, obrigado!

abraços

Você deve fazer login para responder a este tópico.