• 25/04/2016 às 16:10

Olá pessoal!

Utilizo o sketchup 2015 sem renderizador para facilitar no tempo de apresentação de videos e por facilitar o cliente entender o trabalho com as arestas e texturas apresentadas direto no sketchup. Porém acho terrível a maneira como ocorre uma quebra de fluidez entre a troca de cenas. Tentei buscar algum plugin que ajudasse fazendo tipo um caminho para câmeras mas o que eu achei, o camera keymaker, não tem como utilizar em uma animação muito longa com precisão.

Peço uma ajuda ao grupo com dicas ou orientações para plugins ou algo do gênero.

Obrigado!!!

• 26/04/2016 às 02:20

@marcelg, é bem fácil alterar isso! Basta ir no menu Janela > Informações do modelo > Animação

Depois coloque 0 (zero) no intervalo entre as cenas.

Aproveito pra falar sobre um plugin legal pra fazer a movimentação (criação das cenas) ficar mais natural, o CLF Camera Recorder, que grava a movimentação da sua navegação no seu modelo através da criação de cenas. Só tome cuidado pq quando vc começa a gravar, ele cria um determinado número de frames (cenas) por segundo, mesmo que vc esteja parado!

Para ter um controle legal da navegação, recomendo que use as seguintes ferramentas do conjunto de ferramentas Câmera:

• Posicionar câmera – para fixar a câmera na altura de uma pessoa;
    • Caminhar (pegadas) – para se movimentar mais naturalmente e manter a câmera na mesma altura;
    • Olhar envolta (olho) – para olhar ao redor sem alterar a altura da câmera.
  • 26/04/2016 às 10:01

Olá @danielreple! Obrigado pela resposta.

Já configuro a cena para 0 de espera entre as cenas. Porém o que me deixa nervoso é a troca brusca de direção entre uma cena e a outra. Neste ponto que gostaria de verificar se existe alguma maneira de suavizar as animações. Busquei bastante conteúdo no forum e na net mas nada que realmente fosse válido.

Abraço!

• 26/04/2016 às 16:52

@marcelg, veja o plugin CLF Camera Recorder,  que citei acima. Pode ser que vc tenha um pouquinho de dificuldade no começo, mas quando vc entender certinho como fazer a animação, vai conseguir um excelente resultado!