• 31/01/2016 às 06:39

Pessoal, bom dia.

Alguém sabe como gerar um relatório que disponibilize a soma total do valor em metros de determinado componente/grupo?

Na imagem anexa, tenho 11 barras de aço e o relatório somente me fala a quantidade de barras e a metragem de cada barra. Gostaria que essa metragem das 11 barras já viesse somada.

Sem título

• Este tópico foi modificado 10 meses, 1 semana atrás por Foto de perfil de Fabio Shigihara Fabio Shigihara.
    • Este tópico foi modificado 10 meses, 1 semana atrás por Foto de perfil de Fabio Shigihara Fabio Shigihara.
  • 02/02/2016 às 00:16

@FabioShigihara, vc tá explorando bem profundamente as ferramentas do SketchUp, heim!?

Essa parte de BIM no SketchUp é uma coisa que quase ninguém usa, mas como no caso do Layout, vem evoluindo muito nos últimos anos e acredito que é uma grande tendência a utilização desta para o futuro!

Como a imensa maioria, não sei quase nada dessa parte, mas acho que você tem que editar/criar uma Classification.

Bom, aqui está como fazer isso:

Creating an SKC file
    In SketchUp, the .skc file format stores the classification data that you see in the Classification tool. Each .skc file contains XML schema definition files and other files that help define additional schema metadata. All these files are zipped up in one file.

In this section, you learn about the guts of the .skc file and find steps that walk you through creating one.

For the purposes of this tutorial, you modify a sample ifcXML4.skc file to create a new SKC file with your schema data. Follow these steps to get started:

1. Click here to download the sample ifcXML4.skc file.
    2. Rename the file from ifcXML4.skc to something else, like my_schema.zip.
    3. Unzip my_schema.zip.

In the sections that follow, you find a introduction to each of the files in my_schema.zip. You also find details about what you can change and how to customize your classification data. After you learn about each file, you find out how to back the .zip file back into an .skc file.

Se quiser ver mais detalhes sobre esse assunto, entre nessa página: http://help.sketchup.com/en/article/3000128

Existem também alguns plugins para BIM, veja alguns exemplos:

• 02/02/2016 às 12:47

Daniel, obrigado pela resposta.

Cara, li tudo que você escreveu, também dei uma lida no link de ajuda do próprio SU, mas não consegui criar esse relatório que me passasse a soma, aparentemente esses links não explicam como faz pra criar esse campo.

Conheço esses plugins, mas preferiria ficar só no relatório do próprio SU.

Teria outra maneira de se fazer isso?

Muito obrigado.

• 03/02/2016 às 19:59

@FabioShigihara, acredito que seja possível fazer isso direto no relatório, mas como te falei sei muito pouco dessa parte, por isso não sei te dizer como fazer.

Vc já tentou abrir no Excel? Acho que da pra fazer isso lá também!

Como vejo que vc está muito interessado nessa parte, acho que um cara que pode te ajudar bastante nisso é o João Gaspar, ele é um dos poucos caras do Brasil que é mestre em BIM no SketchUp!

Não sei se ele vai te dar uma assistência gratuitamente, mas os livros e cursos dele têm muito prestigio em nossa área, acho que vale a pena vc dar uma olhada!

Perfil dele no Face: https://www.facebook.com/joao.m.gaspar?fref=nf

ProBooks Editora:  https://www.facebook.com/probooks.editora/

Rede AEC Pro: https://www.facebook.com/redeaecpro.com.br/

Ah, se vc conseguir fazer isso que vc está querendo, posta aí, assim ajudaria caso alguém procure sobre o assunto e encontre esse tópico, blz?

• 03/02/2016 às 20:25

Boa noite, Daniel.

Vou tentar entrar em contato com ele e tentar pagar uma consultoria.

Mesmo no excel não deu certo, as informações ficam apenas em 1 coluna quando eu exporto, dai não consigo somar os quantitativos.

De qualquer forma, não acho interessante ficar exportando planilha pra visualizar as informações, ficaria muito mais prático e rápido se o próprio SU gerasse a informação.

Segue imagem de como fica exportado no Excel.

Muito obrigado pela ajuda, Daniel.

Assim que falar com o João e resolver essa questão do código eu volto a postar nesse tópico.

Abraços !Sem título