• 22/05/2016 às 15:21

Boa tarde pessoal!

Acabei de conhecer este site e estou gostando muito.

Eu sou um entusiasta em modelagem e render 3D para arquitetura. Não trabalho nem ganho dinheiro com isso. Gosto muito de modelar no SketchUp e renderizar no Lumion.

Muitos models 3D que encontrei na internet estão no formato .max (3ds Max): alguém teria alguma dica para apenas converter estes formatos sem precisar usar o 3ds Max, configurar tudo e tirar algumas horas para estudar o funcionamento básico do programa para abrir no SketchUp?

Já busquei vários programas e plugins, porém o formato MAX é um pouco mais chatinho, acredito devido a direitos autorais da Autodesk. Outro problema é que geralmente os modeles vem com texturas e configurações para V-Ray…

Obrigado!

• 23/05/2016 às 02:06

@tatunts, seja bem vindo!

Infelizmente acho que ainda não temos alguma forma simples pra isso…

Fora a técnica do seguinte tópico:

http://sketchupbrasil.com/grupos/tutoriais/forum/topic/tutorial-como-exportar-do-3dsmax-sem-perder-o-mapeamento/

Tem o SimLab Composer, que além de muitas outras coisas, da pra fazer essa transição:

http://www.simlab-soft.com/3d-products/simlab-composer-main.aspx

Tem esse outro que não testei e não conheço ninguém que já tenha usado:

http://extensions.sketchup.com/en/content/polytrans-3d-file-conversion-system-sketchup

• 23/05/2016 às 10:31

Olá @danielreple!

Muito obrigado pela resposta, gostei muito das dicas.

Vou testar o SimLab e te mantenho informado.

Obrigado e ótima semana!

• 23/05/2016 às 14:04

Olá Daniel! Tudo bem com o amigo?

Instalei o SimLab e não consigo importar arquivos .max.

Tens alguma dica para importar direto no SimLab Composer?

Obrigado!

• 23/05/2016 às 19:15

@tatunts, eu sei que ele funciona muito bem, mas nunca utilizei.

@mfzanela, pode dar uma força aqui pro tatunts?

• 23/05/2016 às 19:16

Muito obrigado gente! Obrigado pela atenção.

• 30/05/2016 às 09:02

Olá.

Converter/importar no Sktp arquivos *.max sem abrir o 3Ds Max é uma tarefa difícil (digo difícil para não dizer impossível, pois até hoje não vi um programa/plugin que faça essa tarefa).

Uso o SimLab Composer para fazer o intercâmbio de objetos entre o 3Ds Max e o Sketchup usando o formato de arquivo *.obj, ou seja, eu abro no 3Ds Max e lá eu exporto em *.obj, abrindo assim no SimLac Comp., colocando textura e exportando em *.skp.

O que você pode tentar fazer é usar algum serviço online de conversão de arquivo 3D que suporte o *.max ou pedir para algum amigo fazer este favor para você.

Abraços.

• 30/05/2016 às 09:06

O SimLab Composer suporta estes formatos de arquivos para importar:

View post on imgur.com

E estes para exportar:

View post on imgur.com

• 30/05/2016 às 10:21

Bom dia amigo!

Muito obrigado pelo tempo em responder minhas dúvidas.

A partir de agora eu tomo vergonha na cara e aprendo um pouco de 3DS Max, já que não existe solução alternativa hehe

Também vou aprender um pouco do SimLab Composer pois me pareceu simples para converter arquivos .3ds e .obj em SKP.

Assim encerro minha busca.

Obrigado e ótima semana à todos!