• 01/01/2016 às 18:22

    Qual a forma existente para deixar um objeto baixado pelo armazém mais leve?
    Estou trabalhando com um guarda corpo cheio de detalhes que faz o programa travar a cada movimento. Cada clik é um sofrimento. Existe como driblar isto?
    Agradeço a atenção

  • 03/01/2016 às 02:09

    @liviacarolinemaia, algumas dicas para quando vc for baixar blocos do 3D Warehouse:

    • Quando for a primeira vez que vc for baixar um determinado objeto, evite baixa-lo diretamente em um projeto em execução, só faça isso quando tiver certeza que está tudo certo com o mesmo, pois alguns vêm com alguns probleminhas que podem dar um pouco de dor de cabeça. Portanto, baixe o objeto e abra em um novo projeto e veja se não causa nenhum problema, principalmente se vc utilizar algum renderizador;
    • Baixe o plugin CleanUp³, para literalmente dar uma limpada no bloco;
    • Se precisar que o bloco permaneça altamente detalhado, por exemplo se for renderizar e o mesmo não estiver longe da câmera, para facilitar a modelagem do restante da sua cena e a navegação pela mesma, crie camadas (layers) separadas para estes elementos mais pesados, assim vc pode deixar estas camadas desativadas e reativa-las somente quando for necessário;
    • Agora, caso realmente precise reduzir o número de polígonos, o plugin Artisan Organic Toolset, que é pago, além de outras boas ferramentas para modelagens orgânicas, tem uma ferramenta para executar essa redução, mas deve ser utilizada com cautela pois pode diminuir consideravelmente a qualidade do objeto, além de desconfigurar o mapeamento das texturas.

    Obs.: Existem mais algumas técnicas que podem te ajudar a reduzir alguns blocos, mas requerem um conhecimento mais aprofundado sobre o SketchUp.

  • 03/01/2016 às 12:02

    Muito obrigada pelas dicas e esclarecimentos. Clareou bastante por aqui.

  • 04/01/2016 às 14:19

    @liviacarolinemaia

    Não é muito bem o que você procura, mas esse tuto pode te ajudar caso você utilize V-Ray… ele pode transformar o guarda corpo em um Proxy (“procurador”, é um arquivo super leve que não vai ter a aparência do arquivo pesado, mas serve de GUIA, pro programa na hora de renderizar), quando tenho que construir uma cena com vários elementos pesados eu sempre utilizo proxy 🙂

    http://marketing.totalcad.com.br/outros/vray/Criando_e_Utilizando_Proxy_no_V-Ray.pdf

    Bons Estudos!

  • 08/01/2016 às 17:54

    Obrigada Alyson!
    Eu não uso o V-Ray, mas com certeza vou migrar para ele, pois reparei ser um dos mais usados e citados.
    Ainda uso o i-render. Já fico com o tutorial que mandou.

    Abs,