Geral

Renderização de cômodos pequenos

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  carolsouza 4 anos, 9 meses atrás.

• Autor
     |  557 Views Posts

Oi pessoal, boa tarde!
    Não sei se estou procurando errado mas não encontrei resposta, caso já exista um tópico sobre isso me indiquem o link, por favor.

Estou fazendo renderizações de alguns cômodos de um projeto e não estou conseguindo bons ângulos em cômodos pequenos, como banheiros. Pesquisei e não achei solução, então separei as paredes e cada hora apagava a que queria para pegar um bom ângulo, mas o espelho, por exemplo, não refletia a parede apagada, além de ser um método longe de inteligente.
    Imagino que exista uma solução mais adequada, agradeço quem puder ajudar!

PS: Não sei se a solução é no SU ou no render, mas estou usando o V-Ray.

Geralmente encontro muitos pipinos ao renderizar banheiro por estes motivos.
    Meu costume é literalmente aumentar o ambiente por detrás da câmera e posicioná-la mais longe. Voce tambem pode aumentar o angulo de captura da câmera digitando o Z e um número superior a 35, que é o padrão do Sketchup.

Ainda estou descobrindo novos meios para isso também.
    abraços.

Boa tarde, Carol, faça do seguinte modo,
    Faça primeiro uma geometria em volta do modelo a ser renderizado, depois pinte as paredes internas com o material desejado e a face externa de transparencia 100%, ajuste a camera e pronto.
    deve ficar assim:

Blog Allan Rodrigues

Acho que a resposta do Rudy deve ser o padrão, faço exatamente igual. Paciência e leveza na mão na hora de ajustar a cena também ajudam muito. Essa solução do Allan nunca testei, vou experimentar.
    boa sorte.

Realmente ambientes pequenos são muito complicados pra fazer.

O que o Rudy falou é a primeira coisa que se deve fazer; só acrescento que vá aumentando o angulo até o máximo que o ambiente suporta (que não deixe a camera fora do ambiente nem que o mesmo fique muito distorcido).
    Nunca fiz o que o Allan disse, será que ele poderia dizer o que acontece? Quais as vantagens?

Ainda outra sugestão que dou é modificar o Output. Por padrão ele fica em 800×600; nestas condições parte do ambiente fica perdido. O que eu costumo fazer é inverter a proporção, colocando 600×800 por exemplo. No caso de ambientes estreitos, dá pra ver desde o piso até o teto dependendo dos valores colocados.

Veja o que melhor se adéqua a seu ambiente.

Nossa, muito obrigada gente! Eu tinha pensado isso do ângulo mas nem sabia se existia a opção…
    Vou testar nas duas maneiras e falo o que deu!

Pessoal, fiz uns testes aqui…
    Mudar o ângulo resolveu bem, acho que foi a melhor opção, apesar de distorcer.
    A ideia de deixar o “verso” das paredes transparentes também foi ótima, deu o resultado de quando eu separei as paredes e apagava de duas em duas, só que da forma inteligente.
    Enfim, nesse caso é escolher entre a distorção+cômodo “inteiro” ou a não distorção+paredes sem aparecer.

Muito obrigada gente, ajudou bastante!

Carol, se voce fizer do jeito que o alan sugeriu, e pintar o lado externo como um vidro (opacidade 0) e o lado interno com o revestimento normal, quando voce for renderizar o espelho vai refletir a parece normalmente, afinal, é apenas o lado externo que está sem opacidade.

Verdade, esqueci de destacar esse “detalhe”!

Você deve fazer login para responder a este tópico.