• 11/08/2016 às 22:22

Pessoal, gostaria de uma ajuda de vocês!

Instalei o SketchUp 2016 no Windows 10 esses dias, mas estou com problemas.

Ao abrir o software para iniciar um desenho novo, o SketchUp está muito lento, muito mesmo, no nível de rotacionar o ambiente e dar aqueles lags pesados.

Teoricamente por não haver nada modelado ainda, isso não deveria acontecer.. Eu entenderia se isso tivesse acontecido em um arquivo já modelado e cheio de blocos.. aí tudo bem estar mais pesado e etc.

Já tentei mudar a compatibilidade, tipo, iniciar o SketchUp com a compatibilidade do Windows 7, mas isso não resolveu :/

Não é culpa do VRay, pois ainda nem instalei o VRay nesse SketchUp.

Sem falar que só de abrir o SketchUp, ele já consome boa parte da memória RAM.

Me ajudem :/

(Versão 64bits / 8GB de memória RAM)

• Este tópico foi modificado 3 meses, 3 semanas atrás por Foto de perfil de Filipe Rigolon Filipe Rigolon.
  • 11/08/2016 às 22:52

Fiz uma modificação nas configurações da placa de vídeo da nVIDIA.

A ênfase para todos os softwares estava em Qualidade. Troquei para Desempenho.

Então abri o SketchUp e está mais fluído.. espero que fique tão lento mais.

Caso alguém tenha outra solução em mente para deixar o mais leve possível, é só falar 🙂

• 12/08/2016 às 00:55

Já ativou a aceleração de hardware?

Janela>Preferências>OpenGL>Usar aceleração de hardware

Mas mesmo se estiver desativado, um projeto novo não era para acontecer isso!

• 12/08/2016 às 02:07

Está ativado sim!

Pois é! É muito estranho mesmo! Tem algo de errado..

Fui carregar um projeto modelado com blocos, e está uma lentidão impraticável.

:'(

• 12/08/2016 às 06:00

Já actualizou os drivers, pois ao actualizar para o Windows 10 muitos drivres precisam ser actualizados para serem compatíveis com o Windows 10. Foi assim que resolvi meu problema. Para manter actualizado os meus drivers utilizo o software Driver Booster, na versão gratuita mesmo.

• 12/08/2016 às 11:23

Pessoal, bom dia.

Pode não ser isso. Muito provavelmente o Rigolon está tendo esse problema por conta de uma atualização de aniversário do Windows 10 (atualização 1607). Se vc está com essa atualização instalada, esse é o motivo dos problemas.

Pode dar uma olhada aqui:

http://canaltech.com.br/materia/windows-10/a-atualizacao-de-aniversario-do-windows-10-chegou-confira-as-novidades-75555/

http://canaltech.com.br/noticia/windows/atualizacao-de-aniversario-do-windows-10-trava-o-sistema-de-alguns-usuarios-76051/

Abs

• 12/08/2016 às 16:48

@joshen Instalei o Driver Booster e atualizei o driver da placa de video NVIDIA, juntamente do software oficial da NVIDIA (GeForce Experience). Foto anexa da versão atual.

@kear Atualizei o Windows 10 hoje. Foto anexa da versão atual.

WindowsnVIDIA2

Enfim..

Melhorou! Está mais fluído! Obrigado a todos pela ajuda, mesmo!

O único porém por enquanto, é o delay que acontece quando clico em Render.. chega a demorar uns 5 minutos para abrir o Frame Buffer :/ Mas isso é porque meu hardware não é aquelas coisas, e também porque tenho trabalhado com arquivos (.skp) de quase 200/300/400MB (muitos blocos)..

As vezes dou Purge para ajudar.. hahah

De qualquer forma, valeu pessoal 🙂

• 13/08/2016 às 16:43

Legal Rigolon.

Mas pelo que pude ver no seu print, não é a versão de Aniversário do Windows 10 essa que vc está rodando, portanto, não deve ser o Windows quem estava provocando esses problemas.

Boa sorte.

• 16/08/2016 às 01:52

Que bom que melhorou aí @rigolon!

Sobre essa demora pra iniciar o render, é normal! Quanto mais pesado o arquivo mais vai demorar, assim como quanto pior o computador mais vai demorar.