Geral

SketchUp 2019 – Saiu a Nova Versão

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  PAULETE 6 dias atrás.

• Autor
     |  1219 Views Posts

Bom dia!
    Foi lançada uma nova versão do nosso amado SketchUp, o SketchUp 2019.
    A equipe de desenvolvimento do programa definiu essa nova versão como surpreendente.
    Bem senhores, na minha opinião de usuário há mais de 9 anos e que ama de paixão o SketchUp, digo-lhes que, assim como eu, vocês provavelmente também irão se decepcionar muito.
    As duas grandes novidades do SketchUp 2019 são layers com linhas tracejadas e a ferramenta Tape Measure (fita métrica) que agora mostra informações de dimensões dos objetos apenas posicionando-a sobre eles, sem a necessidade de clicar.
    Essas duas grandes e extraordinárias novidades justificariam a nova forma de licenciamento que a Trimble adotará?
    Sim meus caros, a partir dessa “nova” versão, o SketchUp não terá mais licença perpétua, como antes. Agora passa a ser por Subscription, ou seja, assinatura anual.
    A comunidade internacional de usuários do programa está revoltada, conforme os senhores podem ver aqui: https://blog.sketchup.com/article/a-whole-new-way-to-sketchup
    A Trimble decepcionou demais dessa vez.
    O que realmente precisávamos era que o SU passasse a gerenciar grandes arquivos com muitos milhões de polígonos, como já fazem há bastante tempo tantos outros softs de 3D…isso sim seria uma novidade surpreendente e que todos amariam e iriam querer.
    Essa nova versão parece uma piada… e de muito mal gosto.
    Uma pena!

Palma palma, não priemos cânico!!!

A primeira vista também não achei nada de surpreendente na nova versão do SketchUp. Temos que trabalhar mais com ele para saber se ao menos está com menos bugs e se suporta projetos mais pesados.

Uma das respostas de um dos desenvolvedores:

Mas para pra pensar: muitos dos serviços que fazem o SketchUp funcionar são serviços da web. (O 3D Warehouse e o Extension Warehouse são dois grandes, mas há outros como o recurso Geolocalização também. Esses serviços estão sempre evoluindo e se atualizando, o que significa que novos recursos nem sempre podem ser compatíveis com versões mais antigas. Atualizações do sistema e patches de segurança que podem causar falhas no software que você comprou de nós, empresas de software são financeiramente presas por modelos de licenciamento perpétuo. Na verdade, achamos que existe um meio termo, e é por isso que estamos introduzindo uma opção de assinatura para comprar o SketchUp que também permite que os clientes existentes mantenham uma licença ‘clássica’ por enquanto.

Sobre a questão da licença, futuramente pode ser que não tenha mais a licença perpétua, parece que eles não estão querendo divulgar muito esta modalidade, mas nessa versão ainda tem sim! É só ir até o final da página que vai ter uma opção bem discreta escrito “Looking for a classic license?”, se vc clicar vai cair em outra página onde tem a opção SketchUp Classic. Só lembrando que aqui no Brasil tem que comprar de alguma revenda nacional, devido a legislação e claro aos nossos valiosos e queridos impostos! Quem precisar comprar licença para SketchUp, entre em contato aqui: https://sketchupbrasil.com/contato/

Até que achei válido essas novas formas de assinatura anual, torna mais acessível para muitos usuários novos, desde que não acabem com a opção da licença perpétua, como outras empresas fizeram…

Um detalhe que acho que pode ter sido um tiro no pé, desde a versão 2018, foi o fim do SketchUp Make. Uma das principais características responsáveis pela popularização e relevância do SketchUp foi a sua gratuidade para projetos pessoais sem fins lucrativos, o que alimentou o 3D Warehouse de uma forma notável durante muitos anos. Se este número massivo de usuários amadores migrarem para outro software, será que o SketchUp não perderá parte de sua força?

Sabemos que muitos usuários utilizam a ferramenta de forma irregular, com o Make para trabalhos profissionais ou o famoso “crackeado”, mas acredito que o que resolve esse problema é a fiscalização e não o fim de uma versão gratuita! (mesmo que exista a opção online, que é boa mas não é possível utilizar plugins) Um bom exemplo disso é o Brasil, que é (ou era) o 2° no mundo em número de usuários piratas, e há alguns meses vem sendo alvo de uma fiscalização intensa, obrigando a muitos usuários se regularizarem!

Enfim… vamos torcer para que o SketchUp 2020 ganhe essa capacidade de gerenciar projetos bem pesados, que tenham uma atenção cuidadosa com as formas de licenças e assinaturas, e, quem sabe, volte a versão Make.

Tentei comprar a licença e no endereço não sai o meu estado: ES. Podem me explicar o porquê?

Sinceramente Daniel, eu creio que a versão Make não volte mais (o que de fato é um erro e um tiro no pé), bem como a opção de versão perpétua tbm acabará, como o próprio texto deles que vc colocou denota. É uma tendência as grandes empresas de software fazerem isso.

Eu ainda não usei a versão 2019, mas por tudo que li, percebi que não foi dessa vez que o SU terá a capacidade de lidar com arquivos pesados. Se isso tivesse sido implementado, não estaria havendo tanta reclamação.

Assim como vc citou, eu tbm temo que muitos usuários (atuais e novos) passem a utilizar outros softs 3D, que não são fáceis de usar e intuitivos como o SU, mas que oferecem muito mais opções que ele.

O tempo e a forma com que a Trimble conduzirá as coisas vão nos dizer.

Você deve fazer login para responder a este tópico.