• 01/07/2015 às 22:51

Boa noite pessoal, gostaria de estar me apresentando, mas entrei no fórum apenas para tirar algumas dúvidas, não trabalho na área de arquitetura e nem enegenharia, por tanto serei breve;

Montei um computador para um cliente meu que trabalha em uma escritório de arquitetura. A configuração creio eu que é bem razoável, Core i7 geração 4 3.6Ghz, Memória 8GB 1666Mhz Kingston Black, Fonte 750 Watts reais, placa de video Geforce GT 520, HDD 1TB.

Pelos requisitos dos programas, achei que a configuração montada teria desempenho suficiente, mas segundo o cliente, este insatisfeito, reclamou de problemas de lentidão, demora para abir o programa e alguns travamentos principalmente na hora do “render”.

Instalei conforme solicitado para o cliente o Sketchup 2015 e Vray adv 2.00.25244 [2015].

Agora as minhas dúvidas;

1- O programa e o Vray são realmente pesados?
    2- Há alguma configuração no programa ou ajuste para melhorar o desempenho?
    3- Os projetos ou cenas estão muito pesados?
    4- E normal o Skecthup demorar a carregar com Vray instalado?
    5- O que seria possível melhorar na configuração do computador para ter um resultado melhor?
    6- Tem alguma versão do Skecthup e Vray que o pessoal indica, que rode melhor e tenha menos dor de cabeça?

Agradeço a todos que puderem ajudar, abs.

• 02/07/2015 às 12:41

Bom, dá uma sacada nesse vídeo.

• 02/07/2015 às 13:40

Valeu pela dica CosmeJr, antes mesmo de montar o computador já tinha verificado as configurações mínimas e as recomendadas. Pelo visto a questão da demora para abrir o Skecthup com o Vray instalado é normal, e o render, vi alguns casos que dependendo do projeto fica horas para renderizar.

Vou analisar mais quais são os problemas que o cliente está tendo, talvez seja normal as “travadas” e demoras.

• 02/07/2015 às 15:44

Não tem motivo aparente pra você colocar uma fonte de 750W… uma 500W ja daria conta de tudo. Está faltando placa de vídeo nesse PC, essa GT 520 é muito lenta.

Respondendo as dúvidas:

1- O programa e o Vray são realmente pesados?
    Não tanto pelo que ele oferece, o 3DS MAX é extremamente mais pesado e requer muito mais software do que o sketchup.
    Podemos considerar o VRay como um renderizador progressivo, e não utiliza somente a GPU (Placa de vídeo) para renderização. Então concluímos que ele usa a maioria dos componentes do computador, como os Threads do processador para calcular o os motores de Global Illumination e os Bounces (Irradiance map, light cache, brute force, etc…), RAM para cálculo dos objetos na cena, e a GPU para a renderização final.
    Ao contrário do Octane Render por exemplo, que utiliza muito mais da GPU, por isso devemos pensar em uma configuração mais completa em todos os componentes quando se trabalha com VRay.

2- Há alguma configuração no programa ou ajuste para melhorar o desempenho?
    Quanto ao Sketchup, use a versão 64 bits, pois reconhece mais que 3,5GB e vai te entregar um melhor desempenho.
    No VRay, depende da qualidade da cena, resolução, cálculo do GI, aos subdivs da cena toda, isso pesa na hora H.

3- Os projetos ou cenas estão muito pesados?
    Isso é relativo, uma cena de uma cidade toda detalhada realmente pesa até para um computador relativamente forte, não tem como fugir de alguns lags…

4- E normal o Skecthup demorar a carregar com Vray instalado?
    Não é normal, a não ser que a cena esteja extremamente gigante.

5- O que seria possível melhorar na configuração do computador para ter um resultado melhor?
    Placa de vídeo e 16GB de RAM seria o que eu colocaria, más essa fonte é totalmente desnecessária, isso suportaria um SLI e Crossfire das melhores GPU”s High End do mercado.
    Já tive essa GT 520 em um notebook, e o desempenho é sofrível, chega a dar raiva…

6- Tem alguma versão do Skecthup e Vray que o pessoal indica, que rode melhor e tenha menos dor de cabeça?
    Quanto mais atual melhor, atualmente indico SKT2015 e VRay 2.0

• 02/07/2015 às 15:45

Olha só, SketchUp por exemplo fica lendo ao abrir, pois tenho além do VRay, vários outros plug-ins instalados
    o que acredito contribuir para que ele fique lerdo. Já depois de aberto o que ele roda bacana, então vem o
    modelo que quanto mais detalhado for, mas pesado ele irá ficar. Já no VRay quanto mais qualidade na edição
    do seu render mais demorado ele vai ficar. No meu último trabalho levei 12 horas para renderizar 3 cenas.

Bom, dá uma olhada nesse vídeo. Não se trata de maquetes, mas ele vai dá mais um auxílio.

Abaixo tem o site dos montadores:

ABRA O SITE

• 02/07/2015 às 21:55

Wellferreiera e CosmeJr, agradeço imensamente a ajuda de vocês, estou mais tranquilo agora. Com a relação a fonte e a placa de video utilizada na configuração, estas peças foram reaproveitadas de um outro computador.

Vou sugerir ao cliente para melhora, mais 8GB de memória e a substituiçao da placa de video por uma (Nvidia Quadro 600 Profissional).

Andei pesquisando e verifiquei que no Sketchup tem uma opçao para uso do Open GL, ou seja aceleração utilizando a placa de video.

https://help.sketchup.com/pt-BR/article/36252

Grande abraço.

• 01/09/2015 às 17:31

Apenas para informação:

O tempo de carregamento do V-ray já tem um histórico de queixas há um bom tempo. Inclusive se você abrir o SketchUp, não desenhar nada e pedir para abrir um arquivo através do menu, uma caixa de diálogo vai aparecer perguntando se você quer salvar as alterações. MAS VOCÊ NÃO FEZ ALTERAÇÃO NENHUMA.

O motivo é que ao abrir o programa, o V-ray já está alterando seu arquivo vazio….. Incluindo informações que são necessárias para o funcionamento dele.

Então, se seu arquivo tiver 30 materiais com texturas, além da inclusão de informações padrão, o plugin vai criar uma lista de materiais compatível para ele, a fim de que o usuário possa atribuir brilho, reflexos e etc, e nesse processo vai copiar cada textura para uma pasta temporária, localizada em “C:\Users\Seu Usuário\AppData\Local\Temp\ChaosGroupTextureCache\” . Isso leva tempo.