Geral

SSD x SketchUP

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  l_boldrini 4 anos, 5 meses atrás.

  • Autor
     |  601 Views Posts
  • #59813

    Olá galera.

    Mencionaram para o meu chefe o tal do SSD (uma alternativa para o HD), e venderam pra ele a idéia de que ele melhora demais a velocidade do computador (e realmente melhora) e ajuda demais no SketchUP. Link pra quem não conhece:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/SSD

    Então, a minha dúvida é a seguinte: pelo meu entendimento, o SU é um programa de 86 bits, ou seja, sequer utiliza toda a memória ram dos computadores. O que eu queria saber é se o SSD realmente melhoraria a velocidade do SU e também do V-Ray ou se é apenas papo para vender.

    Alguém tem SSD na máquina e sentiu uma diferença no SU?

  • #59816

    uau 86 bits!! seu chefe é foda, mandou a intel fazer uma arquitetura de processador especialmente para ele, mas ele errou feio devia ter pedido 96 bits daria 3 sketchups de 32 bits ao mesmo tempo, ao invés de 2 no 64bits..

  • #59817

    x86 é a mesma coisa que 32 bits cara =] Nunca formatou um PC?

    É que na hora de digitar ao invés do x86 colocar 86 bits uhasuhasuhas

  • #59822

    Medrik, realmente as memorias SSD são mais rápidas que as DDR, caso você coloque no PC com certeza ele ficará mais rápido. Porém se vc vai fazer esse investimento so por causa ou principalmente pelo Sketchup, vc vai perder dinheiro.
    A questão é que por mais que a RAM do seu PC seja enorme, tipo 8GB que seja, o Sketchup é programado pra usar uma parte muito pequena da ram do seu PC. Então o maximo q a SSD vai fazer é melhorar (um pouco) a velocidade do sketchup.
    Outra coisa que eu percebi, é que até programas como o v-ray ficam limitados ao maximo de ram que o Sketchup usa, então se vc usa um Plugin interno pra renderizar, pode saber que o ganho não vai ser grande não, agora se vc usa um renderizador externo tipo o KT, vale a pena tentar, pois como ele não é atrelado ao Sketchup provavelmente pode usar mais RAM, se te interessar exite até uma nova versão do KT em x64, que provavelmente vai fazer bom proveito das suas possisveis novas memorias SSD. Concluindo se vai usar só pro Sketchup, eu não te recomendo.

  • #59825

    Ah! so pra concluir: se vc quer realmente melhorar o tempo de render, invista em processadores hig end, tipo I7, ou compre outros pc”s e renderize escravizando as outra maquinas, isso sim melhora o tempo de render.

    Abrax

  • #59826

    Sketchup não é programado para usar pouca RAM.

    Ocorre que ele é um software 32 bit e a limitação do uso de 4GB de RAM pro processo (ou software) na verdade é uma limitação da arquitetura 32 bits, e não do aplicativo.

    Para usar o máximo de RAM você precisa de um processador que trabalhe a 64bits, um sistema operacional 64 bits e um software 64bits (no caso não existe até o momento um Skecthup 64bits, e como o colega falou existe o Kerkythea 64 bits, que usa sim quanta RAM for necessária, transcendendo essa limitação de 4GB, desde que os requisitos acima sejam atendidos).

    Agora falando de SSD, não se esqueça que estamos falando de leitura e escrita de arquivos, então você vai ter um excelente ganho de performance na abertura e salvamento de arquivos, mas não vai ganhar NADA no trabalho com sketchup ou qualquer outro software.

    Se quer ganhar performance na modelagem, invista numa excelente placa de vídeo, um bom processador e muita memória. Se quer ganhar no render, invista num excelente processador e em muita memória.

    Só lembrando: arquitetura de hardware/software é um assunto completamente à parte e as coisas não são tão simples como parece. Pra se chegar a um resultado, um número enorme de variáveis precisam ser consideradas. Então cuidad com papo de vendedor ( que MUITO RARAMENTE sabe do que tá falando) que vem com essa de “compre e seus problemas serão resolvidos”.

    Abraço!

  • #59829

    Só para constar.. Aldrin DDR e SSD são coisas diferentes..
    DDR se refere a placas de video e memorias.. e SSD é um tipo de drive de armazenamento tipo flash que é melhor que o hard disk, ou hd, pela velocidade, o que faz com que o windows abra mais rapido, os programas e tal..
    Mas é como o newbe comentou, o SSD pouco influirá no trabalho com Sketchup, apenas fará o programa abrir mais rápido o arquivo, e olha lá.. o que nos resta é torcer para a Trimble lançar um sketchup x64.. esse sim resolveria os problemas, pois poderia usar toda capacidade da maquina..

    vlw galera..

  • #59845

    Humm, entendi galera. Obrigado pela opnião, foram de muita ajuda =]

  • #59993

    É isso ai galera, mas so pra completar, quando eu me referi a ao SSD, eu imaginei que o Medrik fosse compra-la por causa da suposto ganho de velocidade de memoria virtual que o HD SSD entrega. Se aquestão for simplesmente por causa da velocidade de leitura do HD, ainda assim acho que especificamente pro Sketchup não compensa. E no caso da limitação de mémoria, o Sketchup poderia usar 4GB de RAM sim, mas de acordo com algumas materias que eu li o Sketchup não usa os 4GB de RAM, inclusive fiz alguns testes. (Meu PC tem 8GB de RAM) e o Sketchup nunca chegou a usar mais que 2GB, mesmo com cenas pesadissimas.

    Inclusive sobre assunto, tem um tópico no fórum onde algum disponibilizou um patch que faz com que o Sketchup use 4GB de RAM. Depois da uma pesquisada pra ver se vc acha. Eu instalei e tbm não vi diferença alguma, pode ser que esteja com alguma falha, mas no caso não custa tentar, pode ser que de certo com vc.

  • #59996

    Os computadores daqui do escritorio são equipados com ssd, mas não vejo muita diferença dele para o hd. pelo menos não para o sketchup ele até trava as vezes.

  • #59997

    Já uso esse 4gb patcher a algum tempo e também não notei diferença…

    O bom é que com a opinião que vocês me deram ajudou a dar uma posição pra chefia.

  • #60542

    Vamo fica na espectativa de agora eles modificarem isso para que o Sketch fique mais rapido.

  • #63529

    Quando isso vai acontecer…. sera que eh um sonho que nunca vai ser realizado?

    Sketchup 32bits ninguem merece neh…

Você deve fazer login para responder a este tópico.