Kerkythea

Faces e componetes não aparecem – Kerkythea

Este tópico contém respostas, possui 12 vozes e foi atualizado pela última vez por  José Osvaldo Henrique 10 meses, 1 semana atrás.

• Autor
     |  557 Views Posts

Olá pessoal !
    Comecei a usar o Kerkythea , pois me deparei com um problema , tinha uma residência para renderizar e fui fazer as externas , pela 1ª vez , coloquei componentes de telhas. o Su podium não renderizava , então parti para um renderizador profissa.
    Fiz testes com uma cena simples e hoje fui exportar essa residência , primeiro essa cena não foi exportada , tranca . Então tentei exportar outra externa , onde tinha um jardim com piscina e deck.
    Exportei , quando abri no kerkythea não aparece a piscina , a grama , e outras faces da cena .
    Não achei no forum sobre isso .
    Espero que alguém possa ajudar !

Ola, isso esta parecendo com faces invertidas ainda no Sketchup, quando isso ocorre, o efeito é imprevisivel no Kerky…as vezes funciona….geralmente some ou fica com um material que vc não havia aplicado naquela posição…

Da uma conferidas nas faces do seu modelo, isso deve resolver..Eu estou acostumado a exportar arquivos com mais de 1gb sem sumir nem um preguinho da cena…não é bug do programa.

olá jef , olha tomo cuidado com isso pois sei q não funciona no kerkythea essas faces invertidas.
    é estranho que eu posso exportar diferentes vezes e em algumas aparecem umas coisas , em outras não aparecem componetes e faces q outras vezes aparecem .

o q eu também percebi que o tamanho do .xml é do tamanho do arquivo .skb . Tentei várias vezes e realmente não aparece muitas coisas , as vezes em uma exportação não aparece nada ! :S

então pessoal, tambem ja tive esse mesmo problema da tabata, e ja me atentei quanto as faces invertidas, mas mesmo com frontface da esse problema e ja percebi tambem q ñ é por causa do tamanho da cena, pois testei tive esse problema com cena pequena de texte, AJUDA pessoal….

è pra mim ta com cara de faces invertidas mesmo… Quanto ao tamanho do arquivo, nos meus nunca deu o mesmo tamanho..ja tive arquivo de Skp de 24mb que rendeu um Xml de 2,5gb….tudo vai depender de quanto detalhamento tem seus arquivos…eu coloco muito….

Pra conferir se as faces estão invertidas vc clica nesse icone da imagem abaixo…se todos as faces estiverem brancas, esta tudo certo, o que esta errado era em roxo.

Tabata
    coloca imegns do su e do kt
    para se ver o problema

está ai arqpadao !

Olá TCorrea. Isso já aconteceu comigo também.
    Resolvi procurando todas as faces invertidas e depois salvei o arquivo com outro nome e exportei de novo. Pra mim resolveu, tenta tambem.

TCorrea!

Se não é face invertida, pode ser seleção, não deixe nada selecionado na hora de exportar, tente exportar o arquivo para C:, sem acentuação e simbolos, e uma coisa importante, verifique nos layer do KT, se não tem nenhuma layer oculta, pois se estiver não aparece no KT também. Se não resolver abra um novo arquivo do SKT, selecione todo o seu modelo, cole nele e salve novamente, depois exporte para ver o que acontece!

Se não resolver avisa a gente!

Abraço a todos!

O Alexi disse tudo…..isso é comun de acontecer com quem está iniciando no KT, exportar com geometria selecionada….Quando tem geometria selecionada, quando vc clicar e export model vai aparecer uma opção a mais que é Export Selection ONLY (exportar somente o que está selecionado) daí vc deixa essa opção em “No” …. mas o ideal é vc ter o costume de nao deixar nada selecionado, eu já tenho como mania, antes de exportar dar cliques no céu, que aí desseleciono tudo.

Como já sei que este é um problema comum, eu enfatizei isso na apostila de iniciação, caso vc não a tenha segue abaixo o link para download, siga exatamente os passos da apostila para vc se acostumar a exportar corretamente…muita gente falava que o KT era instável etc.. mas era pq não sabiam usar, pois se exportarmos o arquivo corretamente não acontece nenhum imprevisto.

Link da apostila: http://www.cursodekerkythea.com.br/files/INICIANDO%20NO%20KERKYTHEA.rar

Grande Abraço.

Olá pessoal !
    Eu fiz tudo o que o que cada um falou , como vocês podem ver na primeira imagem , é monocromatico.
    copiei e colei em um novo arquivo .
    A maioria aparece agora , mas ainda faltam coisas .
    Já exportei vááááárias vezes .
    Realmente não sei o que pode ser . :S

Bom, não sei se é o caso, mas as vezes se arquivos vierem do autocad por exemplo, pode ter layers invisiveis, dependendo da cena, verifica as layers no sketchup e veja se tem alguma desabilitada, eu já usei estes recursos algumas vezes pra controlar algumas cenas onde precisava esconder objetos para renderizar.

Ola Tábata
    Olhei seu arquivo.

Sketchup:
    O seu arquivo esta bem pesadinho. Como tinha muita coisa perdida, tentei dar purge, mas deu pau em todas as tentativas.
    Muitos layers estão misturados, ou seja elementos de um layer dentro de outro e muita coisa sem estar em grupos.
    Tem alguns itens que não tem faces duplas e consequentemente aparecem backfaces.

Kerkythea:
    observe primeiro se ao mandar exportar aparece o quadro abaixo com esta configuração.

Depois ao tentar exportar seu arquivo vi que estava assim – “RESIDÊNCIA” – tem de tirar os acentos.
    Abri no KT sem problemas e renderizou sem problemas.
    Cheque as dicas a cima.
    abraços e bons trabalhos.
    Vais gostar muito do KT.
    Já leste o TUT do Mauricio?????

arqpadao escreveu:
    Ola Tábata
    Olhei seu arquivo.
    Sketchup:
    O seua rquivo esta bem pesadinho, como tinha muita coisa perdida, tentei dar purge, mas deu pau em todas as tentativas.
    Muitos layers estão misturados, ou seja elementos de um layer dentro de outro e muita coisa sem estar em grupos.
    Tem alguns itens que não tem faces duplas e consequentemente aparecem backfaces.
    Kerkythea> observe primeiro se ao mandar exportar parace oquadro abaixo com esta configuração.

Depois ao tenatr exportar seu arquivo vi que estava assim “RESIDÊNCIA” tem de triar os acentos.
    Abri no KT sem problemas e renderizou sem problemas.
    Cheque as dicas a cima.
    abarços e bons trabalhos.
    Vais gostar muito do KT.
    Já leste o TUT do Mauricio?????

Faz muito sentido o que o Padao diz…se vc coloca algum fonema latino, como acentuação, da bug, geralmente não deixa nem exportar…talvez seu micro tenha exportado com erro mesmo. Acho que é a melhor explicação até agora

Tudo que vcs estão falando aí em cima está em letras garrafais repetidamente em negrito com refletores apontando na apostila de iniciação que dei o link.

hahaha, ó o ego hein mauricio… só pq é de nilópolis e beija flor sempre é campeã que vc pode fazer estas coisas !

mas mesmo assim pretendo entrar em contato pra trocar uma ideia, se souber de workshop por aqui na baixada de renders, estou sempre por aqui…

TCorrea, estamos no aguardo, espero que se resolva logo…

querido padão ! 😀
    obrigada pela ajuda , só consertando um mal entendido , na hora q fui enviar pra você o arquivo renomiei como ” RESIDÊNCIA” , antes disso estava com outro nome , na hora de exportar eu sempre trocava o nome , assim como dizia na apostila do Mauricio. Até mesmo nome em inglês eu escrevi para dar certo.
    tentei aqui exportar o mesmo arquivo q enviei pra você e ficou sem várias faces. Você fez algo para tudo aparecer ?
    para exportar para o kerkythea renomiei como ” house ” , abri e não apareceu quase nada . Uma pergunta , não pode ser algum problema na versão do arquivo ” exporter ” ? complicado ! :/
    mas obrigada pela atenção de todos !

pessoal continuei tentando depois de postar aqui .
    eu não sei se foi eu q entendi errado ou foi sorte
    ASKASPASOPA
    meu arquivo estava com o nome de ” residência ” , o do sketchup , até por ai eu não entendia , sempre na hora de exportar eu trocava o nome do arquivo para outro sem acento e sem ” ç” , tá , só que agora eu pensei foi renomear o arquivo do sketchup para ” house ” , como tinha dito do comentário de cima . Exportei , não mudei o nome e abri no kerkythea , tudo apareceu , até uma espreguiçadeira q NUNCA aparecia , apareceu . PASKAPSOKASPOAS
    me esclarecem só uma duvida , seu eu colocar o nome ex.: ” casa , residencia , tabata , ou qualquer outra coisa do tipo sem acento , funciiona ?
    Caso o problema voolte, que eu espero q não , eu volto a postar .
    Eu agradeço a todos que ajudaram , principalmente ao Padão que fez os testes lá em seu computador.
    E se as coisas continuarem como estão indo , irei participar do grupo de estudo do Kerkythea , pois é um otimo e agradavel renderizador.
    Até mais ! 😀

Andrew,

Que ego cara? isso está escrito mesmo lá, tanto q o padão fez a mesma coisa e funcionou.
    Workshop de render na baixada?? rsrsrs nem faculdade de arquitetura e Design tem aqui na baixada…é tudo na capital…nossa sorte que o RJ é pequeno.

Tábata,

O Kerkythea não aceita esse monte de alteração q vc fez aí no arquivo, é muito importante q vc comece aexportando de forma correta, senão vira uma bola de neve.

Exporta em uma nova pasta do drive c: atentando para todos os cuidados citados na apostila e com certeza vc não vai ter nenhuma surpresa na hora q abrir seu arquivo no kerkythea……Essa parte de exportação é a parte mais chatinha em q vc tem q tomar esses cuidados que depois do terceiro projeto vc ja se acostuma e faz automaticamente..e depois disso vc vai ver q renderizar no kerkythea é muito prazeiroso….e se todos os usuários aqui conseguiram com crteza vc tbm conseguirá…pq as vzs um simples detalhezinho derruba todo o processo como foi o q aconteceu com vc.

Abração.

Tàbata, novidades?

não renderizei ainda , pois estou esperando o arquiteto liberar a parte da piscina q está em outro arquivo , jutarei as duas para renderizar tudo. Assim que tiver imagens , postarei para vocês avaliarem .
    Abraço Padão

Pessoal !
    estou aqui para dizer q um novo arquivo não está sendo exportado corretamente.
    Fiz um arquivo novo , com uma modelagem nova de um paisagismo com piscina e tal . Queria testar o render no kerkythea e não rolou.
    Várias coisas também não aparecem , o nome do arquivo está como ” good ” , nome criativo 😛
    pskpasokoas
    Todas as faces certas no monocromatico.
    E agora ? Abandono o Kerkythea ? <o.

Tábata,

Manda esse seu arquivo do sketchup pro meu email mauriciocamargorj@gmail.com pra eu ver o que está havendo com ele. Pq vc tem q pensar q todos aqui usam o kerkythea normalmente sem problemas, então a gente precisa resolver o problema ao invés de abandonar o barco, pq se todos usam tranquilamente o problema pode não estar no kerkythea, pode ser alguma coisa na forma q vc está procedendo ou até mesmo no seu pc. Poiss vc mesmo me disse q já leu a apostila e ta fazendo tudo certinho, então temos q ver realmente esse arquivo.

Ficarei no aguardo.

Abraços.

Olá Mauricio ! 😀
    ok , lhe enviarei .
    Pois é , não sei o q pode ser , a única modelagem que foi corretamente , foi uma cena q fiz para testar as configurações dos materiais , aquela cena q a gente faz só pra conhecer o software .
    O resto q tentei exportar , sai tudo pela metade .
    Só pra lembrar que meu sistema operacional é WIN 7 64 bits . Talvez esteja falando bobagem , mas as vezes é problema com o win.

Obrigadão Mauricio ! 😀

O Meu tbm é Win 7 64 bits e tanto o sketchup como o KT funcionam no seven 64 bits normalmente e até melhor pq no 64 bits o kt aproveita o desempenho das memórias acima de 4 gb.

Abraços.

Hum
    Não faço ideia de o porque que o Kerk age desse jeito contigo! vamos ver o que o mestre encontra no arquivo.

Tábata

O Mauricio me passou seu email, para ver se podia te ajudar, ele estaria ocupado e para te ajudar com rapidez…
    Ai dei uma analizada, nesta nova modelagem.
    Uma coisa já tinha me chamado atenção na outra modelagem que tinhas me enviado.
    Por que você tira o Layer 0 (zero), não faças isso, gera problemas.
    Outra coisa você não criou uma cena para aparecer no KT.
    Com isso o sol do Sketchup não vai junto e não aparce no KT o Sun.
    Também estava desabilitada no seu arquivo as cenas.
    Como habilita-las: Vá no menu View e ligue Scenes Tabs.
    Dei um purge all ( um plugin muito bom) tinha muito lixo.
    Outra coisa que reparei é que estavas usando luzes e luminárias do Podium para colocar no Kt, o conceito de luzes é diferente e assim não vai funcionar.
    Veja no render abaixo os retangulos transparentes junto das plantas, são luzes ominis quadradas do Podium.
    Eu fiz os ajustes que te falei e consegui renderizar (direto sem mexer em nada). Tai a imagem.
    O problema não é o Kerkythea, mas você que estas falhando em processos junto ao Sketchup.
    —————————————–
    Espero ter ajudado.

Estou com o mesmo problema da Tabata!! Já estou desistindo do kerkythea. A unica diferença é que estou trazendo um arquivo do revit. Exportei para DWG para poder importar no sket, ele abre normalmente no sket mas quando tento abrir no kerkythea não aparece nada na tela, mas os materiais aparecem na janela ao lado.Captura de tela 2016-06-21 22.12.50

@ketlyn, seja bem vinda!

Vc já fez tudo oq o pessoal sugeriu aqui no tópico?

Obrigada @daniel! Sim já tentei de várias formas inclusive abri no proprio cad e ativei o purge. Ele abre no sket mas não aparece no kerkythea assim como na foto.

@ketlyn no Sketchup tens de desagrupar os componentes e grupos e voltara a agrupar novamente e só depois exporta para o Kerkythea.

Sim @joshen já fiz isso e tbm não deu

@ketlyn então me parece que seu problemas esteja no exportador do Kerkythea. Desinstale e volte a instalar o SU2KT. Veja também as faces invertidas conforme explicado pelo @arqpadao acima.

@joshen acho que pode ser isso mesmo, instalei o plugin de exportação no revit e consegui fazer todo o procedimento! O problema é que esse plugin só funciona por 15 dias, vou desinstalar o SU2KT e instalar de novo se der certo aviso vcs!

Obrigada

E aí como ficou @ketlyn?

Infelizmente não deu certo! Tentei de todas as maneiras, desinstalei e instalei novamente, tentei criar componente, agrupar, mas nada deu certo =(

Com o plugin exportador de revit deu certo mas funciona poucos dias!

Boa tarde,

Estou com o mesmo problema apresentado acima. Dois componentes importantes, sendo um deles a modelagem do meu terreno, não aparecem ao abrir no Kerky. Já fiz todas as instruções passadas anteriormente, mas infelizmente não resolveu no meu caso. Obrigada.

@natalianl, antes de exportar no SketchUp, vc já tentou deixar somente a Layer0 e excluir todas as outras, movendo o conteúdo destas para a Layer0? Acho que isso pode ajudar, certo @joshen?

@danielreple

Muito obrigada pela dica! Não havia tentado essa opção e deu certinho! Meu problema devia estar nos layers.

@natalianl e @danielreple olá

Ainda não sei dizer porque é que algumas geometrias não são reconhecidas pelo exportador do Kerkythea.

Mas alguns procedimento podem ser feitos para ver se o problemas sejam sanados:

1. Isolar e exportar somente o bloco que esta dando problemas. Se exportar correcto e abrir no Kekrythea então saberemos que o problemas não está em si nesse bloco, é todo do modelo
    2. Desagrupar e voltar a agrupar o bloco “problemático”. Se ainda assim persistir o problemas;
    3. Excluir todas as camadas e botar tudo na Layer 0. Se ainda assim não der certo e for possível exportar por partes;
    4. Use o Merge no Kerkythea para mesclar os modelos. ou
    5. Copie tudo num ficheiro em branco e tente de novo.
    6. Se ainda não for possível. Veja o peso do modelo no SketchUp e reduza o máximo que puder antes de exportar

Abraços e sucessos

Você deve fazer login para responder a este tópico.