Kerkythea

Grupo de estudo Kerkythea – O Inicio

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Fernando Padão 6 anos, 10 meses atrás.

• Autor
     |  513 Views Posts

Gostaria que todos osmutilizadores de KT se juntassem de forma a poder repartir dicas, materiais, tecnicas.

Como sou iniciante, gostaria de saber se ha algum utilizador experiente que possa dar forma a esta ideia de forma sustentada.

É daquelas ideias que só custa começar. Pois tenho visto que ha muita gente a optar pelo KT.

Temos um excelente exemplo no V-Ray.

Hoje todos estão voltados a outros renderizadores mas conhecidos, e que tenham mais tutoriais.
    Que não e o caso do Kerkythea a poucos tutoriais e não tem um manual detalhado.
    Um dos principais problemas e que se encontra no aprendizado do kerkythea e a instalação a muita dificuldade para intalar o mesmo, sugiro algumas ideas.
    01 tutorial passo a passo da instalação do Kerkythea

02 Padronizarmos um objeto ou uma cena para trabalharmos juntos,num passo a passo.

03 Disponibilizar quaquer fonte de dados sobre kekythea nem que seja em ingles para estarmos traduzindo, eu mesmo posso traduzir,

04 Disponibizarmos o Msn para qualquer duvida e troca de informação.

Lenbrando que qualquer experiencia adquirida deve ser colocada no forum.

tenho buscado informações sobre o uso do sket + renders e vi que realmente tem pouca informação sobre esse material aqui, acvredito que esta proposta seja ideal para todos, já que estamos todos aprendendo a cada dia… o que eu encontrar de materil vou colocar a disposição. abraço…

Otimo Ferreira

favor leia:

topico tutorial KT

Fala Galera…. bem estou usando o KT a algum tempo, para mim eh o mais facil, e mais interessante, pois andei usando o V-ray,…. em nele como nos outros renders eh possivel fazer tudo, porem como muito mais trabalho, o KT depois de instalado, ele trabalha muito bem, dando resultados muito bons… dependendo da sua pratica ate saem bem reais, basta praticar, eu por exemplo qdo comecei usar, utilizava um modelo de um abajur, no meio do nada, e comecei a fusar no programa pra descobrir o que fazia e como funcionava, assim hj pude conseguir trabalhos bem interessantes, se quiserem ver olhem neste link que postei…
    http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=801&forum=7

ai estao alguns dos trabalhos feitos com o KT, ainda tenho que melhorar muito, mas ja eh algo bacana pa apresentar….

qto a instalacao, tb acho que nao tem muito segrego….

vc baixa o software no site do Kerkythea que eh http://www.kerkythea.net... va em downloads, la tem opcao pra baixar o software, abrindo o arquivo que vc baixou instala automaticamente…
    bem agora vc precisa entrar no site de novo e baixar um plugins…. na mesma parte aonde vc pegou o soft KT
    o plugins se chamaa SU2KT tem a versao 3 que eh a melhor pois ja cria uma barra dentro do SU, vc baixa o aquivo e descompacta, vai aparecer uma pasta, esta pasta vc copia dentro da pasta google/skechtup que foi instalada no arquivo de programas do computador, ja esta…. e preparese para comezar a usar o KT

qdo vc abrir o SU, va em plugins na barra de ferramentas vai estar a opcao KT, vc clica m exportar ele exporta direto o modelo, e dai eh so vc abrir no KT….

duvidas entre en contato comigo, eh mais facil a gente conversar que fica lendo tutorial, afinal de contas as vezes um tutorial ehfacil pra quem criou ou pra quem ja sabe algo, pra gente que nao sabe muito e ta vendo por primeira vez tudo eh complicado…

Abrazos

Olá

Tbém estou usando o KT, más faz pouco tempo, porém to com algumas dificuldades:
    Qhando renderizo o meu projeto ele só renderiza a img, aquela q aparece do lado esquerdo. Até consigo visualiza – la ficou boa más
    o meu projeto em si não renderiza. 🙁 .
    OBS – A textura eu apriquei no SU, depois exportei o arquivo xml,
    está correto ?

Espero que algem possa me ajudar

abraços a todos

alxsndro1980 😉

sobre kekythea

Cara, ele só renderiza uma “camara” não renderiza todo o modelo!!

Se quiser ter varios renders do seu modelo terá de fazer varias camaras e renderizar individualmente.

Obrigado pela resposta..!
    – Más vc tem alguma dica onde consigo ou digamos um passo a passo
    para conseguir e ou aprender a renderizar várias camaras ?
    Minha única dificuldade é só na renderização, gostaria de aprender muito a renderizar um projeto inteiro. Sei que aqui na forum tem pessoas que conseguem pois eu já vi projetos excelentes .

Gostaria muito de ser ajudado nesta minha dificuldade ! 😕

Desde já agradeço e espero por Ajuda.

até

– Ola ferreira, na verdade eu e mais uma amiga aqui da forum estamos tentando montar uma equipe para podermos desenvolver juntos. assim um ajuda o outro se VC tiver interesse pode me contactar

rastreador_alx@hotmail.com

Alex, para renderizar varias vazes, teras de criar varias vistas no SU e exportar para o KT e ai renderizar cada uma delas.

No KT basta mover as camaras para o lugar pretendido.

Epá isso para mim não dá… Eu estou a 8 horas de distância.

O melhor é por online um projecto e cada um renderizar comparamos depois os resultados.

Baixei uns skies no site do Kerkythea mas já vi no tutorial em inglês vários grupos de skies num detalhe de como usar o insert – globals.
    Perguntas:
    – Alguém sabe onde tem outros skies prá baixar.
    – E se a gente criar uma cena, no Photoshop por exemplo, como transformar esta cena num skies prá ser usada no Kerkythea?

O skies estão todos no site para se fazer download. No mesmo lugar onde foi buscar esses.

Tb comecei a usar o Kt agora…..trabalho com o Su a mto tempo…mas renderisa to começando agora…..

Quero perticipar co vcs…do grupo!

Bjss

Gente, se não for muito, gostaria de participar também.
    Não tenho experiência nenhuma com Kerky, já tentei renderizar algumas cenas que criei no Sketch, mas a coisa mais fácil que consegui foi incluir os Spot lights, mais nada!! Nem textura, nem cor.. nada!!! Como se diz, estou apanhando a beça do Kerky, hehehe… se puderem… me ajudem!!!!!

Claro que ajudamos….

Tb comecei no kerky faz mais ou menos 1 mes…

Entao diz ai q q vc precisa…?

Eu tb to começando…nem meus spost light funcinam as vezes.
    hauhauhauhauahuahuaha

O caso é o seguinte, quando crio algo no SU e importo para o Kerky, ele já vai com as texturas do SU. Quando tento colocar outra textura (do kerky), para dar um acabamento mais real, simplesmente ele modifica a textura de toda a modelagem… Estou fuçando cada vez mais… um dia sai

Tenho uma dúvida: preciso importar os materials que estão no SU para o Kerky (arquivo.xml)? E como usar depois? 😀

Olha antes eu colocava tudo que era textura no SU. Hoje eu só coloco aquelas que quero melhorar no KT, tipo pedra. As outras eu coloco cores que sejam fácil de identificar na lista de materiais no KT.

Existe um pequeno detalhe que facilita a busca da textura no KT. É o seguinte:

Na janela lateral na esquerda, clique com o botão direito no Models – clique no quadrinho “sort” e pronto… vai ficar tudo em ordem alfabetica, facilitando achar a textura que se quer editar.

iBrauna escreveu:
    Olha antes eu colocava tudo que era textura no SU. Hoje eu só coloco aquelas que quero melhorar no KT, tipo pedra. As outras eu coloco cores que sejam fácil de identificar na lista de materiais no KT.

Na janela lateral na esquerda, clique com o botão direito no Models – clique no quadrinho “sort” e pronto… vai ficar tudo em ordem alfabetica, facilitando achar a textura que se quer editar.

Valeu iBrauna, não sabia deste toque!!

Estou tentando projetar um ambiente, mas sempre que coloco algum material no Kerky, ele preenche toda a cena.
    Como faço para editar as texturas no Kerky sem alterar as texturas de toda a cena?

Veja ai neste render o que eu estou falando. Consegui colocar a textura no chão (não a que estava no SU), nas paredes (uma cor branca) e no candelabro (que não ficou legal), mas no móvel (que é de madeira), não consegui nada, nem a textura que estava no SU.

Salvo o fato que usei a renderização mais rápida, o que preciso fazer para melhorar???

tisantana escreveu:

iBrauna escreveu:

Valeu iBrauna, não sabia deste toque!!

Estou tentando projetar um ambiente, mas sempre que coloco algum material no Kerky, ele preenche toda a cena.
    Como faço para editar as texturas no Kerky sem alterar as texturas de toda a cena?

opa sempre bom ter com quem estudar, grupo de estudo eh uma boa!

bom…
    tisantana eu tbm comecei a mexer no KT fazem umas 2 semanas só e to curtindo, só que tbm notei essa dificildade, até que vi que se eu colocar cada objeto no SU com uma textura ou cor diferente e transforma-lo em componente ele vai separado ao chegar no KT pra texturizar….

então essa é a única maneira que eu solucionei o problema; pode ter jeitos mais faceis pq to começando a mexer agora e nao sei direito…

tem jeito mais facil??? se souberem postem ae!
    espero ter ajudado…

Valeu LGTrevisani, quando modelo no SU, em vez de transformar em componente, eu transformo em grupo, será que este é o problema?
    Também quando exporto, normalmente marco YES para todas as opções do Plugin. Está correto?
    Outra pergunta: depois de exportar a modelagem, e as texturas (componentes), como faço para preencher minha modelagem com as texturas do SU no KT?

Valeu a todos.

então meo, nao tenho certeza, acredito que para ficar “separados” pra texturizar no KT tem q ser componente e textura/cor no SU, bom pelomenos assim funciona comigo…

Agora com relação a preencher a modelagem com texturas do SU no KT acho que só de exportar pro KT ele já vá com as texturas do SU…

se não expliquei direito malz é q tbm comecei a mexer no KT esses dias…. rsrs

Bem galera! Talves eu possa ajudar um pouco, Eu aplico todas as texturas do sketchup e exporto p/ o KT, e nele(KT) eu transformo as texturas assim ó: Clico na textura (ex.: textura do sketchup=tile_ceramic_Natural)e peço p/ editar- na janela que abre eu aplico o material do KT que me interessa(ex.:material do KT= ceramic_tiles_by_Patrick_Nieborg) e nesse material ei aplico novamente a textura do sketchup, a partir daí configuro a intensidade do reflexo e outras características….
    Vou postar aq duas imagens do KT, interna e externa, a interna tem muitas falhas na txtura do gesso q devo corrigir mas da p/ ter uma noção de como está sendo desenvolvido os estudos, em breve postarei outras melhores.
    Tem dado certo assim, espero ter ajudado…..!!!!

DDida escreveu:
    Bem galera! Talves eu possa ajudar um pouco, Eu aplico todas as texturas do sketchup e exporto p/ o KT, e nele(KT) eu transformo as texturas assim ó: Clico na textura (ex.: textura do sketchup=tile_ceramic_Natural)e peço p/ editar- na janela que abre eu aplico o material do KT que me interessa(ex.:material do KT= ceramic_tiles_by_Patrick_Nieborg) e nesse material ei aplico novamente a textura do sketchup, a partir daí configuro a intensidade do reflexo e outras características….
    Vou postar aq duas imagens do KT, interna e externa, a interna tem muitas falhas na txtura do gesso q devo corrigir mas da p/ ter uma noção de como está sendo desenvolvido os estudos, em breve postarei outras melhores.
    Tem dado certo assim, espero ter ajudado…..!!!!

Agora estou começando a entender… eu preciso ter as texturas que quero aplicar na renderização para editar as texturas que pus na modelagem…
    Beleza. Onde encontro estas texturas para download? Posso criar minhas próprias texturas? Como? Sei que no site do Kerkythea tem muitas texturas, inclusive já baixei algumas mas onde posso encontrar mais?
    desculpa se estou enchendo o saco fazendo tantas perguntas, mas eu quero muito aprender a usar o Kerky…

Ah, as imagens estão maravilhosas, a cena interna então está muito aconchegante e bastante chique, coisa de profissional!!

Parabéns.

Bem Tisantana, as texturas que citei anteriormente são as básicas do sketchup e as q encontramos no site do KT, mas vou dar uma dica q eu uso sempre:
    Baixei dos sites de revestimentos as imagens dos pisos, eu importo elas para o sketchup, depois dou um explode nela para poder usar a imagem do acabamento como textura(obs. ñ esqueça de configurar as dimensões do revestimento no skerchup antes de exportar p/ o KT)assim posso apresentar as imagens renderizadas com os revestimentos que o cliente previamente escolheu, assim ele terá certeza de que fez a escolha certa.
    Este é um processo trabalhoso mas torna a maquete mais real.

Se tiver disponibilidade podemos combinar de fazermos um projeto juntas pelo msn, com paciencia claro!

Vai um apelo tb: to com dificuldades com a iluminação, qd são dicróicas ta bom mas qd tenho q usar luminárias a luz estoura mt e inibindo o design. Quem tiver dicas mandem!

olocoo DDida você esta com difculdade com iluminação?! vi seus renders no outro tópico achei que ficou legal só acredito que tenha que dar um soften ou blur não sei como é no KT pra nao ficar taaaao delimitada e uma diminuida pekena na intensidade; mas acredito q ta muuuuito jóia!!!

você aplica as luzes no SU ou no KT?!
    eu sofria bastante pra delimitar as luzes até que apliquei pelo SU e ficou muito mais simples de controlar elas no KT…..

to postando uma modelagem com um SPOT não reparem muito nao hehehe pq ta bem simples…..

http://www.4shared.com/file/83233071/936c5139/1_online.html

Bem, eu uso mais luminárias comuns e faço assim: No SU eu coloco um component luminária e somente na lente dela eu aplico uma cor bem diferente pra achar fácil no KT. Quando no KT eu acho aquela cor vou em e pronto oambiente fica iluminado na medida certa que eu desejo.
    No Sketchup

No Kerkythea

bem interessante iBrauna quando chegar em casa do trabalho eu vou testar!!!
    valeu!

DDida escreveu:
    Se tiver disponibilidade podemos combinar de fazermos um projeto juntas pelo msn, com paciencia claro!

Seria ótimo, mas teríamos que marcar à noite que é quando tenho tempo para estudar.. hehehe….

Só uma correçãozinha… podemos combinar de fazermos um projeto juntos pelo msn… sou menino!! hehehe 😀

Não precisa pedir desculpas, meu nome é estranho mesmo e meu nick também não ajudou muito.

Fico no aguardo 😉

iBrauna escreveu:
    Bem, eu uso mais luminárias comuns e faço assim: No SU eu coloco um component luminária e somente na lente dela eu aplico uma cor bem diferente pra achar fácil no KT. Quando no KT eu acho aquela cor vou em e pronto oambiente fica iluminado na medida certa que eu desejo.
    No Sketchup

Cara, gostei da dica… vou testá-la assim que tiver um tempo sobrando

DDida escreveu:
    Baixei dos sites de revestimentos as imagens dos pisos, eu importo elas para o sketchup, depois dou um explode nela para poder usar a imagem do acabamento como textura(obs. ñ esqueça de configurar as dimensões do revestimento no skerchup antes de exportar p/ o KT)assim posso apresentar as imagens renderizadas com os revestimentos que o cliente previamente escolheu

Esqueci de te agradecer pela dica.

Valeu!

Claro Tis a noite tb é o horario melhor para mim vamos combinar melhor

Vlw Brauna ! Com esse tipo de lampada da td certo meu problema é com luminárias, mas sua dica me esclareceu acho q vou usar mais as luminarias do KT assim evito erros
    Vlw memo!

ae galera com relação a modelagem “organica” gostaria de algumas sugestões sobre este trabalho…
    fiz tudo no SU e no KT nem curto modelar em outro programa não, depois pra animar eu colocaria no max pra usar os bones….

mas me dizem oq vcs axam, cabelo talz sei q ta fraco mais é uma das minhas primeiras um pouco mais organicas…rs apesar do software nao ser pra isso….

alguem sabe como faz pra dividir em várias partes um objeto criado com a ferramenta PUSH/PULL???

Sobre a modelagem organica fico devendo pois sou leiga no assunto, mas dividir o objeto eu posso ajudar!Faço assim:
    -Seleciono o objeto
    -Clico com butão direito no objeto e selecione select e posteriormento bounding edges
    -Depois clico novamento no objeto e selicionosoften edges, abrirá uma janela onde vc vai movimentar o curssor na barra desta janela, vc perceberá que em seu objeto aparecerão umas linhas (arestas das faces).
    Agora vc pode escolher a face ou linha que deseja excluir.

Bem eu faço assim tanto para separar as faces de um objeto quanto para uni-las.

Mas se alguem aq no forum tiver uma sugestão mais simples eu vou A-DO-RAR!

ehhh DDida valeuz!
    eu fiz dessa forma e deu certo, mais vi um tuto do povo do google eles fazem com uma facilidade eh incrivel hahahah
    uma hora a gente aprende =/
    valeu!!!

DDida to aqui treinando e fazendo desta forma que você disse só que e se eu tenho um cilindro e quero dividir na horizontal ao invés da vertical?
    hehe

iBrauna escreveu:

iBrauna tentei tentei tentei e não consegui aplicar este efeito de luz meo, eu não entendi a parte e somente na lente dela eu aplico uma cor na lente dela? eu não consegui da um help ae parcero!
    valeu!

LGTrevisani escreveu:

iBrauna escreveu:

iBrauna tentei tentei tentei e não consegui aplicar este efeito de luz meo, eu não entendi a parte e somente na lente dela eu aplico uma cor na lente dela? eu não consegui da um help ae parcero!
    valeu!

LGTrevisani, acho que é preciso dar um explode na luminária para separar as lâmpadas da caixa, assim você pode selecionar somente a lâmpada ou a lente dela e aplicar a cor que deseja para depois no Kerky você aplicar o efeito de iluminação.

Vê se entendi direito iBrauna!

tisantana escreveu:

LGTrevisani escreveu:

iBrauna escreveu:

valeu!

LGTrevisani, acho que é preciso dar um explode na luminária para separar as lâmpadas da caixa, assim você pode selecionar somente a lâmpada ou a lente dela e aplicar a cor que deseja para depois no Kerky você aplicar o efeito de iluminação.

Vê se entendi direito iBrauna!

Vou postar a modelagem de um gesso explicando +ou-
    1- Renomeie o material. Ex.: Luz no kt
    2- No momento em que vc estiver configurando os materiais no KT selecione o material renomeado no SU(Luz no KT) e aplique a textura: Iluminant>Iluminant D26 Noon Dayligth

Foi este o resultado!

LGTrevisani

Bem eu não explodo não. Todo componente é um agrupamento de objetos então vou dando dois cliques rápidos na parte de baixo da luminária que é a que eu considero como lente (no caso do modelo que eu escolhi) até chegar a parte que me interessa selecinado ( ou seja quando aparece os pontinhos na face ) eu pinto ela com uma cor bem diferente.

Deu prá entender.

Se vc for na barra de menus em a cada parte do componente que vc selecionar o resto do desenho inteiro desaparece.

Isso facilita quando se vai trabalhar com partes que são de dificil acesso no desenho.

LGTrevisani escreveu:
    DDida to aqui treinando e fazendo desta forma que você disse só que e se eu tenho um cilindro e quero dividir na horizontal ao invés da vertical?
    hehe

Bem se for mesmo um cilendro vc poe dar um push pull e diminui-lo até onde quiser(para cortar na horizontal, masse quiser na vertical faça um bloco com a forma de um retangulo, posicione ele no meio da circunferendia de base do cilindro, selecione o cilindro clicke o o butao direito va em intersectêntersect in model, aí poderá apagar a metade dele na vertical e claro o bloco criado tb…
    è isso mesmo?

Olá!! Acho a idéia muito interessante, estou trabalhando com o kerkythea há um bom tempo… e sempre procurando gente pra trocar idéias.

Quem quiser add. meu msn: guilherme.arq@hotmail.com

Assim, conversamos melhor, e amadurecemos a idéia.
    Abraço.

Hoje bisbilhotando tópicos antigos achei este que foi o percursosr de nosso atual grupo de estudos.
    O almeida, foi o iniciador do processo, junto com outros colegas eque estão sumidos.
    Também quero agradecer ao iBrauna que também deu o start para várias discuções sobre o Su e muito tem contribuido com sua experiência com o Kerky.
    Valeu turminha.

Você deve fazer login para responder a este tópico.