• 08/05/2015 às 02:06

Opa… Mexo no SketchUp a um tempo, porém nunca renderizava, apenas “montava” os projetos e agora quero começar a renderizar, tenho uma “noção” do Kerkythea, por isso utilizo esse render.

Esse é meu primeiro projeto renderizado e gostaria de saber a opinião de vocês… Não coloquei muitos elementos pois esse ambiente é real de uma casa “simples”, então tentei seguir ao máximo os objetos existentes…

Fiz também um ambiente aberto (luz do sol) porque não tenho NOÇÃO nenhuma de iluminação em ambientes fechados…

Gostaria que me ajudassem em:

1 – Críticas/sugestões/elogios/dicas ao projeto.
    2 – Algum tutorial bom ou site que ensine a mexer com iluminação, pontos de luz, pois como disse, não sei NADA.
    3 – Já fiz curso e tenho um domínio muito bom no Photoshop, porém não tenho muita noção em como usa-lo para acrescentar melhorias nas cenas finais dos projetos SketchUp + Kerkythea.

Desde já agradeço!

• 12/05/2015 às 03:52

RodrigoMeiners, seja bem vindo ao fórum!

Para aprender:
    Tutoriais – Kerkythea
    http://www.kerkythearender.net/
    Da uma olhada nos tópicos aqui do fórum, pois tem bastante coisa!

Fora isso, não tem muito mais coisa disponível gratuitamente na internet pra vc estudar.

Quanto a sua cena, uma coisa que pode melhorar bastante sua imagem é se concentrar inicialmente na modelagem e na texturização!

Modelagem
    Sua modelagem não está ruim, mas pode melhorar bastante ainda! Veja os seguintes pontos:
    – Cuidado com a repetição de blocos, como esses vasinhos de plantas ao redor do painel da tv, osso tira muito o realismo da cena;
    – Procure modelar o máximo de detalhes possível! Por exemplo o telhado, coloque telhas modeladas ao invés de colocar somente uma textura;

Texturização
    Procure por texturas de alta qualidade, evitando as com baixa resolução, as com muita repetição e as que não dão um aspecto de continuidade (que não coincide um canto da imagem com o outro quando aplicada em superfícies maiores que a imagem).

• 05/10/2015 às 19:59

Eu também só desenhava no SketchUp, mas não sentia necessidade de renderizar. Agora estou começando a usar o Kerkythea. Meu primeiro projeto ficou sem graça e sem realismo. Quase não deu diferença entre o renderizado com o desenho original do SU. Portanto, tenho umas dúvidas:

Apenas desenhar no SU, aplicar texturas, exportar e renderizar, já dá alguma diferença ou obrigatoriamente tem que editar os materiais no KT pra ficar parecendo uma foto?

Quando abri o xml no KT, só conseguia selecionar alguns materiais. A maioria parecia estar “agrupado”. Por exemplo: ao selecionar uma porta com textura de madeira ou uma janela com vidro, na árvore de elementos a estrela indicava a mesma seleção: Front face. Isso é erro na modelagem do desenho?

• 06/10/2015 às 19:46

@fsantos, se vc renderizar sem configurar nenhum material, não vai ficar muito diferente da imagem do SketchUp puro!

Oq o renderizador faz basicamente é trabalhar com as luzes da cena e os efeitos nos materiais, que dependem de configuração, como os reflexos, refrações, bumps, etc.

Não é tão simples assim… se fosse só clicar em renderizar, não existirão fóruns de discussão sobre o assunto e muito menos profissionais especializados nisso… já te adianto que vai ter que estudar bastante para atingir uma alta qualidade!

Quanto ao seu problema com as texturas, da uma olhada nos links que postei na resposta de outro tópico:

http://sketchupbrasil.com/grupos/kerkythea/forum/topic/erro-exportacao-do-sketchup-para-o-kerkythea/