Kerkythea

Soft Shadow

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Fernando Padão Fernando Padão 6 anos, 6 meses atrás.

• Autor
     |  217 Views Posts
    Foto de perfil de Fernando Padão

Bem, a questão:
    este teste fiz no Vray e gostei da suavização da sombra no encosto da poltrona.

ai tentei várias vezes no KT e não estou conseguindo.

Na imagem abaixo do Kt – (mudei os valores varias vezes e não deu em nada).
    Radius 0.200
    Multiplier 0.800
    Iradiance 1.000

Alguém sabe como conseguir o resultado da primeira imagem?
    obrigado

Foto de perfil de WillerMarinho

ê Padão, nao sei nada de KT. Mas no Vray essa suavização é dada pelo tamanho do sol, e da qualidade da sombra. No Vray Enviroment> GI color [no M] vai aparecer o da imagem abaixo:

01 – é justamente o tamanho do sol, que deixa a sobra mais esfumaçada. Porem se somente aumentar o tamanho do sol, a sombra ficará cheia de ruídos.
    02- Entao tem que aumentar a qualidade da sombra, aumentanto o subdvis. É proporcinal: quanto maior o tamanho do sol, maior tem que ser a qualidade, pois senao ficará com os ruídos.
    PS: Size= 3 e Photon Subdvis= 1500 são config que eu coloco em meus renders.

Sei que sua intenção é saber no KT, mas talvez tenha algo parecido *–*. Espero ajudar

Padão (levando em consideração as propriedades da Omni Light do Vray), ja tentou aumentar mais o Radius ?

Foto de perfil de Daniel Viana

Posso estar errado, mas o motor influencia um pouco.

Marinho, estas relações no Kt não existem, pelo menos acho que não.
    Marlon quando aumento o Radius a sombra fica toda cheia de pontos- veja:

Apocalipse: testei alguns motores mas não deu, ai deixei no MLT uns 26 passes. Só que não sei usar o Photoshop para suavisar os pontilhados, para ver se funciona.
    quem souber, por favor.

Foto de perfil de SraTowers

ahaha, o Mauricio ta fazendo falta aqui hein… kkk… cancela as férias ai pra socorrer agente… kkk

Foto de perfil de Georgeo Gustavo Ribeiro

Tambem estou tentando alguma coisa, mas nao estou conseguindo. Assim que eu tiver uma imagem melhor eu posto.

Foto de perfil de guigolino

Fala galera!
    vou pegar o trem andando mas vou tentar ver se ajudo em algo:
    – certa vez lembro que o Maurício falou que se for usar o softshadows,utilize o moto de render CUSTOM SETTINGS, pois a partir do momento que você seta a sombra você tem que usar um motor de render que permita a sua setagem, que seria o custom settings = configurações personalizadas.
    – outra coisa que notei é que o aumento do radius da shadow aumenta absurdamente o tempo de render

daí saí fazendo uns teste com a cena do pessoal do vray, mas só voltado para essa questão das shadows mesmo:

nessa só fiz ativar o soft shadows, com as setagens padrões dele e ativei também o ultra fine das shadows no setup do render.

nessa só aumentei o valor do radius para 5.000

aqui subi o valor do radius para 20.000

aqui deixei com 10.000 e foi o resultado que mais gostei pois não ficou tão marcado e nem tão granulado…
    outra coisa que notei é que esse valor do radius varia de cena para cena…os mesmos 10.000 que usei nessa não ficariam bom em outra cena, então basicamente é sair testando…lembrando que pesa no render e pelo menos para mim que busco renders mais rápidos para clientes é um pouco inviável o uso…

e respondendo ao Padão, para suavizar esse granulado pode-se usar a ferramenta BLUR TOOL(desfoque) que fica na paleta da esquerda do PS…daí é só dar um zoom na imagem e ir desfocando o granulado.

espero ter ajudado!
    Abraços!

Foto de perfil de José Osvaldo Henrique

Isso aí Guigolino
    Para além de ligar o soft shadow é necessário ir em Render/Setup/Ray Tracing… em Soft Shadow escolher o “Fine” ou o “Ultra Fine”– esses dão as melhores suavizações, contanto que seja renderizada em “Custom Settings”.
    Se for em um outro motor: PM e MLT, PM principalmente o uso do PhotoShop é necessário.
    Uma coisa é que as configurações no kerkythea diferem de computador para computador (a configuração de cada um).
    Fiz algumas experiências com a mesma cena, e para além de mexer nos dados acima, ainda em Render/Setup/Global Ilumination …altere o “Accuracy”para 0.15 – Good
    que melhora muito os raios de luz e consequentemente as Sombras suavizadas.
    OBS: (se estiver errado me corrijam) Esse método de render sem materiais (no grupo de estudo do V_ray, chamam Override – material totalmente branco) é o chamado Render volumétrico. E esse é um motor característico do kerkythea que pode ser configurado no Sketchup mesmo e se Chama Clay. sigam o Link: Render Volumétrico com Kerkythea

Render em Custom Setings + Soft Shadows ligada

Clay render ou “Render Volumétrico” + Soft Shadows ligado

Mais dicas, futuramente no blog abaixo.
    Desde já abraços

Foto de perfil de W_Alexi

Galera!

Ótimo tópico!

Parabéns, os resultados são ótimos!

Abraço a todos!

Oi Guiolino e Joshen, legal as dicas, vou testar e depois comento,
    Valeu.

Foto de perfil de guigolino

Boa dica Joshen a do Clay render…parabéns, não lembrava dessa opção apesar de ter visto o mestre maurício falar nas aulas…

agora ficou bem parecido mesmo com a cena do vray que o padão postou…

Foto de perfil de Inácio Cesar Brauna Carneiro

Eu já havia aberto um tópico sobre este assunto, a algum tempo atrás e somente oito meses depois, obtive um resultado satisfatório. Quem quiser ver a dica que o Professor Maurício deu leia aqui.

Oi Ibrauna, fiz uma coisa que sempre fico puxando a orelha da turma, não postar sem pesquszar.
    Bem, fiz alguns testes ontem com os comentários feitos pelos colegas e não resolveram a questão, nem de perto ficaram como queria (ver imagem Vray).
    depois de usar o MLT, tentei retirar o granulado usando o filtro do PS e tambem não ajudou, qunado chegou no nivel de limpeza do granulado o desenho ficou desfocado.
    Ou existe uma solução, ou vou ter que conviver com a possibilidade do KT não resolver satisfatóriamente sombras leves.

Tambem fiz um teste. Renderizei em Custom Settings, coloquei o Softshadows e usei o Ultrafine. Na configuração do sol soft shadow – e global settings volume lighting. A luz do dia deixei as 7:30 horas da manha, nao rotacionei o arquivo no sket, para cheagar a uma iluminaçao apropriada. Realmente so funcionou no custom setting.
    Tentar ajeitar setar a sobra e renderizar em outro motor fica dificil.

O resultado me agradou muito a sombra ficou muito parecida com a do v-ray que o arqpadao enviou.
    Ta ai o verdadeiro grupo de estudo. Todos fazendo testes e pondo o resultado final e configurações afim de uma melhora para todos.

Tai, Georgeo, é isso mesmo, ficou muito bom ta suave.
    Podes passar as setagens que fez e onde fez, para que possa testar, quero chegar neste resultado.
    Legalzão.

Fiz novamente o teste e anotei a setagem da sena. Espero que ajude.

Tempo de render 3min e 40seg.

Georgeo, foi muito boa a sua dica e seu tut.
    Fiz os ajustes sugeridos e deu certo, preciso ajustar outras coisas, mas as sombras ficaram como estava esperando.
    Tem umas “luzinhas” no encosto que deveriam estar ali…
    Tempo de render 2min 37 s. (todo o ambiente)

Foto de perfil de Izabellima

Joshen, mto linda a ultima imagem. O que vc fez pra ela ficar com esse tom de branco?

Olá Izabel (o seu é com “z” mesmo?) risos
    Tem um link na minha postagem que mostra o video: Renderização Volumétrica- Clay Render.
    Abraços

Foto de perfil de Diii

Na minha humilde opinião, por mas que nosso amigo Padão tenha se esforçado, a imagem gerada pelo vray, ainda é superior. Mas nada que tire o seu mérito, todos sabem que o Padão é fodastico em seus trabalhos.
    Muito obrigado por compartilhar suas experiências.

Grande abraço.

Padão o problema da luz no encosto é o uso do motor.
    Sempre que isso acontecer, tentar usar um motor maior que ele.
    Link: Kerkythea – Render Methods
    Abraços

Foto de perfil de Diii

Aproveitando o gancho, o que sei sobre motor de render, resume a:

04 = testes gerais.
    06 e 07 = mais usados.
    08 = dizem q é perda de tempo usar.
    19= o mais complexo, demora pacas.

é isso.

Você deve fazer login para responder a este tópico.