Kerkythea

Soft Shadow

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Fernando Padão Fernando Padão 6 anos, 6 meses atrás.

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  • #25236
    Foto de perfil de Fernando Padão

    Bem, a questão:
    este teste fiz no Vray e gostei da suavização da sombra no encosto da poltrona.

    ai tentei várias vezes no KT e não estou conseguindo.

    Na imagem abaixo do Kt – (mudei os valores varias vezes e não deu em nada).
    Radius 0.200
    Multiplier 0.800
    Iradiance 1.000

    Alguém sabe como conseguir o resultado da primeira imagem?
    obrigado

  • #25245
    Foto de perfil de WillerMarinho

    ê Padão, nao sei nada de KT. Mas no Vray essa suavização é dada pelo tamanho do sol, e da qualidade da sombra. No Vray Enviroment> GI color [no M] vai aparecer o da imagem abaixo:

    01 – é justamente o tamanho do sol, que deixa a sobra mais esfumaçada. Porem se somente aumentar o tamanho do sol, a sombra ficará cheia de ruídos.
    02- Entao tem que aumentar a qualidade da sombra, aumentanto o subdvis. É proporcinal: quanto maior o tamanho do sol, maior tem que ser a qualidade, pois senao ficará com os ruídos.
    PS: Size= 3 e Photon Subdvis= 1500 são config que eu coloco em meus renders.

    Sei que sua intenção é saber no KT, mas talvez tenha algo parecido *–*. Espero ajudar

  • #25247

    Padão (levando em consideração as propriedades da Omni Light do Vray), ja tentou aumentar mais o Radius ?

  • #25265
    Foto de perfil de Daniel Viana

    Posso estar errado, mas o motor influencia um pouco.

  • #25267
    Foto de perfil de Fernando Padão

    Marinho, estas relações no Kt não existem, pelo menos acho que não.
    Marlon quando aumento o Radius a sombra fica toda cheia de pontos- veja:

    Apocalipse: testei alguns motores mas não deu, ai deixei no MLT uns 26 passes. Só que não sei usar o Photoshop para suavisar os pontilhados, para ver se funciona.
    quem souber, por favor.

  • #25278
    Foto de perfil de SraTowers

    ahaha, o Mauricio ta fazendo falta aqui hein… kkk… cancela as férias ai pra socorrer agente… kkk

  • #25290
    Foto de perfil de Georgeo Gustavo Ribeiro

    Tambem estou tentando alguma coisa, mas nao estou conseguindo. Assim que eu tiver uma imagem melhor eu posto.

  • #25297
    Foto de perfil de guigolino

    Fala galera!
    vou pegar o trem andando mas vou tentar ver se ajudo em algo:
    – certa vez lembro que o Maurício falou que se for usar o softshadows,utilize o moto de render CUSTOM SETTINGS, pois a partir do momento que você seta a sombra você tem que usar um motor de render que permita a sua setagem, que seria o custom settings = configurações personalizadas.
    – outra coisa que notei é que o aumento do radius da shadow aumenta absurdamente o tempo de render

    daí saí fazendo uns teste com a cena do pessoal do vray, mas só voltado para essa questão das shadows mesmo:

    nessa só fiz ativar o soft shadows, com as setagens padrões dele e ativei também o ultra fine das shadows no setup do render.

    nessa só aumentei o valor do radius para 5.000

    aqui subi o valor do radius para 20.000


    aqui deixei com 10.000 e foi o resultado que mais gostei pois não ficou tão marcado e nem tão granulado…
    outra coisa que notei é que esse valor do radius varia de cena para cena…os mesmos 10.000 que usei nessa não ficariam bom em outra cena, então basicamente é sair testando…lembrando que pesa no render e pelo menos para mim que busco renders mais rápidos para clientes é um pouco inviável o uso…

    e respondendo ao Padão, para suavizar esse granulado pode-se usar a ferramenta BLUR TOOL(desfoque) que fica na paleta da esquerda do PS…daí é só dar um zoom na imagem e ir desfocando o granulado.

    espero ter ajudado!
    Abraços!

  • #25300
    Foto de perfil de José Osvaldo Henrique

    Isso aí Guigolino
    Para além de ligar o soft shadow é necessário ir em Render/Setup/Ray Tracing… em Soft Shadow escolher o “Fine” ou o “Ultra Fine”– esses dão as melhores suavizações, contanto que seja renderizada em “Custom Settings”.
    Se for em um outro motor: PM e MLT, PM principalmente o uso do PhotoShop é necessário.
    Uma coisa é que as configurações no kerkythea diferem de computador para computador (a configuração de cada um).
    Fiz algumas experiências com a mesma cena, e para além de mexer nos dados acima, ainda em Render/Setup/Global Ilumination …altere o “Accuracy”para 0.15 – Good
    que melhora muito os raios de luz e consequentemente as Sombras suavizadas.
    OBS: (se estiver errado me corrijam) Esse método de render sem materiais (no grupo de estudo do V_ray, chamam Override – material totalmente branco) é o chamado Render volumétrico. E esse é um motor característico do kerkythea que pode ser configurado no Sketchup mesmo e se Chama Clay. sigam o Link: Render Volumétrico com Kerkythea

    Render em Custom Setings + Soft Shadows ligada

    Clay render ou “Render Volumétrico” + Soft Shadows ligado

    Mais dicas, futuramente no blog abaixo.
    Desde já abraços

  • #25314
    Foto de perfil de W_Alexi

    Galera!

    Ótimo tópico!

    Parabéns, os resultados são ótimos!

    Abraço a todos!

  • #25321
    Foto de perfil de Fernando Padão

    Oi Guiolino e Joshen, legal as dicas, vou testar e depois comento,
    Valeu.

  • #25322
    Foto de perfil de guigolino

    Boa dica Joshen a do Clay render…parabéns, não lembrava dessa opção apesar de ter visto o mestre maurício falar nas aulas…

    agora ficou bem parecido mesmo com a cena do vray que o padão postou…

  • #25340
    Foto de perfil de Inácio Cesar Brauna Carneiro

    Eu já havia aberto um tópico sobre este assunto, a algum tempo atrás e somente oito meses depois, obtive um resultado satisfatório. Quem quiser ver a dica que o Professor Maurício deu leia aqui.

  • #25347
    Foto de perfil de Fernando Padão

    Oi Ibrauna, fiz uma coisa que sempre fico puxando a orelha da turma, não postar sem pesquszar.
    Bem, fiz alguns testes ontem com os comentários feitos pelos colegas e não resolveram a questão, nem de perto ficaram como queria (ver imagem Vray).
    depois de usar o MLT, tentei retirar o granulado usando o filtro do PS e tambem não ajudou, qunado chegou no nivel de limpeza do granulado o desenho ficou desfocado.
    Ou existe uma solução, ou vou ter que conviver com a possibilidade do KT não resolver satisfatóriamente sombras leves.

  • #25348
    Foto de perfil de Georgeo Gustavo Ribeiro

    Tambem fiz um teste. Renderizei em Custom Settings, coloquei o Softshadows e usei o Ultrafine. Na configuração do sol soft shadow – e global settings volume lighting. A luz do dia deixei as 7:30 horas da manha, nao rotacionei o arquivo no sket, para cheagar a uma iluminaçao apropriada. Realmente so funcionou no custom setting.
    Tentar ajeitar setar a sobra e renderizar em outro motor fica dificil.

    O resultado me agradou muito a sombra ficou muito parecida com a do v-ray que o arqpadao enviou.
    Ta ai o verdadeiro grupo de estudo. Todos fazendo testes e pondo o resultado final e configurações afim de uma melhora para todos.

  • #25361
    Foto de perfil de Fernando Padão

    Tai, Georgeo, é isso mesmo, ficou muito bom ta suave.
    Podes passar as setagens que fez e onde fez, para que possa testar, quero chegar neste resultado.
    Legalzão.

  • #25362
    Foto de perfil de Georgeo Gustavo Ribeiro

    Fiz novamente o teste e anotei a setagem da sena. Espero que ajude.





    Tempo de render 3min e 40seg.

  • #25413
    Foto de perfil de Fernando Padão

    Georgeo, foi muito boa a sua dica e seu tut.
    Fiz os ajustes sugeridos e deu certo, preciso ajustar outras coisas, mas as sombras ficaram como estava esperando.
    Tem umas “luzinhas” no encosto que deveriam estar ali…
    Tempo de render 2min 37 s. (todo o ambiente)

  • #25415
    Foto de perfil de Izabellima

    Joshen, mto linda a ultima imagem. O que vc fez pra ela ficar com esse tom de branco?

  • #26671
    Foto de perfil de José Osvaldo Henrique

    Olá Izabel (o seu é com “z” mesmo?) risos
    Tem um link na minha postagem que mostra o video: Renderização Volumétrica- Clay Render.
    Abraços

  • #27492
    Foto de perfil de Diii

    Na minha humilde opinião, por mas que nosso amigo Padão tenha se esforçado, a imagem gerada pelo vray, ainda é superior. Mas nada que tire o seu mérito, todos sabem que o Padão é fodastico em seus trabalhos.
    Muito obrigado por compartilhar suas experiências.

    Grande abraço.

  • #27506
    Foto de perfil de José Osvaldo Henrique

    Padão o problema da luz no encosto é o uso do motor.
    Sempre que isso acontecer, tentar usar um motor maior que ele.
    Link: Kerkythea – Render Methods
    Abraços

  • #27518
    Foto de perfil de Diii

    Aproveitando o gancho, o que sei sobre motor de render, resume a:

    04 = testes gerais.
    06 e 07 = mais usados.
    08 = dizem q é perda de tempo usar.
    19= o mais complexo, demora pacas.

    é isso.

  • #29360
    Foto de perfil de Fernando Padão

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