• 19/01/2017 às 19:05

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se há como contornar o problema abaixo em relação à aplicação da textura no tecido (o tecido foi um componente que peguei no 3d warehouse).

    Pode-se notar que na face superior do componente a textura fica correta, porém nas dobras do tecido ela fica “desconfigurada”. Há alguma forma de contornar isso?

    Segue imagem:


    Desde já obrigado.

  • 20/01/2017 às 10:51

    Ola @gio-lima!

    Faz uma pesquisa no youtube com o seguinte titulo: “Mapeamento de textura no Sketchup”, vais encontrar bastante videos mostrando como resolver seu problema.

    Se der certo avisa!

    vlw!

  • 03/02/2017 às 16:10

    Boa tarde @edenilsonalmeida

    Desculpe pela demora, é que fiquei um tempo sem mexer no projeto.

    Consegui uma solução parcial pro meu problema, uma vez que ficou bem melhor do que antes, mas a imagem ainda apresenta distorções, como pode ser visto abaixo.

    Mas bem, está 100 vezes melhor que antes.

    Obrigado pela dica!

  • 04/02/2017 às 00:13

    Pra mim, esse é o maior problema do SketchUp, que ainda não tem uma solução realmente ótima para todos os casos de mapeamento de texturas, mas por enquanto existem algumas alternativas:

    1. Textura projetada, que acho que foi oq vc utilizou. Essa alternativa é boa quando o angulo entre as faces não é muito acentuado, se não acaba causando essa distorção;
    2. ThruPaint do plugin Fredo Tool, que é um dos melhores, senão o melhor;
    3. Plugin SketchUV, alternativa que pode resolver alguns mapeamentos que o ThruPaint não tenha produzido um bons resultados;
    4. Plugin QuadFace Tools, acho que é o que tem maior potencial de futuramente ser o plugin para mapeamento de textura que produzirá ótimos resultados em qualquer modelagem.
  • 04/02/2017 às 02:55

    @danielreple Nesse caso eu utilizei o SketchUV;

    Mas vou ver se testo estas outras alternativas que você indicou, e depois coloco aqui os resultados.