Materiais (Cores e texturas)

Problemas com pintura..já pesquisei no fórum e não adiantou

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  patriciacam 8 anos atrás.

• Autor
     |  550 Views Posts

Olá pessoal, Sou Alexandre, do RS.

Antes que me xinguem, dizendo que já existem tópicos com o mesmo assunto, vou avisando que já olhei eles e as dicas que foram descritas não funcionaram ( inverter faces , lado azul, lado branco, etc). Depois do projeto estar já meio carregado de informação, é um tormento pintar paredes, mudar cores e texturas. Podo morrer clicando que ele não pinta a face que tu quer. Perco preciosos minutos de meus trabalhos lutando com esse programa. Existe outro motivo para isso estar acontecendo??? Será que meu PC é fraco (pentium 4 HT 2,6ghz, 1 gb de ram DDR 400mhz, placa intel 875 pearl, Placa de vídeo ATI Radeon 9600 pro 256mb 128 bits) ??? To usando o SK 7 free, será que minha versão tem problema??? Outros colegas meus também sofrem com o mesmo problema. Ta ficando complicado trabalhar com esse programa.
    Espero que alguém consiga me dar algum auxílio.

Abração

mande um arquivo seu onde este problema acontece para avaliação – mande para meu e-mail – [email]arqpadao@hotmail.com[/email]

se quiser também poste um print screen dos processos que você está adotando.
    Os materiais que está tentando aplicar são os originais do sketchup?
    Você consegue selecionar eles normalmente, ou eles não aparecem no quadro de preview?

Sette escreveu:
    se quiser também poste um print screen dos processos que você está adotando.
    Os materiais que está tentando aplicar são os originais do sketchup?
    Você consegue selecionar eles normalmente, ou eles não aparecem no quadro de preview?

Sette, estou trabalhando com cores e texturas originais do sketchup ( cor branca, por ex). Notei que quando desenho uma porta, por ex e agrupo ela, ele pintava ela inteira sem problema. Mas agora nem isso ta funcionando. O Arquivo está com uns 20 mb de tamanho, por que coloquei carros e pessoas em 3d pra dar mais realismo. Será que isso tb influencia???

Na verdade o sketchup deve estar bem carregado, você já tentou desativar os outros layers antes de tentar pintar algo que voce queira?
    O que quero dizer é que as vezes ele está pintando, só que como o arquivo está muito grande ele pode gerar um lag, devido a limitação do SU.
    Eu quando faço uma modelagem deixo para aplicar os materiais por ultimo, as vezes ela chega a 20mb sem ter nada de material, apenas linhas e faces.
    Faça o seguinte, primeiro vai em Window>Model Info>Statistics>Purge Unused.
    Depois desabilite todos os layers que não for trabalhar, por exemplo se você quer pintar um telhado, desabilite todos os outros layers e pinte seu telhado. Carros e vegetações, por mais que eu insira eu só habilito quando vou pegar as imagens que quero, no mais deixo sempre desabilitado pois pesa demais.
    Se ainda sim você não conseguir pintar, pode ser um bug, que nunca vi nada parecido mas tem uma solução, entre no grupo ou modelo e dê 3 cliques, ele selecionará tudo, faces e linhas, e então tenta pintar com tudo selecionado.

ps: Volta aqui depois pra dizer se resolveu ou não, e se não conseguir de forma alguma pode fazer um upload do seu modelo para podermos baixarmos e verificarmos se é algo com seu modelo ou com o seu SU.

Estava procurando solução para o meu problema e achei este tópico com o caso bem parecido com o meu.
    Em primeiro lugar o problema não é com configuração do pc o meu é um Core 2duo e acontece a mesma coisa.
    Não é questão de Layers pois já trabalho com o SU a alguns anos e vc cria esse hábito de abrir e fechar layers no momento devido.
    Não é problema de modelo, de arquivo, não é único é geral. Acontece com todos os arquivos.
    A algum tempo já pedi esta mesma ajuda aqui mas mas ninguem respondeu minha pergunta.
    Instalei o SU7 no meu PC desde que foi lançado e logo de cara vi que ele funciona com mais rapidez, inclusive se sua modelagem estiver com a sombra ativada. Mas esse problema com a pintura me deixou desanimado.
    Já o reistalei duas vezes e até hoje continuo usando a versão 6 porque não acho solução para esse problema.

sei que posso estar falando bobeira .. mas … essa pintura que vc esta fazendo é no grupo..ou na face direto ?

Se vc tiver uma pintura dentro do grupo , , ou seja pintou uma face dentro do grupo …. depois vc nao pode pintar o grupo pq ai a cor nao vai mudar , vc tem que entrar no grupo e pintar ,, ou tirar a pintura la de dentro e pintar só por fora ( o que não é legal) .. sei que pode ser bobeira. . mas fica ai … pq é o unico jeito que eu sei de vc tentar pintar e nao ir .. se nao for isso é teto preto mesmo …

phmeier escreveu:
    sei que posso estar falando bobeira .. mas … essa pintura que vc esta fazendo é no grupo..ou na face direto ?

Se vc tiver uma pintura dentro do grupo , , ou seja pintou uma face dentro do grupo …. depois vc nao pode pintar o grupo pq ai a cor nao vai mudar , vc tem que entrar no grupo e pintar ,, ou tirar a pintura la de dentro e pintar só por fora ( o que não é legal) .. sei que pode ser bobeira. . mas fica ai … pq é o unico jeito que eu sei de vc tentar pintar e nao ir .. se nao for isso é teto preto mesmo …

Estranho isso meier, quando eu pinto uma face dentro do grupo, e em seguida seleciono outra textura e pinto o grupo todo, ele pinta todas as faces exceto a que eu ja havia pintado.

mas ja aconteceu de tentar pintar um grupo ou componente e não aceitar, a solução foi explodir e reagrupar.

ibrauna, você ja reparou se é apenas com arquivos grandes ou se você começar um projeto agora e de cara colocar um componente ou criar um grupo simples (tipo um cubo) acontece o mesmo?

Outra coisa que pode estar ocorrendo, é que por algum motivo tudo que voce agrupa ja fica com o locked ativado. verifique isso.

geralmente quando tenho esses problemas de não conseguir pintar alguma área…
    eu apenas seleciono a face que vai ser colorida e pinto ela de forma normal, mais o menos do jeito q se edita a cor de um objeto baixado….
    aqui foi uma solução simples que achei e até o momento não tive problemas com ela…….
    …….
    abraço…….

É isso ai que to falando mesmo sette … se vc dentro do grupo pintar tudo por exemplo, depois por fora vc nao vai conseguir pintar … mas vai ter uma textura aplicada sem ser usada ,, e no vray vai ter problemas por exemplo…

Tipo .. pinta dentro de amarelo .. por fora aplica um vermelho no grupo .. o vermelho nao vai aparece .. vai tudo continuar amarelo .. mas se vc entrar no grupo e pintar as faces com o default ( sem material) … ai vai ficar tudo vermelho .. pq ele ta aplicado no grupo por fora … saca ?!

Sette escreveu:

ibrauna, você ja reparou se é apenas com arquivos grandes ou se você começar um projeto agora e de cara colocar um componente ou criar um grupo simples (tipo um cubo) acontece o mesmo?

Outra coisa que pode estar ocorrendo, é que por algum motivo tudo que voce agrupa ja fica com o locked ativado. verifique isso.

No meu caso Sette eu começo realmente um arquivo novo, simples, com um cubo como no seu exemplo sem nem agrupá-lo e ele já começa a apresentar esse problema.
    Não só na questão de aplicação de materiais que é uma das últimas coisas que eu faço na modelagem, o simples fato de querer selecionar uma face pra fazer um push/pull se torna dificultoso.
    Somente em alguns ângulos de visão consigo isso e as vezes em ângulo nenhum. A face se torna “inselecionável”.
    E interessante é que se eu salvar este arquivo simplesinho e abri-lo na versão 6, ele não apresenta nenhum problema, seleciona, puxa e aplica material normalmente.

Cara isso é muito estranho, já aconteceu de não conseguir selecionar um modelo muito pesado, exemplo do cubo, se tentava selecionar uma face, ele selecionava a posterior.
    Mas acontecia justamente no SU6, e quando troquei de PC com uma placa de video um pouco melhor, esse problema não aconteceu mais.
    Cheguei até a abrir o SU7 e verificar todas as configs de preferências, de emty info, model info, style, para ver se descobria algo novo.
    Mas ainda não sei te responder.
    Se descobrir algo te aviso.

Estou com o mesmo problema.
    Mas o meu tbm tem o seguinte: no modo “selecionar” (aquele que a face fica com as bolinhas azul) eu clico na face que quero selecionar mas ele seleciona a face que está atrás dela, mesmo que não esteja no meu campo de visão. Na hora de aplicar o material o mesmo problema ocorre, pinto a da frente, mas o material é aplicado atrás.
    Será que é alguma configuração errada?
    Aguardo resposta

Obrigado.

luizbeirao escreveu:
    Estou com o mesmo problema.
    Mas o meu tbm tem o seguinte: no modo “selecionar” (aquele que a face fica com as bolinhas azul) eu clico na face que quero selecionar mas ele seleciona a face que está atrás dela, mesmo que não esteja no meu campo de visão. Na hora de aplicar o material o mesmo problema ocorre, pinto a da frente, mas o material é aplicado atrás.
    Será que é alguma configuração errada?
    Aguardo resposta

Obrigado.

eu tive esse tipo de problema com o su 6, desde que passei a usar o su 7 em uma máquina com uma placa de vídeo um pouco melhor este problema desapareceu.
    Acredito que não seja nenhum tipo de configuração não.

vou tentar trocar para o 7. Mas teria que achar um novo vray.
    E outra coisa. Eu usava o 6 normal,e do nada ficou assim :S

Veja bem, não estou dizendo que o problema seja o SU 6, mas provavelmente a placa de vídeo, verifique se ocorre com todos os tipos de arquivos ou somente com arquivos mais carregados.
    Ja utilizei o su 6 em outras máquinas e não tive esse tipo de problema.

Olá!!!

Pelo que vejo, eu também já passei por problema parecido e resolvi da seguinte forma: eu clico com o botão direito na ÁREA DE TRABALHO depois em PROPRIEDADES, na janela que aparece vou na aba CONFIGURAÇÕES e clico no botão AVANÇADAS. Na janela que abrirá, vá em SOLUCIONAR PROBLEMAS e diminua a ACELERAÇÃO DE HARDWARE para o segundo nível.

Isso fará com que sua placa de vídeo não trabalhe forçada e se torne mais compatível com os programas.

Espero ter ajudado, se der certo depois conte aí pra gente!

Bom dia, pessoal, esse é meu primeiro post.
    Estou com o mesmíssimo problema: muitas vezes não consigo selecionar as faces e nem aplicar material – e os arquivos não são tão pesados.
    Troquei há pouco meu PC (Core 2 Duo, 4 GB de ram), acredito que não seja ele o problema. É a primeira vez que trabalho no 7, com o 6 eu não tinha esse problema, mesmo tendo uma máquina inferior.

klenio27 escreveu:
    Olá!!!

Pelo que vejo, eu também já passei por problema parecido e resolvi da seguinte forma: eu clico com o botão direito na ÁREA DE TRABALHO depois em PROPRIEDADES, na janela que aparece vou na aba CONFIGURAÇÕES e clico no botão AVANÇADAS. Na janela que abrirá, vá em SOLUCIONAR PROBLEMAS e diminua a ACELERAÇÃO DE HARDWARE para o segundo nível.

Isso fará com que sua placa de vídeo não trabalhe forçada e se torne mais compatível com os programas.

Comigo não funcionou! 🙁

Talvez possa ser por alguns motivos que eu acho. Uma delas pode ser que vc possa estar intalando e desinstalando o SU para trocar um pelo outro tipo 6 pelo 7 ou vice versa. Aqui quando eu usava o SU instalavel eu estava com problema que quando eu queria intalar o 7 ficava dando erro ae eu tinha que lipar os registro etc.
    Depois que eu passei a usar o SU pro 7 +vray +plugins que não é intalavel no meu pc nunca mais tive problemas. Ae vai de acordo com as necessidades de cada um se caso vc queira ficar enchendo seu SU de plugins da internet ae eh outro assunto.
    Segunda tbm é como phmeir e sette disse.
    Terceira poderia ser tbm como exemplo que vc abre sua cena e queria colocar um movel do warehouse que baixou ae vc abre o aquivo pra ver e acaba tendo 2 SU abertos. 1 o Su da Maquete 2 o SU do movel. Vc acaba clicando no Movel do SU e dando um Ctrl+C para copiar e um Ctrl+V no SU da Maquete e quando vc ajusta ele no lugar certim e aplica material funciana blza e na hora do render ele não aparece. Melhor maneira do terceiro sugestão seria importar esse movel pra maquete em vez de copiar de outro SU aberto.
    A quarta talvez poderia estar com defeito na malha, observação ” Na hora da modelagem desligue as sombras e o sol de SU para nao ficar muito Pesado”, Confira a modelagem se esta tudo certo suas partes, junções, malha e modo de agrupamento, também não esquecendo a forma certa de ajustar os materiais no Vray como Linket ou MTL ou a forma certa que esta importando esse materias, texturas e objetos.

Caso alguem queria usa o SU que estou usando ja foi postado aki no forum 😀 Mais vou logo avisando que ele não é instavel, e não e necessario atualizar. É soh abrir o exetutavel SU e soh alegria http://www.sketchupbrasil.com/modules/xforum/viewtopic.php?topic_id=2193&forum=14 resfrescando a memoria
    Espero que meu pouco conhecimento em SU tenha ajudado.

Eu reinstalei o SU6 e o problema persiste, mesmo em projetos novos de menos de 10kb. acredito entao q nao seja problema da placa de video, pois antes funcionava. Caso o SU7 funcione, será que é possivel eu fazer o projeto no 7 e depois abri-lo no 6 para renderizar, pois nao tenho o vray para o 7.

Grato

Mas é claro que sim luizbeirao, vc só tem que no SU7 salvar como e mudar para a versão 6 na caixa salvar como tipo.

Olha gente, depois que reabriram este tópico eu tirei um tempinho pra dar uma fuçada no problema e finalmente CONSEGUI RESOLVER, a entrave do meu SU7.
    A alguns posts atrás eu mostrei o problema do meu, dai reinstalei várias vezes e até desistalar até a versão 6 – me deu uma coisa ruim, pensava que não conseguiria mais as minhas configurações que eu tinha a tanto tempo mas graças a Deus voltou tudo normalmente.
    Bem eu achava que alguma coisa na versão 6 poderia estar interferindo na versão 7. Mas quando reinstalei a 6 esta foi quem ficou com o mesmo problema ao invéz de resolver o da 7. Oh complicação.
    Dai fui em outros foruns e li sobre o “OpenGL”, que inclusive já foi comentado sobre isso em outro tópico.
    Todos diziam para desabilitar o “Use fast feedback” mas no meu já estava desabilitado então resolvi fazer ao contrário e habilitá-lo e ai tchanraaaaam… não é que funcionou perfeitamente.
    Agora estou finalmente usando a versão 7 sem nenhum problema.
    Para quem quiser testar e não sabe o OpenGL vc abre em

MUITO OBRIGADO IBRAUNA.
    meu deus, nao tens noção do quanto me ajudasse. alterar as config. do openGL funcionariam sim. mais um vez muito obrigado :D:D

abraço

O moderador Arqpadão já havia tratado deste assunto aqui com mais detalhes, mas não consegui encontrar o tópico. Mas se resolveu o teu problema me sinto feliz por ter ajudado qualquer coisa é só perguntar.

iBrauna escreveu:
    Olha gente, depois que reabriram este tópico eu tirei um tempinho pra dar uma fuçada no problema e finalmente CONSEGUI RESOLVER, a entrave do meu SU7.
    A alguns posts atrás eu mostrei o problema do meu, dai reinstalei várias vezes e até desistalar até a versão 6 – me deu uma coisa ruim, pensava que não conseguiria mais as minhas configurações que eu tinha a tanto tempo mas graças a Deus voltou tudo normalmente.
    Bem eu achava que alguma coisa na versão 6 poderia estar interferindo na versão 7. Mas quando reinstalei a 6 esta foi quem ficou com o mesmo problema ao invéz de resolver o da 7. Oh complicação.
    Dai fui em outros foruns e li sobre o “OpenGL”, que inclusive já foi comentado sobre isso em outro tópico.
    Todos diziam para desabilitar o “Use fast feedback” mas no meu já estava desabilitado então resolvi fazer ao contrário e habilitá-lo e ai tchanraaaaam… não é que funcionou perfeitamente.
    Agora estou finalmente usando a versão 7 sem nenhum problema.
    Para quem quiser testar e não sabe o OpenGL vc abre em

Eu já estava pronta pra comemorar, pq pesquisei por tudo e não achei ninguém que tivesse o mesmo problema além de nós aqui… mas não funcionou, meu problema continua!
    Já estou quase desistindo e voltando pro 6… 😥

Poxa Patricia que pena, prometo que vou continuar pesquisando a respeito do assunto pra ver se acho uma solução mais detalhada e precisa ok.

iBrauna escreveu:
    Poxa Patricia que pena, prometo que vou continuar pesquisando a respeito do assunto pra ver se acho uma solução mais detalhada e precisa ok.

Ok, obrigada!

Voltei.
    Posso estar cantando vitória antes da hora, mas refiz todos os passos mil vezes, e agora, depois disso:

klenio27 escreveu:
    Olá!!!

FUNCIONOU!! 😀

Perguntinha: no quê mais essa opção de deixar a aceleração de hardware no segundo nível pode interferir?
    Será que vou ter que configurar assim toda vez que usar o SketchUp e depois voltar na que estava antes?

Obrigadão, pessoal!

Você deve fazer login para responder a este tópico.