Materiais (Cores e texturas)

textura de tela com transparencia

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de leofrizzo leofrizzo 7 anos, 8 meses atrás.

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  • #11567
    Foto de perfil de leofrizzo

    olá pessoal

    estou com um problema para fazer uma textura de tela.
    uso a mesma imagem jpg para fazer tanto o diffuse qto o transparency
    aqui está a imagem: http://img196.imageshack.us/i/tela1e.jpg/
    quando crio o material diretamente no editor de materiais do vray, consigo fazer a transparencia da tela normalmente, porém a textura fica mto pequena..
    aí acontece o problema: quando insiro a imagem através do sketchup como um material para poder editar seu tamanho e deixar em proporção com o restante da cena e dai crio o material do vray a partir do sketchup (vray linked material) não consigo fazer a transparência da tela, apesar de fazer tudo exatamente igual a quando faço da outra maneira.

    já editei a imagem no ps aumentando seu tamanho mas não adianta…

    estou quebrando a cabeça há um tempo já com isso, preciso muito da ajuda de vocês

    desde já agradeço pelas eventuais respostas..abraço

  • #11568
    Foto de perfil de Nandim

    Lá na parte onde você aplica a imagem no vray, acho q tem umas configurações q mudam o “tamanho” da textura……não sei se estou falando besteira…..hehehe
    Mas pela situação vale a pena dar uma explorada, vai ver ajuda em algo….
    ………
    Não tenho mais detalhes sobre, pq é uma suposição……
    mas na tentativa de ajudar……
    abraço…….

  • #11573
    Foto de perfil de ruaronr

    Amigo pelo o que eu entendi isso é mesmo um parada da no v-ray que eu nao sei o motivo..(acho que pq como é um material ligado ele nao deixa fazer alterações desse tipo) faz o seguinte..

    1 coloca a textura pelo sketchup configure o tamanho que vc quiser..

    2 add o material no v-ray “vray linked material”

    3 vai em editar o material selecione o difuse ( que esta com uma bolinha vermelha) e delete..

    4 Feito isso adicione um novo diffuse ( que dessa vez vai ficar com uma bolinha cinza) e configura ele da maneira que vc fez com o primeiro.. colocando a textura no color e no tranparency..

    acho que deu para entender ne?

    Vlw

  • #11574
    Foto de perfil de DaniloPaiva

    Olá Leofrizzo!
    Isso se eu não me engano já foi descutido no Forúm.
    Não pode ser linked MTL; tem que ser VrayMTL.
    1° vc deve mapear sua textura no SU

    Esta foto acima eh de uma textura do proprio Sketchup com fundo transparente. Vc deve aplica-la num plano e exportala como uma foto JPGE ou PNG.

    2° Adicionar essa foto de exportação no canal difuse e transparency do seu material. Pq o Vray MTL é sô para a opacidade e tamanho que vc escolhe; e a foto adicionada nos canais, é para cor e referencia de transparência.

    Vlw abraço!

  • #11582
    Foto de perfil de phmeier

    solução pratica: vray 1.5

  • #11824
    Foto de perfil de leofrizzo

    eai galera

    depois de muitas tentativas consegui fazer…
    segui as dicas do DaniloPaiva, só que após aplicar o material nos objetos pintava-os com uma cor qualquer, quando deveria deixar a textura da tela (depois entendi que para preservar o mapeamento)…

    o próximo passo agora é fazer o bump..

    muito obrigado pela ajuda de todos!

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