Materiais (Cores e texturas)

Texturas criadas por mim

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Fábio Wilson Rezende 2 anos, 3 meses atrás.

• Autor
     |  601 Views Posts

Bem, criei esse tópico para postar as texturas que eu criei (bump, mask, reflection, displacement, até mesmo diffuse). Fica em aberto para quem tiver ai e ter sido criada por você (bump, mask, reflection, displacement, até mesmo diffuse) postar aqui.

Por enquanto eu ainda não faço muitas do 0, criando e Diffuse e tals, pego mais o Diffuse pronto e só faço Bump e outros mapas.

Vou postar algumas agora e conforme eu for criando mais eu posto aqui.

WoodenFloor

Diffuse (pego no site do Nomeradona):

Bump:

Reflection Mask – Displacement:

Diffuse (pego na pasta de texturas do Max – Usado na minha versão da Sala animal do Nandim):

Bump – Reflection Mask – displacement:

Stone Wall

Diffuse (pego na pasta de texturas do Max – Usado na minha versão da Sala animal do Nandim):

Displacement

Bump

Paver

Diffuse

Displacement

Bump

Pastilhas

Diffuse – Azul

Diffuse – Vermelho

Diffuse – Verde

Bump

Displacement – Reflection Mask – Bump

12/06/2011
    Placas de Concreto – Imagem pega em um “making of
    O que eu fiz ? Peguei a imagem original, cortei a parte que me interessava, e fiz umas alterações. Perceba que a qualidade não está muito boa, pois a imagem não era grande. Veja a imagem original ali em baixo

Diffuse – Sem Dirt

Diffuse – com Dirt

Bump – Glossines

Displacement – bump – Reflection Mask

Dirt Mask

Specular – Bump

Imagem Original

Um pequeno Preview – É uma RecLight ali no meio sim, coloquei para ver como ficaria o bump e reflexão.

Piso da Vovó… haesiuhieash

Imagem original

Diffuse

Bump, Displacement, Reflection Mask, Mask

Por enquanto é isso, espero que seja útil para alguem.

Abraços

Show manolo…….
    os pisos de madeira usados na configuração legal ficam irados(já testei um)…………
    …….
    parabéns pela iniciativa…..
    ……
    abraçs…….

Valeu velho !

Tu é sortudo, ve essas texturas antes de todo mundo… huahuahua

abraços

Ótima iniciativa Marlon!!Vlw msm cara, tenho certeza de que como eu, vai ajudar muito gente aqui no fórum!!!
    abraçs

Parabéns Marlonn pela iniciativa! Estas pastilhas estão muito boas!

Post atualizado.

Coloquei mais uma textura ali.

Legalzão, coloque mais ai, hehehe.

E ai cara blz, me diz onde vc encontoru essas texturas pq es~tao muito boas e ainda por cima são aquelas texturas infinitas (sem dividórias), ta no aguardo. Vlw

Como eu disse no post principal, eu pego da internet e edito ou faço as minhas do 0 mesmo.

Os bump maps, reflection Mask, displacement map eu que faço.

No Photoshop claro.

Pô, muito legal…Obrigado!

estas coisas que me deixam confuso, eu leio que no bump se usa a mesma textura usada na imagem, e aqui vejo uma imagem criada para o bump, qual é o correto?

Mapa em Preto & Branco da textura usada no Diffuse.
    Ou seja, não é a mesma do diffuse.

Aproveitando o assunto gostaria de tirar uma dúvida, me corrijam caso eu esteja errado, Bump seria as texturas que tem “volume”, eu digo são as texturas que aparentam ter volume, como gram aem relevo ou pedra em relevo? se sim, como faço uma?

Sim, o bump seria o relevo de uma textura, as imperfeições, ondulações… as estrias em uma madeira, o rejunte de um piso por ex. Dependendo do renderizador, ha formas diferente de criar/aplicar um bump.

Mas no geral vc precisa de 3 texturas ou mapas:
    1-O diffuse (que seria a imagem original)
    2-O mapa de bump (essa imagem em preto e branco, onde td o q for preto permanecerá no lugar e td o q for branco ira se elevar, ter relevo)
    3-E o reflection mask (nessa mapa td o q for preto não terá reflexo, como o rejunte por ex, o q for branco terá reflexo).

A qtdade de reflexo ou altura do relevo é configurado no renderizador usado, atraves de varias opções, alterando os valores e parametros…

resumidamente é mais ou menos isso.

Roger , show de bola esta explicação, eu ja li não sei aonde aqui, um tutorial que se usava a mesma imagem do difuse, apenas clicando sobre ela e mandando inverter em uma opção que não lembro o nome agora.

desta forma que vc explicou deixou claro para mim como funciona, e no caso do reflection mask, pode se usar a mesma imagem usada no bump, correto ? ja que seguindo a linha do raciocinio que vc deixou, aonde esta preto não tera reflexão.

farei alguns testes para aprendizado.

valeu

Carlos

Carlos é isso.
    Esse esquema de inverter a textura (negativar a imagem) e usar como mapa de bump acho incorreta, pois se fizer isso com uma ceramica onde o rejunte for preto por ex, ao inverter essa imagem o rejunte ficara branco e é ele que irá se elevar em relação a ceramica, e precisa ser examente o contrário, o rejunte são sulcos rebaixados.

No reflection mak vc pode sim usar o mesmo mapa do bump, mas dependendo do material, pra obter um resultado mais real é preciso usar um pra cada.

Vou tentar explicar.

Vamos usar essa pastilha da pagina anterior como exemplo

Aqui esta o difuse, a textura original q vc ira aplicar ao modelo:

Esse seria o mapa de bump:

Note que a imagem tem um certo ruido (granulado), isso dará a pastilha uma textura, pequenas imperfeiçoes.
    Eu poderia usar essa imagem tb como reflection mask, mas o fato de ter esses pequenos pontinhos pretos, o ruido, faria com que o reflexo saisse com esses “pequenos furinhos, defeitinhos”, (lembrando q areas escuras nao refletem e areas claras refletem)
    Na “vida real”. essas pequenas imperfeições na pastilha tb refletem. A unica coisa que não reflete é o rejunte entre as pastilhas, então usamos um terceiro mapa, o de reflexão, com apenas a area do rejunte em preto e o resto em branco:

Então dessa forma só o rejunte nao terá reflexo, e a pastilha e todas suas pequenas imperfeições terão.

Espero q tenha dado pra entender.

abraços

Nossa… muito bom! Entrei de gaiato no topico! rs

Como podemos criar essas textura? existe algum tutorial que ensine?

Obrigado

Essas texturas você pode encontrar na internet e refina-las no Photoshop, ou algum programa específico para criação de Normal Map, Displacement Map, Bump Map, Diffuse Map, Specular Map…

Ou pode tirar uma foto do que tu quer transformar em textura e dar uma boooooa editada no Photoshop para ficar com a pesrpectiva correta e sem iluminação (interferência “brilho” highlight, de sombra). Mas dai o processo é muito mais trabalhoso.

Ae pessoal, Criei uma Pagina com varias Texturas
    A maioria eu Achei por ae!
    Eu utilizei o Blogger pq não estava afim de pagar Hospedagem nem Dominio!

http://duck3dtextures.blogspot.com/

Muito legal esse tópico. Parabéns Marlonnz e RogerCar.

Pessoal, eu tenho uma pasta aqui com diversas texturas divididas em classes, dá aproximadamente uns 260mb, como faço para disponibilizar isso pro pessoal do fórum?

Oi Machado,
    cvais ter de disponibilizar atravéz de um HD Virtual ou deixar um link destes sites de download.
    De qualquer forma esta sua atitude de compartilhar, por si só já é um presente.
    obrigado.

Buenas

Eu nunca usei o skydrive do msn, mas vamos ver se está funcionando, esse é o link, adicionei apenas 2 categorias até o momento pq é muito material, se alguém quiser testar, favor fazê-lo e depois me avisar se funciona ou não.

https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=a7a0b9c1aa329cde&resid=A7A0B9C1AA329CDE!161

Abraços – Lucas

Post atualizado. Piso adicionado ao post inicial.

Minha avó vai mobiliar o quarto dela novamente, com moveis mais novos e “atuais”, então minha mãe fez o projetos dos movéis e eu fiz o 3D e render. Mas como o quarto ja existe, eu tentei fazer o mais fiel ao real possível, então como não achei nenhuma textura assim em nenhum site, tirei uma “fota” (hahaha, mundo canibal rules) e fiz a textura, achei mais fácil que sair procurando… hahiueahsuiseah

Eu sei que vai ser inutil para muitos ou todo mundo, mas postei…

Abraços!

Fala Marlonz, muito boas tuas texturas.
    Não há como criar um tuto aqui não, de com você as faz?

Vlw

Eita panelinha tipica de fóruns, só respondem a quem delas fazem parte…

Boa noite galera,
    Alguém tem o link de algum tutorial onde ensine a criarmos essas imagens de bump e reflection mask? Porque tenho uma biblioteca de texturas, mas as mascaras fazem uma falta danada na hora do render, quero aprender pra gerar as mascaras a partir das texturas que ja tenho aqui.

O tópico tá show! Se alguém puder mandar mais essa dica já agradeço!

Valeu!

Não tem um padrão para qualquer tipo de textura, para cada uma agente acaba trabalhando de forma diferente. Quanto melhor for o seu conhecimento em PS, melhor ficarão seus mapas e em menor tempo!

Olha aí uns tutoriaizinhos que mostram o básico de como fazer:

Valeu Daniel, vou assistir aqui, mas já ajudou só em ter uma luz!
    Obrigada!

Muito show.Valeu por disponibilizar

Abs

Você deve fazer login para responder a este tópico.