• 30/09/2016 às 07:46

Bom dia amigos, alguém poderia me ajudar com dicas de como começar  a modelagem da peça abaixo? Já tentei copiar com as medidas exatas mas não estou conseguindo. Obrigado

peca-art-tek

• 01/10/2016 às 03:01

@bohdee, essa acho q tá facinho de modelar!

1. Importe a imagem para o SketchUp, clicando em Arquivo>Importar, marque a opção imagem, selecione a imagem, clique em Importar, depois clique em dois pontos no “chão” bem distantes ;
    2. Para conseguir trabalhar dentro das proporções certas do objeto, utilize a ferramenta Fita métrica (Tape) para redimensionar. Clique em dois pontos da imagem em que vc saiba exatamente qual a distancia entre eles, então digite o valor (pode ser umas 10 vezes maior que a medida do seu objeto real, pois o skt não trabalha muito bem com objetos muito pequenos, e no final da modelagem vc redimensiona ele novamente para a escala correta);
    3. Depois faça os contornos do topo desse objeto com as ferramentas de Desenho (Drawing);
    4. Apague as faces onde estão os buracos;
    5. Utilize a ferramente Empurrar/puxar (Push/Pull) para extrudar o objeto;
    6. Com o plugin Round Corner, arredonde as bordas, se necessário.
  • 03/10/2016 às 09:23

Bom dia a todos

@bohdee, dá pra fazer exatamente como o Daniel disse. Perfeito!!!

Mas dependendo da finalidade e do uso que fará com essa peça, tbm pode pensar na opção de modelar num Cad 3D, como por ex. no SolidWorks. Nele, além do 3D, vc já terá o 2D, através do qual poderá gerar o detalhamento para a fabricação da peça.

Além de trabalhar com o SketchUp e amá-lo de paixão, tbm sou projetista mecânico, por isso a sugestão do SolidWorks.

Espero ter ajudado, abs.

• 03/10/2016 às 10:24

Bom dia, vou seguir o Tutorial do amigo Daniel que acredito que irá sanar meu problema. Obrigado a todos pelas dicas.

Concluindo aqui deixo minha impressões…

• 03/10/2016 às 11:40

Passando para agradecer a ajuda dos amigos, consegui modelar a peça facilmente com os passos do Amigo Daniel. Muito obrigado mais uma vez.

Grande abraço.

• 03/10/2016 às 16:50

Amigo aproveitando o tópico para não precisar criar outro… existe uma maneira de desativar aquele opção quando vc está movendo um objeto ou até mesmo traçando uma linha que o sketchup fica detectando tudo que é ponto e travando neles? Já pesquisei bastante e não achei nada no google. Obrigado novamente.

• 04/10/2016 às 23:39

@bohdee, isso se chama inferência!

Que eu saiba, não tem como desativa-las.

Uma forma de contornar isso quando vc estiver trabalhando em partes muito pequenas da modelagem é aumentar o tamanho da escala do seu modelo, como eu expliquei na postagem anterior.

Artigo legal que explica como usar todo o potencial das inferências:

http://www.mastersketchup.com/sketchup-inference/

• 05/10/2016 às 07:51

Realmente, o Sketchup com peças pequenas peca um pouco, vou tentar sua dica amigo, obrigado pelo artigo vou ler também. Grande abraço.

• 05/10/2016 às 08:05

Bom dia!

Excelente esse tuto sobre inferências, Daniel.

Eu tbm pensava que não tem como desligar as inferências. Mas @bohdee, tenha certeza que elas muito mais ajudam do que atrapalham, na minha humilde opinião de usuário há mais de 8 anos de SU.

Quem sabe nas próximas versões a Trimble implementa um on/off para elas.

• 05/10/2016 às 08:35

Olá amigo Kear, eu sei que elas ajudam muito sim hehe…mas na minha opinião poderia ter uma configuração de intensidade dela que você pudesse diminuir essa interferência travando em menos pontos, acredito que me atrapalhe um pouco por eu tentar modelar peças pequenas como o amigo Daniel mencionou. Vou começar a aumentar e escala para trabalhar melhor…

• 07/10/2016 às 02:03

Sem elas não seria nem possível trabalhar no SketchUp, mas seria realmente ótimo se tivesse uma ou mais teclas de atalho para fixar ou desfixar as inferências!

Atualmente tem como fixar somente nos três eixos, utilizando as setas do teclado.

• 07/10/2016 às 07:24

Verdade sem a interferência seria muito dificil de trabalhar, eu fico muito frustado quando eu travo no eixo com a tecla shift e o sketchup ainda fica soltando a trava. Mas como ja mencionado o problema são os objetos muito pequenos e com muitos pontos que a interferência fica meia doida.

• 08/10/2016 às 00:51

@bohdee, é inferência! Interferência atrapalha mais ainda! hehehe…