• 26/01/2016 às 22:24

Prezados amigos, saudações.

Sou novo no fórum e pretendo me entrosar mais com pessoas que trabalham com o Sketchup também, para que nessa troca de experiências possamos evoluir.

Preciso desenhar uns tubos de metal, tipo 3″, àrea interna e parede de 4 mm que serão colocados na vertical. Até aí tudo bem.

Acontece que cada tubo dêsse de 0,50 cm de comprimento, terá um corte chanfrado em uma extremidade com um ângulo de 45º. Quando corto os tubos com a ferramenta Intersecção, as bordas do tubo ficam vazadas e não estou conseguindo preenche-las, isto é, tampar o vazio deixado pelo corte, porque a forma é inclinada.

Como eu poderia fazer isso ?

E a maneira que estou fazendo para cortar é a correta ?

Fico muito agradecido se alguém puder me orientar.

Um abraço.

Amando José

• 26/01/2016 às 23:25

@amandojose, seja bem vindo!

O SketchUp não costuma trabalhar muito bem em objetos com medidas muito pequenas, por isso te aconselho a, quando estiver modelando alguma coisa com detalhes muito pequenos, faça em uma escala maior, tipo 10x maior ou 100x, e quando terminar reduza para o tamanho correto. Lembre-se que vc deve agrupar o objeto que está redimensionando, para a escala do SketchUp afetar apenas este objeto.

Se não der certo, posta uma imagem de como está, para podermos te ajudar melhor.

• 27/01/2016 às 08:26

Prezado Daniel, saudações.

Muito obrigado pela sua prestimosa atenção, ótima explicação sôbre os tamanhos desenhados.

Apenas continuo com o mesmo problema em tampar o vazio inclinado deixado pelo corte em ângulo no tubo, conforme estou mostrando na imagem em anexo.

Se possível, veja se pode me orientar.

Um abraço agradecido.

Amando JoséTubo cortado em ângulo

• 27/01/2016 às 13:29

@amandojose vc deve usar o plano agrupado, botão direito no plano e make group, em seguida vc seleciona o tubo inteiro e vai em intersect faces, não apague o excesso ainda.. e em seguida vai no plano agrupado e intersect faces também.

Após fazer isso apenas apague o excesso.

SketchupBrasil

• 27/01/2016 às 21:55

Oi Victor3D, saudações.

Desculpe minha ignorância, mas não entendi a sequência de passos, fiquei boiando.

Para cortar eu inseri um retângulo inclinado no cilindro, depois usei Interseccionar Faces/Com modelo,  em seguida eliminei a parte de cima do cilindro ( o que eu queria eliminar ), retirei o retângulo que estava marcando o local e pronto.

Ficou a parte de baixa do cilindro com o corte inclinado, tudo bem, ótimo.

O meu problema é COMO eu tampo o buraco que ficou no corte do cilindro, conforme a imagem que mandei, porque outro cilindro não tampa porque a forma do vazio é oblíqua, diferente de um círculo perfeito, uma vez que está inclinada.

Não sei se estou conseguindo me fazer entender.

Mas meu muito obrigado por sua atenção.

Um abraço,

Amando José

• 27/01/2016 às 22:43

@amandojose Acabei de fazer um tutorial, vou postar.

• 27/01/2016 às 22:47

@amandojose Fiz um novo post na parte de (Modelagem), dê uma conferida.

Abraços.