• 04/08/2016 às 13:10

Boa tarde galera!

Esse é meu segundo post aqui no blog. Sou recente usuário de Sketchup + Vray e gostaria de algumas dicas de como melhorar minhas maquetes.

Recentemente peguei alguns freelas com arquitetos e estou tendo algumas dificuldades com blocos e modelagem. Minha duvida é a seguinte: quando o arquiteto já escolhe o modelo de sofás, poltronas, cadeiras etc… e eu não encontro esse mesmo modelo pronto em bloco 3D (seja em .skp ou .max), quando isso acontece o que vocês costumam fazer? Modelar o bloco ou comprar ele pronto?!

Se vocês modelam, leva muito tempo para modelar? Levando em consideração ser um objeto bem detalhado?

Por enquanto ainda não utilizo o  3dsmax (apenas para converter blocos para .skp), então modelar esses objetos com formas mais orgânicas no sketchup pra mim esta sendo difícil.

Se vocês puderem compartilhar experiencias de como vocês faziam quando estavam começando e dar dicas ficarei muito grato!

Alias, segue uma imagem que reproduzi recentemente.

Meus conhecimentos ainda são básicos. Então texturas um pouco mais complexas como tecidos, tapetes e cortinas, ainda estou estudando melhor esses materiais para chegar em um resultado mais interessante. Nessa imagem ainda tenho muito o que melhorar. Aplicar blocos mais realistas, estudar melhor os materiais da cortina, tapete e tecido da poltrona, environment e pos-produção.

A cortina já estou começando a entender melhor o material two sided e por enquanto foi esse o resultado que consegui. Já o tapete estou com dificuldades com o displacement, ele esta travando o render em algumas cenas, e por enquanto ainda não apliquei no tapete desse ambiente.

Enfim, o que mais vocês acham que dá pra melhorar?!

Já escrevi demais haha

Desculpem qualquer coisa.

Abraços.

• Este tópico foi modificado 4 meses atrás por Foto de perfil de Daniel Riglione Reple Daniel Riglione Reple. Motivo: Tópico movido para fórum mais adequado ao assunto
  • 04/08/2016 às 13:11

perspectiva2

• 05/08/2016 às 22:36

@rennerodrigues, no inicio é tudo mais difícil mesmo, mas aos poucos, com muito estudo e prática, vai facilitando!

Se vc quer crescer nessa carreira, vc tem que aprender a modelar qualquer objeto, pois sempre irão aparecer muitos objetos que não existem blocos e vc vai ter que modelar! Existem até profissionais que preferem modelar quase tudo na cena, para garantir uma altíssima qualidade do trabalho!

O SketchUp ainda não é um dos programas mais ideais para modelar objetos com formas mais orgânicas, mas com um pouco mais de trabalho vc consegue modelar qualquer coisa!

Alguns plugins indicados para modelagem de formas orgânicas:

Vc tem a opção também de contratar alguém mais experiente para modelar algum objeto, aí vai depender do seu orçamento disponível!

Sobre a imagem que postou:

• Não confunda textura com material! Material é oq vc edita no SketchUp/vray e textura é a imagem que vai dentro do material, que pode ter mais de uma textura;
    • Exceto em casos muito específicos, evite utilizar displacement! Ele pesa muito na renderização e se não entender muito bem como ele funciona, geralmente não vai ficar bom! O Bump tem um efeito semelhante, e se precisar fazer um tapete com mais volume, crie um Proxy;

• Achei a cortina muito transparente;
    • Essa poltrona é retona assim mesmo?
    • Esse modelo de papel de parede não ficou muito legal no teto.

De modo geral, tá bom seu trabalho. Aos poucos vc vai evoluindo!