Modelagem

Extrudar uma planta feita em CAD / Modelando uma planta existente

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  saponline 10 anos, 2 meses atrás.

• Autor
     |  557 Views Posts

Olá

Estou começando a usar o Sketchup 6 FREE e quero saber se é possível extrudar uma planta feita no CAD. Para fazer isso, é necessário redesenhar toda a planta, criando blocos que podem ser modelados, ou existe alguma ferramenta que reconheça as linhas feitas no CAD? Perde-se muito tempo para redesenhar tudo, mas é a única maneira que encontrei. Agradeço qualquer ajuda.

Oi
    Spiguel

O SU reconhece as linhas importadas do autocad, inclusive importa os layers. Para extrudar as paredes as linhas precisam estar fechadas para poder fazê-los com o push-pull. é bem fácil.
    (Dica extra) Para acertar a escala, pegue por exemplo uma porta com 80 cm, desenhe uma linha com esta medida e faça um scale até fechar uma com a outra.

até
    arqpadao

Olá
    arqpadao

Agradeço a ajuda. Realmente, importando um desenho já terminado, pude ver que todos os layers estavam lá. Mas como eu faço para o SU reconhecer as linhas do CAD como um bloco apenas? Como fazê-lo reconhecer as linhas como fechadas? Consigo isso somente quando traço linhas sobre as linhas do desenho já existente. O SU, quando trabalho direto com um desenho que acabei de importar, enxerga apenas linhas vazias, não permitindo que eu “puxe” o elemento. Quero saber se essa opção, a de “redesenhar”, é a única que existe ou existe algo mais prático.
    Até.

Eai

Veja este mini tutorial.

1. No autocad, limpe seu desenho, textos e cotas, deixe só o que for útil. Salve.
    2. Programe o SU em Windows/Model Info/Units para decimal e centimetros por exemplo. A precisão fica a seu critério.
    Em Loaction mude para Brasil escolha a sua cidade.
    3. Vá em File/Import. Arquivos tipo ACAD.
    Selecione o seu arquivo e Abrir. Depois do processo de leitura aparece a Janela “Import Results” OK.
    4. Esta la seu desenho cad na tela TOP. Dê um Zoom Extends.
    5. Vá em Layers e coloque como ativo o layer parede(s). Desligue os outros todos. Sobraram só as paredes em forma de linhas simples.
    6. Agora Faça o seguinte:
    Clique em dois pontos da linha de um grupo de paredes que estão interligadas com o comando Line, elas se fecharão automáticamente.
    Agora já podera extrudar com o comando PushPull.
    OBS: não precisa desenhar tudo. uma linha é o suficiente.
    Não esqueça de verificar a escala.
    Pegue uma linha ou um objeto que você sabe uma medidae cote e veja o resultado. Se precisar selecione tudo com todos os layers ligados, isso é importante, e aumente a proporção, 50(%) 100(%).
    OK
    Qualquer coisa é só fazer contato.
    arqpadao

A unica coisa que tenho a acrescentar ao roteiro do arqpadao é sobre a escala do modelo…

O autocad trabalha com “unidades de medida”, que podem ser mm, cm, polegadas, etc…

Na janela em que vc escolhe o arquivo a ser importado existe um botão “options”, que abre um menu onde é possivel definir as unidades que serão consideradas no modelo do sketchup. O padrão do sketchup é importar “feet”(pés), ou seja, uma parede que deveria ter 15 cm vai aparecer com quase 5 metros de espessura!

Entrando também no bate papo.

arqpadao, muito boa a sua explicação.Mas irei contribuir também.

Ponto de vista: Acho melhor trabalhar no Autocad para extrusão.

Quanto a redimensionar os objetos:
    Dica para escalonar ( scale ) após a importação :

1º Passo : Conferindo as unidades de trabalho

Definindo a unidade de trabalho de um arquivo novo:

Windows > Preferences > template

Aqui refre-se a quando abrimos um arquivo em qual sistema de medidas encontra-se o sketchup

Conferindo o sitema de medidas do sketchup para cada modelo desenhado:

Windows > model info > units

É possível trabalhar com diferentes unidades num mesmo modelo.

Configuração de precisão para escalonamento.

2º Passo : Importação do arquivo.

File > Import

-Deve-se aqui redimensionar o arquivo utilizando o comando scale.

-Observe a base de cálculo ( Distância real =distância aparente x Escala )

Entre com o valor da escala.

Boa sorte.

é isso ai pessoal, to gostando de ver, assim é que se aprende e se ensina, discussões e váriáveis sobre o mesmo tema…

Oi gente,

Infelizmente já tentei todas as dicas que colocaram aqui mas mesmo assim não consigo importar a planta do AutoCAD para o SU, sempre aparece a seguinte mensagem:
    ” Error opening AutoCAD import file:Can´t open file
    This does not appear to be valid AutoCAD DWG or DXF file or the file is write protected.”

Alguém pode me ajudar?????

Até mais….

Para redimencionar o projeto, o Rafael, aqui no Forum, no dia 12/7/2006 dá uma dica boa. Dê uma olhada. 😛

Lyla tente reinstalar o SU, para ver se o problema desaparece!

Para mudar a escala eu sempre utilizo o mesmo metodo, pq quando importo a escala é sempre menor:

1º) Importo a planta do Cad.

2º) Mudo a escala de medidas (Windows > model info > units) para metro.

3º) Seleciono o desenho e aciono o scale.

4º) clicko em um dos vertices (extremidade da diagonal) que aparecem, e digito 3,26125 (regra de três).

E sempre dá certo!!! 😀

LyLa escreveu:
    Oi gente,

Infelizmente já tentei todas as dicas que colocaram aqui mas mesmo assim não consigo importar a planta do AutoCAD para o SU, sempre aparece a seguinte mensagem:
    This does not appear to be valid AutoCAD DWG or DXF file or the file is write protected.”

Até mais….

salva o arquivo do cad como 2004…

Olá pessoal, sou novo por aqui, e esse tópico me ajudou bastante, to começando a mexer com o SU agora, entao esse tipo de discussão ajuda bastante!!! continuemos assim!! abraço a todos

Prezados colegas…

Estou vendo as diversas opções para redimensionamento propostas para trabalhos importados… no SU, o redimensionamento é muito simples, basta utilizar a ferramenta TRENA, você tem que previamente saber uma medida do trabalho importado, no caso de uma edificação, você pode como já sugerido utilizar uma porta de 0.80m.
    Depois de importado o trabalho, localize a região onde você tem a referência da medida e então clique no ponto inicial e depois no ponto final e então digite a medida.
    Observe a configuração de medida utilizada no projeto dentro do SU, você terá que respeitá-la para que o seu desenho fique na escala correta!

Abraços a todos!!
    ERJKILLER-2007 😉

LyLa escreveu:
    Oi gente,

Até mais….

Espero não estar ressucitando um tópico velho (não vi nada a respeito nas regras e o topico nem é tão velho assim ^^) mas para evitar esse erro, quando for salvar o desenho no autocad escolha a opção DXF e de preferência em uma versão mais antiga (como a 12 por ex).

Você deve fazer login para responder a este tópico.