• 22/04/2016 às 13:42

    Fala galera, Esse é um tópico destinado a tornar-se uma matéria para a nossa revista, Qual a opinião de vocês em relação a ferramenta caixa de areia, como utilizam essa ferramenta e em que ela geralmente se torna útil no dia a dia?

  • 25/04/2016 às 01:10

    Ótimo @allandesigner!

    Como já te disse em particular, excelente escolha de ferramentas para discutirmos!

    Bom, vou dar o ponta-pé inicial, começando pelo básico. As ferramentas de Caixa de areia (Sandbox), são nativas do SketchUp, ou seja, já vêm instaladas com o programa. Para acessa-las vc deve ativar a barra de ferramentas Caixa de areia ou ir no menu em Ferramentas > Caixa de areia.

    Apesar de terem muitas outras aplicações, têm como principal função a modelagem de terrenos com suas elevações topográficas.

    Para a criação desses terrenos, podemos utilizar curvas de nível importadas de outros programas, como o AutoCAD, ou desenhadas manualmente com as ferramentas básicas do SketchUp. Podemos também criar um plano dividido por triângulos, que são as formas geométricas em que estas ferramentas trabalham, e esculpir manualmente o terreno. Uma outra opção, muito acessível, é importar terrenos do Google Earth, que já vêm com uma topografia aproximada dos mesmos e podem ser  melhor trabalhados no SketchUp.

  • 25/04/2016 às 17:58

    Galera, Vamos movimentar mais esse tópico para gerar uma matéria bem bacana para a nossa revista, Expressem aqui a opinião de vocês quanto a essa ferramenta nativa do sketchup que é de muita utilidade para quem precisa modelar terrenos ou outros tipos de malha, Falem o que vocês gostam da ferramenta e o que acham que a trimble deveria fazer para melhorar a ferramenta (vai que algum representante da  Trimble vê a revista e resolve fazer a melhoria).

  • 26/04/2016 às 01:01

    @allandesigner, a grande maioria do pessoal mais olha do que posta alguma coisa. Vamos trabalhando no conteúdo e quem sabe alguém aparece com mais informações ou opiniões. Se ninguém mais se manifestar, tb não tem problema, pois quem está ganhando mais com isso é quem participa ativamente, pois nesse processo aprende muita coisa e fica exposto a novas oportunidades. Pode ter certeza que vai ter muita gente influente que vai ler essas matérias!

    Bom, voltando ao assunto do tópico, encontrei um plugin bem simples que supre uma das limitações das ferramentas da Caixa de areia, que ele não divide faces que não sejam triângulos, impossibilitando o uso dessas ferramentas na grande maioria das modelagens já iniciadas com outras ferramentas.

    O plugin que encontrei foi o  FaceSplit, que divide qualquer face em triângulos. Ele é realmente bem simples, com 7.05 KB e apenas uma função, dividir faces em triângulos conectando seus vértices ao centro da mesma, mas muito útil!

  • 26/04/2016 às 15:02

    Boa @danielreple, Vou iniciar a matéria então com o que eu tenho de experiência e aproveitar sua sugestão do facesplit.