Modelagem

RAMPA EM ESPIRAL

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de EugenioReis EugenioReis 9 anos, 2 meses atrás.

• Autor
     |  630 Views Posts

COMO FAÇO PARA MODELAR UMA RAMPA EM ESPIRAL? EU ATÉ CONSEGUI, MAS FOI UM PROCESSO MUITO DEMORADO, E ACREDITO EU TER UM PROCESSO MAIS FÁCIL.

EU DESENHEI O ARCO EM PLANTA, SUBI A PONTA ATÉ A ELEVAÇÃO DESEJADA E FUI FECHANDO O PLANO DESENHANDO TRIÂNGULOS, MAS ISSO ME TOMOU UM TEMPO ENORME…. ALGUÉM SABE UM MÉTODO MAIS PRÁTICO?

Foto de perfil de Fernando Padão

Davi
    depois de posicionar o arco, como disseste, faça um retângulo, posicione-o e use follow me.

NÃO FUNCIONA, QUANDO FAZ A CURVA O PROGRAMA ABAIXA UMA DAS PONTAS E A RAMPA FICA TORTA.
    EM UMA RAMPA O RAIO EXTERNO TÊM UMA INCLINAÇÃO MENOR O QUE O INTERNO. SE VOCÊ FOR TENTAR ATRAVÉS DO FOLLOWME VC VAI VER QUE NÃO É TÃO FÁCIL.

oi
    David
    Fiz um teste da minha dica e realmente ela fica com planos diferentes.
    Fiz outro teste :

fui meio na tentativa e erro até chegar a isso, mas tentei com um comprimento de arco maior mas não consegui, talvez futricando e tentando dê certo, foram várias tentativas para chegar a isso.
    que achas? se descobrir como fazer te digo. normalmente não se tem muito tempo para esperar soluções, mas…

Foto de perfil de EugenioReis

Olá!
    Sou meio novato, mas estou aprendendo a trabalhar com o SU “em vôo”, projetando os componentes de um instrumento astronômico.

Eis a técnica que eu usei para construir a rampa em espiral:

i)

ii)

iii) Usando a ferramenta “Move/Copy”:

iv) O problema é que o programa “quebra” a geometria.

v) Mas isso é disfarçado usando-se “Soften/Smooth Edges” na superfície e seu contorno:

vi)

vii)

Se a diferença de altura entre o chão e o topo da rampa for muito grande, outras “quebras” ocorrerão e que poderão não ser disfarçadas…
    —————–

Espero ter ajudado!

Uma pergunta, pois sou físico e não arquiteto: por que o raio externo da rampa tem que ter uma inclinação menor do que o interno?

Abraço,
    Eug

Ola
    Eugênio
    1- Usamos a mesma técnica para montar a rampa, só usaria o conjunto erase+ctrl para apagar as linhas indesejáveis. E realmente quanto mais inclinada a curva mais linhas indesejáveis.
    2- Na verdade a rampa deve ser levemente inclinada na parte interna, não é uma questão arquitetônica mas sim de física, tu sabes melhor quer nós, aí teremos dois raios o da curva e o da inclinação para o centro, para compensar a força centrífuga.
    Pergunta: Tem correntes que colocam que não existe força centrífuga, isso procede ?
    abraços

arqpadao escreveu:
    Ola
    Eugênio
    1- Usamos a mesma técnica para montar a rampa, só usaria o conjunto erase+ctrl para apagar as linhas indesejáveis. E realmente quanto mais inclinada a curva mais linhas indesejáveis.
    2- Na verdade a rampa deve ser levemente inclinada na parte interna, não é uma questão arquitetônica mas sim de física, tu sabes melhor quer nós, aí teremos dois raios o da curva e o da inclinação para o centro, para compensar a força centrífuga.
    Pergunta: Tem correntes que colocam que não existe força centrífuga, isso procede ?
    abraços

Olá!
    Eu estava mesmo desconfiando que a inclinação deveria ser mesmo para o lado interno… 😉

Sim! A força centrífuga é o que se chama de força fictícia, sentida apenas por quem está em um sistema acelerado, como a que sente alguém dentro de um carro fazendo uma curva.
    Uma prova simples disto é que uma pedra que está girando amarrada a uma linha, não sai “fugindo do centro” de rotação se a linha arrebenta, e sim, pela tangente. Antes da linha arrebentar existe uma força verdadeira, a centrípeta, que mantém a pedra em sua trajetória circular.

Abraços,
    Eug

Foto de perfil de Andeciuala

Pessoal aqui vai a minha contribuição
    http://br.youtube.com/watch?v=MiVHXDQoP1w

Caraaamba
    andeciuala
    esta matou todas, recebi lá da comunidade SFC vários tuts, mas este teu arrasou. cara meus parabéns.
    Eu adoro quando aprendo mais alguma coisa nova, e esta foi dez, valeu a semana.
    obrigado e abraços.

Opa kra, que bom que gostou, pq o que motiva agente a fazer esse tipo de coisa, é saber que ajudou alguém, se puder comenta lá no meu vídeo no youtube também.

Andeciuala escreveu:
    Pessoal aqui vai a minha contribuição
    http://br.youtube.com/watch?v=MiVHXDQoP1w

Parabéns pela iniciativa!!

Demorei um pouco para descobrir como fazer as cópias se modificarem ao mesmo tempo que a peça, mas aprendi! 😀

Excelente vídeo!

no youtube tem um monte de tutoriais pra fazer escadas em espiral. é só procurar, sempre em inglês.

Andeciuala escreveu:
    no youtube tem um monte de tutoriais pra fazer escadas em espiral. é só procurar, sempre em inglês.

Sim, já vi um destes, e aprendi a fazer uma escada caracol, mas usando o recurso de Move/Copy+Ctrl para copiar a 1ª peça e, em seguida, *11 para fazer mais 11 cópias… e por aí vai. Neste caso, modificar a 1ª não implica em modificar as demais.

No vídeo você teve que ir empilhando componente por componente?

Abração,
    Eug

eu usei essa técnica aqui ó:
    http://br.youtube.com/watch?v=GlxEzHZ03To&feature=related
    só que com um circulo de 50 faces
    você faz o primeiro degrau, faz 50 cópias dele com o rotate, depois coloca 50 cópias pra cima de tudo com o move/coppy depois seleciona as que vão formar a escada e deleta o resto.

Andeciuala escreveu:
    eu usei essa técnica aqui ó:
    http://br.youtube.com/watch?v=GlxEzHZ03To&feature=related
    só que com um circulo de 50 faces
    você faz o primeiro degrau, faz 50 cópias dele com o rotate, depois coloca 50 cópias pra cima de tudo com o move/coppy depois seleciona as que vão formar a escada e deleta o resto.

Foi nesse vídeo mesmo que eu aprendi.
    Descobri onde eu estava errando… não havia transformado o grupo em componente antes de fazer as cópias.

Abração e obrigado por sua atenção,
    Eug

DaviMelo escreveu:
    COMO FAÇO PARA MODELAR UMA RAMPA EM ESPIRAL? EU ATÉ CONSEGUI, MAS FOI UM PROCESSO MUITO DEMORADO, E ACREDITO EU TER UM PROCESSO MAIS FÁCIL.

EU DESENHEI O ARCO EM PLANTA, SUBI A PONTA ATÉ A ELEVAÇÃO DESEJADA E FUI FECHANDO O PLANO DESENHANDO TRIÂNGULOS, MAS ISSO ME TOMOU UM TEMPO ENORME…. ALGUÉM SABE UM MÉTODO MAIS PRÁTICO?

Eis um plug in que faz isso:

http://www.crai.archi.fr/RubyLibraryDepot/Ruby/hel_ramp.rb

com as instruções: http://www.crai.archi.fr/RubyLibraryDepot/Ruby/hel_ramp.swf

Abração,
    Eug

Você deve fazer login para responder a este tópico.