• 06/06/2016 às 14:11

Olá pessoal tudo bem? espero que sim!!!! meu nome é Lestier eu sou novo tanto no forum quanto no SketchUp, por isso paciência ao explicar pois aqui se encontra um leigo. É o seguinte, eu tenho um objeto que crie no Corel o qual pretendo reproduzir em 3D pelo SketchUp . Ocorre que não se trata de um objeto tão simples ele contem ângulos, queria uma forma de importar a imagem para o SketchUp e vetoriza-la, ou seja, recria-la com as mesmas medidas. Abaixo ao link da imagem:

View post on imgur.com

• 06/06/2016 às 14:50

Ola @lestierqueiroz, bem-vindo.

Olha cara eu costumo resolver isso de uma forma bem simples.

• Va em Arquivo e importe a imagem.
    • Faça uma linha (L) sobre a imagem com a medida final que um dos lados deve ter.
    • Usando o comando de escala (s), clique em um dos pontos nas quinas para aumentar ou diminuir de forma proporcional. Assim pode ir ajustando o tamanho da imagem ate ficar no tamanho desejado

Certamente existem outras formas mas essa tem funcionado bem pra mim.

Espero ter ajudado

• 06/06/2016 às 14:55

Percebi aqui que o SketchUp permite a importação de arquivos do Autocad e por sorte o Corel possibilita a exportação justamente nesse formato. *.* foi só exportar que ficou na medida.

obs: parece que não deu tao certo assim pessoal

• 07/06/2016 às 14:05

@lestierqueiroz

O que pode ter acontecido de errado processo de exportação/importação são as unidades. Certifique em quais unidades os programas estão trabalhando.

No Sketchup, quando for importar, tem um botão do lado esquerdo chamado options, lá você pode alterar a unidade de importação.

Abs!

• 07/06/2016 às 15:20

@jpprezotti agora deu certo!!!! vai fica melhor quando eu for passar meus projetos para prática….. Pra não abrir outro tópico será que poderia me ajuda em algo? lava vai:

Ao criar um circulo no programa ele trabalha com a medida de raio, que ao que parece não é a mesma de mm/cm, como eu poderia ajustar essa medida ex: fazer um circulo de 30mm ou 3,0 Cm?

@saruman

• 08/06/2016 às 10:33

@jpprezotti que bom que deu certo.

Ja quanto a sua segunda duvida, não sei se e esse problema, mas o primeiro numero que aparece e a quantidade de lados que o circulo tera. Sim, lado em circulo kkk e que o Sketch cria circulos a partir de segmentos. Entao quanto maior o numero, mais redondinho o circulo sera. A medida do raio so deve ser inserida apos clicar no eixo.

Espero ter ajudado.

• 08/06/2016 às 11:54

@saruman eu consigo adicionar a medida de raio, mas ela não corresponde em Cm. por exemplo preciso criar um circulo de 3,o cm, so que o raio que eu defino de 3cm não corresponde a essa medida, qdo uso a fita métrica por exemplo percebo que na verdade o circulo tem 5cm.

Ou seja a medida de raio não é igual a medida de cm simples =/

• 09/06/2016 às 09:22

@lestierqueiroz essa diferença de medida so ocorre ao definir o raio dos circulos? Em outras situaçães esta ok? A unidade de medida padrão esta definida como CM?

• 09/06/2016 às 15:12

@lestierqueiroz

Acredito que você esteja trabalhando com unidades diferentes.

Vá em: window > model info – do lado esquerdo, clique na aba units, e em seguida altere as unidades para a que melhor lhe sirva.

Abs!

• 10/06/2016 às 08:52

@jpprezotti @saruman

Sim as medidas se diferenciam ao definir o raio do circulo, achei uma solução ruim, reparei que o raio está sempre no valor dobrado dos cm que eu estou colocando então estou pondo a medida pela metade =/. Também já havia conferido as medidas em informações do modelo. Reparei que o sofware parece não gostar de medidas “picadas” fazendo alguns arredondamentos mirabolantes…. mesmo quando eu importo um projeto do autocad ou do corel em formato autocad as medidas vem todas arredondas, teria como resolver isso? poderia estar associada aos circulos.

• 13/06/2016 às 20:45

@lestierqueiroz

Você pode estar confundindo raio (do centro do circulo à extremidade) com diâmetro (de uma extremidade à outra do círculo, passando pelo centro), que nesse caso, o diâmetro é igual ao dobro do raio.

Sobre os arredondamentos, no mesmo local que te indiquei, você pode selecionar o número de casas decimais depois da vírgula. O Sketchup nesse ponto é bem preciso, trabalha com se não me engano 7 ou 8 casas decimais. Dê uma olhada nisso, é bem provável que isso seja o problema do arredondamento.

Abs!