Outros assuntos

O que é BIM (Building Information Modeling)?

Este tópico contém resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Daniel Riglione Reple Daniel Riglione Reple 3 meses, 3 semanas atrás.

  • Autor
     |  333 Views Posts
  • #124219
    Foto de perfil de ACCA software

    Descubra o que é BIM. Aqui estão as respostas as suas perguntas sobre o BIM (Building Information Modeling) na construção e arquitetura

    BIM é o acrônimo inglês aceitado em todos os idiomas de Building Information Modeling que pode ser traduzido em Modelagem da Informação da Construção.

    BIM é tanto a estrutura de dados inteligentes baseada no modelo 3D que o processo que envolve a geração e a gestão de representações digitais das características físicas e funcionais das construções e de seus lugares.

    Para os profissionais envolvidos no processo, o BIM permite o uso de um modelo virtual de informações gerido e manipulado pela equipe de desenho composta por arquitetos, paisagens, topógrafos, engenheiros civis, engenheiros estruturais, engenheiros de instalações, empreiteiro principal, subempreiteiros e obviamente pelo investidos imobiliário ou comitente. Todo profissional adiciona dados específicos à própria disciplina ao modelo único compartilhado. Desta maneira se reduzem as perdas de informações que normalmente ocorrem quando uma nova equipe interatua e altera os dados do projeto, proporcionando assim informações mais amplas as outras pessoas envolvidas na gestão de estruturas complexas.
    Em resumo, a industria tende a um modelo de negocio onde convergem várias fontes em um único ponto. Os primeiros modelos teóricos e os sistemas informáticos com hardware e software experimentais remontam à década dos anos ’70 do século passado, como o protótipo mostrado em “An Outline of the Building Description System” de C. Eastman do 1974.

    Sem a difusão de router ADSL, smartphones, processadores de cálculo e processadores gráficos muito poderosos, telas de alta definição e sobretudo de soluções software avançadas, esta passagem operacional certamente não seria possível. Esta evolução informática é de fato favorecida por intercâmbios e crescentes interoperabilidade das informações em formato digital acessíveis em qualquer ligar. As vantagens e o aumento da produtividade são tangíveis para todos e sobretudo para aqueles envolvidos na industria da construção e os relativos processos de trabalho.

    Na escala do ciclo de vida de uma obra, BIM é sinônimo de recurso compartilhado de informações que representa uma base confiável para as decisões a partir da concepção até a demolição e por o ciclo de vida completo. Este modelo e abordagem colaborativo permitem já em fase de inicio de um projeto uma eficaz focalização de questões econômicas e ambientais tais como restrições de urbanização, custos de construção, custos de manutenção e eficiência energética.

    Governos e organizações de todo o mundo tem introduzido sistemas normativos focados e promovem o uso da tecnologia BIM para beneficiar-se em termos de redução dos custos, melhor produtividade, maior facilidade de encontrar algumas informações, maior coordenação na planificação e melhor visualização. De fato a diretiva sobre os contratos públicos europeus (EUPPD) exige especificar ou adjudicar os contratos com a obrigação de utilizo de tecnologia BIM para os projetos de construção financiados com fundos públicos para os 28 estados europeus até 2016. Vários estados em Ásia e América do Norte adotam estratégias semelhantes.

    As soluções BIM da ACCA são o resultado de uma experiência consolidada em diferentes áreas da industria da construção e garantem valor agregado.

    O técnico dispõe do enquadramento correto do ponto de vista profissional, para aumentar a sua produtividade com as melhores tecnologias. Os software ACCA manejam todas as complexidades do modelo dados BIM compartilhado no edifício. Edificius para arquitetura, EdiLus para estrutura e PriMus para o gestão dos custos, asseguram a exatidão necessária e as ferramentas para a gestão profissional especifica. As diferentes soluções proporcionam uma solida interface diretamente do programa entre os ambientes dedicados e são conformes com o padrão IFC.

    Abaixo o vídeo realizado com a tecnologia integrada BIM.

    Clique aqui para baixar Edificius, o software para o desenho arquitetônico BIM

  • #124284
    Foto de perfil de Daniel Riglione Reple

    Muito boa a explicação @accasoftware!

Você deve fazer login para responder a este tópico.