• 08/01/2016 às 13:42

Gostaria de obter opiniões. Será q haveria interesse do público do Sketchup em comprar uma biblioteca 3D de arquivos de vegetações? Esses arquivos foram remodelados originalmente para games, portanto são leves.

• Este tópico foi modificado 11 meses atrás por Foto de perfil de Daniel Riglione Reple Daniel Riglione Reple. Motivo: Tópico alterado de fórum
  • 08/01/2016 às 22:34

Harley, poderia dar mais algumas informações? Quantidade aproximada de blocos, formato do arquivo, se possível alguns detalhes sobre pagamento (formas de pagamento, uma ideia do custo)

Abs!

• 09/01/2016 às 09:26

Acho q serão mais de 200 espécies comumente encontradas nas Américas.

Quanto ao valor, ainda não estipulei porque falta muita coisa e já q trabalho sozinho vai demorar um pouco. Vou tentar achar alguém q trabalhe com sketchup pra converter esses arquivos e testá-los. Nas engines de games ficaram muito bons, por exemplo na Cryengine q produz os melhores games da atualidade ficaram excelentes ( nem tem como comparar com a imagem q postei aqui ) possuem até animação com efeito de vento (wind efect ). Nessa imagem HD q postei aqui no forum, ela foi renderizada no 3dsmax, os materiais estão default e muito mal configurados, foi feito com pressa só pra exibir essa  pequena porcentagem do produto.

Se tiverem alguma sugestão de espécie só avisar q eu desenvolvo.

• 11/01/2016 às 00:31

Seus blocos parecem ser bem legais!

Como te falei em mensagem particular, sempre tem procura por blocos de qualidade!

Precisando de alguém pra converter os blocos para SketchUp, é só me responder em mensagem particular.

• 11/01/2016 às 11:41

Valeu Daniel, eu mesmo vou converter, achei bastante simples o processo, o difícil vai ser arranjar tempo. Eu não posso repassar os arquivos para terceiros porque tenho contrato com as maiores empresas de games e elas também tem interesse e possuem normas contratuais muito rígidas. Exemplo: Os arquivos q eu vender na CryEngine não poderei vender na Unreal nem na Unity….. são normas um pouco chatas, mas poderei vendê-las no Sketchup q não é concorrente direto.

Quando eu for vender para sketchup, será no site oficial americano por cobrarem em dólares a rentabilidade e a quantidade de vendas serem muito superiores. Futuramente precisarei de algum representante oficial americano para formulação de contratos, já estou iniciando as negociações, mas sem pressa porque ainda falta muito conteúdo nessa biblioteca, só está 5% pronta.

Mas agradeço a sua ajuda, qualquer dúvida eu te mando um email.

• 12/01/2016 às 19:45

Harley, como sua ideia é uma pesquisa de mercado, acho que disponibilizar o material somente nesse site americano acho um erro. Estávamos discutindo em um outro tópico aqui exatamente sobre a falta de blocos de qualidade disponíveis em sites brasileiros. O custo de uma coleção de blocos comprada em dólar ou euro, com a conversão de moeda, mais taxas acaba se tornando inviável para a maioria dos potenciais compradores.

Abs!

• 12/01/2016 às 19:58

Beleza @HarleyZ.Jr.! Sempre que precisar estamos aí!

Como o jp falou, acho que vc pode atender os dois mercados. Claro que o mercado externo está muito mais atraente, porém o mercado interno tb pode ser bem rentável!

• 12/01/2016 às 20:25

Só complementando: O mercado externo é atraente – ainda mais pelo valor do dólar. Porém, você vai ter os seguintes problemas:

• Variação do dólar, que embora não mude de uma hora para outra, quando (se?) desvalorizar, puxa seu lucro pra baixo junto.
    • Concorrência: Não conheço seu produto, portanto não leve a mal essa colocação. Temos hoje diversas empresas estrangeiras que vendem blocos já bem consolidadas, e com qualidade conhecida (os Archmodels, por exemplo). Talvez em termos de preço, divulgação seja um pouco complicado concorrer com essas empresa.

Acho que pensar no mercado nacional seja uma ideia válida, pois temos demanda mais não temos oferta (porém não posso dizer o tamanho dessa demanda). Mesmo aqui você terá a concorrência das empresas estrangeiras, porém com a vantagem de o comprador poder pagar menos, e talvez você receber mais por seus produtos por conta de todas as taxas envolvidas, fora a necessidade de ter um cartão de crédito internacional, etc.

Não estou torcendo contra, muito pelo contrário. Acho muito boa sua iniciativa, e torço que sirva de precedente para outros cadistas, designers, etc também consiga vender seu trabalho.

Abs!