• 20/05/2010 às 14:36

    Pessoal, talvez voces possam me ajudar.

    Visto que o programa modo esta sendo bastante comentado no fórum, e inclusive estou fazendo o curso que o andeciuala esta disponibilizando gratuitamente, gostaria de saber se talvez o modo seja melhor que o sketchup para trabalhar com topografia, curvas de níveis, terreno. O pessoal ai que conhece melhor o programa talvez saberia dizer isso.

    vlw…

  • 20/05/2010 às 19:47

    Na verdade lucas, não acho que chegará a uma conclusão de que software é melhor que outro para se trabalhar com determinadas coisas.
    Cada software tem seus pontos positivos e seus pontos negativos em relação aos outros.
    O andeciuala começou esse curso, e o parabenizo por isso, é um software novo no mercado, e que atende praticamente (se não todas) as áreas que mechem com 3d.
    Particularmente ainda não tive a oportunidade de começar o curso, quando comecei a estudar o modo, vi ele como um renderizador pro sketchup.
    Não conheço a capacidade de precisão e velocidade de modelagem com o modo, mas o vejo com um software mais artístico do que técnico.
    Assim que puder iniciarei o curso de modo, mas sinceramente não acho que trocarei o SU, pela facilidade e rapidez de modelagem.
    Acredito que cada um se identifica melhor com determinado software, na minha opinião não existe software melhor ou pior do que outro, existe software que atende melhor as nossas necessidades ou que nos identificamos melhor, ou sentimos mais facilidade.
    Nesse caso, acho que tudo depende do resultado final que voce deseja alcançar.
    Seu trabalho com curvas de nível é representado por plataformas? voce utiliza o sandbox pra fechar o terreno como um sólido?
    Acho que vale experimentar, modelando no su, modelando no modo, importando do su pro modo, e ve o resultado que mais te atende.

    Abraço.

  • 20/05/2010 às 20:30

    Realmente Sette, só fazendo uns testes para saber melhor qual atende melhor a necessidade de trabalhar com topografia. Mas como meu conhecimento a respeito do modo ainda é pequeno, e estou indo conforme os videos do andeciuala, vou continuar a trabalhar com o sketchup. Depois, quem sabe, veremos qual é melhor nesse campo.

    Exatamente, trabalho com plataformas e uso o sandbox para suavizar o terreno depois de trabalhar em cima dele. É um trabalho complicado levando em conta que as vezes trabalhamos com topografias de até 4, 5km e muito acidentadas, o que resulta em milhares de curvas de nível. Mas temos tido bons resultados com o sketchup, então, trabalharemos nele.

    Valeu pelas dicas…

  • 20/05/2010 às 21:10

    Nunca troquei sketchup por nenhum, consiliar o sketchup com o modo foi a melhor coisa que me aconteceu no mundo 3D. O Sketchup é totalmente optimizado para arquitetura, o modo não tem um sandbox tool, para modelar apenas terrenos aleatórios não tenha dúvida que o modo é melhor, mas até agora não consigo imaginar uma forma fácil de se fazer um terreno apartir de curvas de nível com o modo como o sketchup faz com o sandbox tool.

  • 20/05/2010 às 21:14

    agora… se fosse eu, faria o terreno no sketchup e traria para o modo, aí sim tem como fazer algumas coisas legais com ele, para deixar a malha mais suave e tal…. vou até falar sobre isso um dia quando falar da interação do sketchup com o modo!

  • 21/05/2010 às 10:54

    Vou ficar no aguardo dessa aula de interação entre esses dois programas. E, como eu já uso o sketchup e levando em conta o que o andeciuala e o sette comentaram, acho que continuarei usando os sketchup. Nesse serviço, temos de apresentar o trabalho pronto, num período de tempo relativamente curto, e como o sketchup tem atendido as minhas necessidades, por enquanto é meu favorito. hehehehhe

    vlw pessoal.