• 12/02/2016 às 16:34

    Olá pessoal, gostaria de saber se existe algum pluguin free para importar arquivos do maya/3dsmax geralmente no formato OJB para o SU. (Quero abrir este tipo de arquivo direto no Sketchup). Agradeço desde já!

    • Este tópico foi modificado 10 meses atrás por Foto de perfil de Tiago Dutra Tiago Dutra.
  • 19/02/2016 às 00:42

    Obrigado @danielreple valeu pelas dicas!!!

  • 24/03/2016 às 19:59

    Olá @tibobs!

    Existe o plugin Import OBJ with materials.

    Lembrando que o SketchUp só abre arquivos SKP, outros tipos de extensões são importados.

    Você pode baixar através do link http://sketchucation.com/forums/viewtopic.php?f=323&t=20584 ou através do SketchUcation Plugin Store.

  • 25/03/2016 às 23:01

    Oi @meireles consegui baixar o arquivo em rbz, mas, ele não é executável. O meu Sketchup é o 2015, tentei por este arquivo na pasta (ifcpluguin) na pasta do SU porém não funcionou. Por acaso vc sabe como instala o faz pra este pluguin funcionar??? Obrigado por tudo!!!!

     

  • 25/03/2016 às 23:20

    Boa noite @tibobs. Antes de tudo, retire o arquivo da pasta ifcplugin.

    Deu errado porque os arquivos.RBZ são arquivos compactados e devem ser instalados usando o atalho

    Window > Preferences > Extensions > Install Extension…

    Janela > Preferências > Extensões > Instalar Extensões…

    Caso queira uma segunda alternativa, renomeie o arquivo.rbz para arquivo.zip, descompacte ele e cole no caminho “C:\Users\SEU USUÁRIO\AppData\Roaming\SketchUp\SketchUp 2015\SketchUp\Plugins” , sendo que SEU USUÁRIO é o nome do usuário com o login ativo.

  • 25/03/2016 às 23:30

    @meireles Obrigado novamente…!

    Eu não tenho a pasta pluguins…

    Sem título-2

    Este caminho q vc ensinou: window/preferences… eu vou aonde para fazer este procedimento?

  • 25/03/2016 às 23:36

    Ahhhhh burrice a minha…… kkkkk

    Entendi é no SU

    Obrigado! Acabei de instalar.

    Vou testar importar um objeto agora…

  • 25/03/2016 às 23:37

    Veja novamente o caminho que coloquei.

    “C:\Users\SEU USUÁRIO\AppData\Roaming\SketchUp\SketchUp 2015\SketchUp\Plugins”

    Não é nesta pasta que você está atualmente.

    A opção Window > preferences você encontrará no próprio SketchUp. São atalhos do menu do programa.

    😀

  • 25/03/2016 às 23:38

    kkkkk

  • 26/03/2016 às 00:12

    Decepção @meireles não sei se é meu pc ou se é o SU mas objetos com muitos polignos ele não abre. Outro arquivo um copo ele abriu meio quadradão. Que pena…

  • 26/03/2016 às 00:29

    A caneca acabei de descobrir que ela esta meio assim mesmo meu primo aplicou um efeito no maya (smooth) ae arredondou. Ele me mandou o arquivo alterado e abriu no SU direitinho12914730_1028798717206195_106926748_o

    12903847_990821264372768_1516340755_o

  • 26/03/2016 às 21:03

    @tibobs, tem um plugin para SketchUp novo, que faz exatamente isso que primo fez no Maya, só que é pago.

    Olha aí – https://extensions.sketchup.com/pt-BR/content/subd

    Outra coisa, as faces aí do bloco ficaram uma boa parte com Backfaces. Recomendo que baixe o FredoTools, que tem uma ferramenta pra corrigir isso, o ReverseOrientFaces.

  • 29/03/2016 às 18:07

    @tibobs, você pode corrigir as faces como @danielreple orientou.

    Nas próximas vezes, peça pra seu primo verificar as normais do modelo (Autodesk Maya). Todas as linhas verdes devem apontar para fora.

    Se o plugin demorar muito ou não abrir arquivos complexos, você pode pedir que seu primo exporte os objetos no formato Collada – DAE.

    Existe também a opção de converter os arquivos OBJ para DAE usando o conversor da Autodesk. Só que é um pouco mais trabalhoso porque primeiro você vai ter que converter de OBJ —> FBX e depois de FBX —> DAE no mesmo programa.

    Esse é o link do conversor: http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/pc/item?siteID=123112&id=22694909

  • 03/04/2016 às 12:01

    Obrigado @meireles e @danielreple pelas dicas!