• 29/11/2015 às 01:36

começei esta cena sem intenção alguma, apenas de testar alguns materiais, mas agora finalizada achei que pareçe uma cozinha de fazenda ao amanheçer. A intenção é melhorar para tambem poder ajudar, então espero dicas e sugestões sobre o uso dos materiais, na modelagem e etc…       …Valew pesoal!               Soft. utilizados: SU2015 + Vray2.0 + PSCozinha

• Este tópico foi modificado 1 ano atrás por Foto de perfil de aleksandro aleksandro.
  • 01/12/2015 às 00:06

Dae @aleksandro, está bacana sua imagem eu daria uma atenção a mais em algumas coisas:

mdf – mapeamento e a junção da madeira tem sempre um pequena marcação o mapeamento correto do mdf horizontal ou vertical ajuda nesta situação.

o background está saturado demais.

posicionamento de câmera evite enquadramentos que não definem bem a profundidade, tipo quando você olha para o mdf que tapa a lateral da duplex ele deveria estar alinhado na vertical (minha preferencia)

uma coisa que me ajudou muito mas demorei para trabalhar bem com isso pois já tinha vícios é que branco e preto jamais devem ser usados em 100%, isso deve ser trabalhado nas opções de câmera se não você terá dificuldades para ajustes finos principalmente na pós.

• 01/12/2015 às 00:42

Dicas valiosas @fabioid, vou absorve-las e tratar de utiliza-las para melhorar meus trabalhos, entendi bem a dica do mapeamento do MDF e a junção das peças, assim como a img do BG muito saturada, olhando agora concordo com vc, o enquadramento vou te dizer que eu ja até sabia e achava importante tmbm, mas aquela pressa de querer finalizar uma imagem é muito grande, eu acabei esquecendo desse detalhe, bem lembrado…
    Só e dica do “BRANCO e PRETO” entendi até a parte de que não devemos usa-lo totalmente, depois disso fiquei meio confuso, como trabalhar isso nas opções de camera.

• 01/12/2015 às 01:14

@aleksandro tipo assim:

usando a cor branca em +ou – 20% de cinza que é oque o mundo real nos proporciona, fica fácil de ajustar a exposição do branco nos parâmetros de shutterspeed e ISO que também representa a realidade das máquinas fotográficas. por exemplo olha essa cena que fiz fui ajustando esses parâmetros para causar a sensação de sol forte entendeu ? é como se eu ajustasse ali o limite do branco para ter as sensações de brilho e que não desse essa lavada na imagem… as vezes até eu fico confuso com as minhas explicações se precisar explico novamente 😉

http://www.edificar3d.com/#!3d-interiores/zoom/c24xj/image_1vge

Abraço..

• 01/12/2015 às 03:13

Verdade @fabioid, agora que vc falou eu parei e pensei, no mundo real, dificilmente em um ambiente onde exista luz entrando, sombras e reflexões dificilmente o “branco” será totalmente branco, sempre à uma tonalidade, e essa sua imagem foi ótima pra descrever a sua explicação, que por sinal foi bem feita, agora ta entendido, pode ficar tranquilo, já pode ser professor! ..rs

e falando em imagem, aproveitei o link e olhei teu site e os seus trabalhos, são TOP, parabéns!

Obrigado pelas dicas.

grande abraço!

• 01/12/2015 às 12:39

@aleksandro thanks to me esforçando para fazer um bom trabalho, é bom saber que está agradando, que bom que compreendeu, ajusta ai que quero ver o resultado dessa sua imagem.

Abraço.

• 03/12/2015 às 02:12

@aleksandro, além das ótimas sugestões do fabioid, procure renderizar em maior resolução, para vermos melhor os detalhes.

Achei que essa mesa não está combinando com o restante da cena.

Acho que o vidro da jara está sem refração.

No geral, está muito bem modelado, com blocos de qualidade e materiais bem configurados!

• 03/12/2015 às 23:23

Obrigado pelas dicas @danielreple, sobre uma maior resolução, quanto maior a imagem maior é o tempo de render? ou isso não influencia?

• 03/12/2015 às 23:48

Influencia diretamente! Quanto maior a imagem, maior o tempo de renderização!

• 12/12/2015 às 02:26

E ai pessoal! andei trabalhando em melhorias nesta cena, seguindo as dicas dos mestres @fabioid e @danielreple, vejam como ficou e se ainda pereçeberem algo que precise melhorar, por favor deixem aqui suas dicas.

@danielreple, eu subistitui a mesa que vc falou que não combinava muito com a cena, gostei mais desta, que achou?

@fabioid, tentei seguir suas dicas, diga ai, consegui chegar pelo menos perto do que vc me indicou? talves tenham outras coisas pra mudar, se tiver, fala ai amigão!
    …Forte abraço caros colegas!

IMG 6

• 14/12/2015 às 15:36

Já melhorou muito a cena!

Para melhorar um pouco mais, adicionaria um bump map nas paredes, forro e na madeira do armário.

Agora, dois toques sobre a modelagem: a coifa atravessando o armário ficou bem estranho. Dê uma olhada em algumas imagens na internet, e note como os armários deixam um espaço para a coifa.

Outro ponto relacionado aos armários são as juntas das pranchas. O armário está parecendo uma peça unica, esculpido de um bloco maciço de madeira. Cria um volume nessas juntas, pois somente desenhas as linhas na junção não funciona (o vray não as renderiza).

Ah, outro toque: deixe as luzes apagadas nas cenas diurnas.

Abs!

• 15/12/2015 às 01:03

Melhorou bastante mesmo!

Fora oq o jp já falou, essa planta que vc colocou agora é 2D, né? Ela é muito boa, mas mesmo assim evite colocar objetos 2D muito próximos da câmera, pq geralmente não fica 100%. Lembre-se, quanto mais perto da câmera, melhor tem que ser a modelagem e a textura!

• 15/12/2015 às 01:35

Valew @jpprezotti, entendi tudo, só não sei como resolver essa questão que vc levantou: “as juntas das pranchas” pensando nisso ja fiz um ressalto na peça mais alta, mas mesmo assim continua passando essa impressão que vc teve de que é uma peça unica, entendi o que vc quiz dizer, mas não sei como faço. Se vc puder me explicar melhor como faço para melhorar isso, te agradeço. valew Brother!

• 15/12/2015 às 02:08

@aleksandro ta no caminho melhorou significativamente, quando chega nesse ponto oque pega são os detalhes, como o vaso com a flor roxa que tem folhas saindo do vidro, acho que você pode melhorar esse vidro da janela também, e pela posição do background a casa esta numa baixada é isso mesmo ? outra coisa MDF nunca encosta no chão é sempre usado umas sapatinhas que deixam ele de 5 a 10 mm do chão principalmente em cozinha, a planta que ficou em evidencia parece que tem folhas entrando na parede, quanto a iluminação é o seguinte tem gente que não concorda em deixar luz ligada de dia, não vejo problema se quiser dar um realce nas imagens masssss tem um porém deve estar de acordo, as suas estão muito fortes e brilhantes isso não acontece na realidade certo ? de dia as luzes são bem amenas e raramente produzem feixe de brilho concorda?

Brother agora é os mínimos que começas a aparecer, bom trabalho e abraço.

• 19/12/2015 às 03:36

Caros colegas @fabioid, @danielreple e @jpprezotti, esta vai ser minha ultima atualização desta cena, tentei seguir todas as dicas que vcs me passaram, algumas consegui, outras talvez não, mas aprendi muito com vcs, agora vou partir para outras cenas, então fica aqui a cena final, vejam o que acharam levando em consideração que sou um mero aprendiz, e não mestre como a maioria da galera, e se puderem deixem suas opiniões se melhorei la da primeira cena pra esta ultima. Obrigado pela ajuda, e até o proximo trabalho!

Forte Abraço!!

Cena Finalizada

• 20/12/2015 às 02:16

@aleksandro, somos todos aprendizes! hehehe

Se melhorou?  Melhorou muito! Absorveu muito bem as dicas!

Pra finalizar, achei que clareou um pouco demais a imagem e o bloco da planta da direita, apesar de ser excelente, está com algumas folhas se atravessando.

• 20/12/2015 às 13:12

OI Sandro, gostei muito do resultado de seu render.

Em particular da textura de aço escovado.
    Podes me conseguir esta textura?

Obrigado

• 21/12/2015 às 00:30

@aleksandro sigo com oque o Daniel disse melhorou muito e pega rápido oque lhe é apresentado.

Abraços e aguardando as próximas cenas.

• 21/12/2015 às 21:27

@arqpadao posso sim, é pra isso que estamos aqui, para aprender e nos ajudar-mos só nao sei como te mandar, se vc me passar seu end. de email, te mando ok!

• 21/12/2015 às 22:17

@aleksandro, existe uma forma mais fácil de compartilhar arquivos. É só upar o arquivo para algum site de compartilhamento (OneDrive, 4shared, Drive, etc) e disponibilizar o link para download aqui, se vc quiser compartilhar com todos, ou via mensagem particular aqui do portal, caso queira compartilhar apenas com uma pessoa aqui.

Para enviar mensagem particular, basta clicar na foto ou nome do usuário e depois no botão Mensagem Particular.

• 22/12/2015 às 00:36

Cada atualização uma planta diferente… hehehe

gostei dessa última, o resultado final ficou bacana!