• 11/07/2016 às 17:06

Boa tarde, uma fachada simples, apenas para estudo, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.

– Pós rápida feita em Corel Photopaint ( background e ajuste dos contrastes);

-Tempo de render 4:48 hrs (é que o computador é meio fraco: athlon64xII com 2 gb ram, vga radeon hd 5750).

Fachada_004b[1]

• 12/07/2016 às 20:08

Gostei da modelagem, só tiraria essa guia ao redor do jardim, deixando-o na mesma altura do piso.

Faltou vc falar qual renderizador vc utilizou…

Colocaria o material bege das paredes no canteirinho, ao invés desse tijolinho branco.

Essa cortina roxa ficou meio estranha…  colocaria outra cor mais neutra.

As árvores do bg estão com a resolução um pouco baixa com relação ao render.

Oq acho q pode melhorar bastante são as sobras, aí vão alguns toques:

• Elas estão muito duras, tem que dar uma suavizada;
    • A sobra no muro ao lado do carro não ficou legal… ficaram esses riscos;
    • Essa sombra grande de árvore tá invadindo muito a imagem… eu colocaria no canto direito inferior da imagem.
  • 13/07/2016 às 14:07

Boa tarde, Mestre Daniel, obrigado pelas dicas.

Pra renderizar usei o V-Ray e fiz uma pós rápida com Corel Photopaint.

Esses riscos que aparecem ao lado do carro é porque coloquei poste e fiação elétrica do outro lado da rua.

Quanto ao fundo, eu dei uma desfocada proposital, vou tentar ajustar melhor.

Ainda sofro muito com iluminação, se diminuir a intensidade, aumentar radius ou se mudar a cor para cinza a sombra simplesmente desaparece. Com toda certeza estou errando em alguma configuração.

Quanto ao resto vou seguir suas dicas que, como sempre são muito importantes.

• 15/07/2016 às 08:29

@iceblock

Legal a imagem!

Fora o que o Daniel já pontuou, gostaria de fazer mais algumas observações

• Qualidade dos blocos – Às vezes é difícil garimpar bons blocos na Warehouse, mas é algo que precisa ser feito. O carro, por exemplo, existem blocos melhores.
    • Me parece que alguns elementos da cena não estão configurados, como a vegetação (tanto a grama, quanto o as plantas)
    • Você inseriu as árvores na pós ou na modelagem?

Abs!

• 15/07/2016 às 10:34

Opa, bom dia <span class=”login-name”>@jpprezotti</span>, obrigado pelas dicas.

Realmente é difícil garimpar bons blocos gratuitos.

As árvores foram inseridas na pós, apenas essa palmeira em frente à janela foi inserida durante modelagem junto com a grama e as plantas do canteirinho.

Estou fazendo algumas modificações na modelagem e na iluminação (ainda estou com problema nas sombras que só geram quando as ponho totalmente negras e duras), quanto à grama e as plantas não estão mais aparecendo, mas é porque o Make Tree parou de funcionar com o Sketchup 2016.

Assim que eu resolver isso posto o resultado.

Abs!

• 16/07/2016 às 22:19

@iceblock, uma maneira fácil de suavizar as sobras é aumentando o tamanho (size) do Sol no Environment.

Pra controlar a exposição da luz (áreas claras e sombras), vá em Color mapping.

• 16/07/2016 às 23:19

Oba boa noite @danielreple !

Sim eu já ajustei isso também, o problema é que tinha um spot light ligado que quando eu mexia em qualquer configuração ele fazia as sombras sumirem, além de estourar muito a luz na face frontal da fachada, que apaguei esse elemento e consegui recuperar o controle das sombras.

Agora é só resolver o problema da vegetação.

Aliás você conhece algum plugin fácil de usar como o Make Tree que funcione no Sketchup 2016?

Obrigado.

• 17/07/2016 às 02:54

A melhor coisa é procurar por blocos de vegetação de qualidade no warehouse mesmo. Se o modelo ficar pesado, transforme os blocos mais pesados em proxy.