Projetos concluídos

Reforma Fachada de residência

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Eric Roberto dos Santos 6 anos, 10 meses atrás.

• Autor
     |  550 Views Posts

Ola pessoal mais um trabalho para comentarios. Reforma de fachada de uma residência.

Modelagem: Sketchup (+- 4 horas / concepção e modelagem)
    Render: Vray Sketchup (+- 30minutos)
    Pós produção: nenhuma.

No piso coloquei material tipo cimentado, mas não saiu bem a textura ta parecendo algo liso, não sei o que aconteceu, talvez seja a luz muito forte????

Outro probleminha que to tendo é que as cores que coloquei nas paredes no Sketchup no render estão aparecendo diferentes (bem mais claras)????

Gostaria de opiniões para melhorar a imagem.

Segue abaixo também as configurações utilizadas.

E aí Eribeto blz?

Cara tá estranha mesmo, tá sem cor, as paredes e o piso e a calçada está parecendo muito alta, o vidro da janela tá sem reflexo… enfim a modelagem ta legal, mas tá faltando realmente uns ajustes nos materiais.

Valeu

Ah sim ia me esquecendo!!! Sugestão de configuração:

Global Switches – Max Depth coloque o menor valor a partir de 5, para ter mais profundidade em sua transparência;

Image Sample – Antialiasing Filter coloque ON e escolha Laczos ou Catmon Room, dá mais nitidez nas linhas;

Irradience Map – Basic Parameter no Samples coloque pelo menos 40;

Ligth Cache – Calculator Parameter na Num Phases coloque apenas 2, duas fases já é o suficiente.

Espero que te ajude valeu?

Eriberto, pq gama corection ta 2? em vez de 2.2
    Turbidity do sol ta 5, vc quer um tempo nublado, embaçado coisa assim? a gente geralmente usa 2 sol limpo ate 3.
    Shutter speed da camera ta 160, eu uso no minimo 100 pra baixo, mais ae vai depender da seu vray e da sua cena.

A Modelagem Ta Muito Boa Cara! Parabens Soh Da uma Olhada Nas Configurações…=D

Realmente Eriberto, alguns ajustes e vai ficar um render bem legal.
    segue as dicas do pessoal..
    como o danilo falo, o turbidity tah bem alto. voce ve que essa imagem seria uma, duas da tarde, ou onze, dez da manha.. e ela ta meio escura..
    E a grama, não gostei muito, talvez um fur ae ficaria legal… a área é pequena, não acredito que de pane no vray..
    Mas parabens pelo seu trabalho.. vlw.

Valeu ai galera, vou fazer alguns ajustes como sugeridos e depois posto o resultado.

Ola pessoal fiz alguns ajustes conforme dicas dos colegas e ai vai o resultado acompanhado das novas configurações e tambem a imagem do Sketchup puro para vc´s verem quais são as reais cores que estão saindo diferentes no render.

Ainda nao gostei do resultado mas já melhorou em relação a anterior.

Gostaria de mais sugestões da galera.

Aqui o Sketchup puro:

A configuração do vidro que estou usando:

Agora as configurações do render:

eribeto escreveu:
    Valeu ai galera, vou fazer alguns ajustes como sugeridos e depois posto o resultado.

Legal Eriberto, melhorou bastante hein..
    Parabens.

Muito boa a imagem ! Parabéns !

Eribeto , vc pode ainda colocar no color mapping – Linear – e ainda reduzir o fog multiplier para tipo 0,005.(Testes e testes )
    Quem sabe ainda colocar um contraste no indirect ilumination tipo 1,5 ou 2.
    Deve melhorar.Abraços

Eribeto já melhorou muito, mas acho q tb as texturas estão a desejar, a cor da casa tb ta esquisita, tá sem vida, brilho, não sei se vc está me entendendo!!! Faz o seguinte tb, se não for influenciar no seu render é claro, coloque o sol batendo na face da frente, ou perpendicularmenete ou meio em diagonal, pois do jeito que está ele está batendo quase de por trás. Tente lá, vamos ver se melhora.

Valeu

Ainda não ficou o ideal mas realmente melhorou bastante comparado com o primeiro.

Aproveitando o tópico, quais configs exatamente eu tenho que alterar para que as areas nas sombras fiquem mais escuras? Eu to achando minhas sombras muito “claras”

Seria no “shadow bias e shadow subvids” do GI Skylight?

Shadow Bias é para alterar a posição da sombra, a Shadow Subdivisions é para aumentar ou diminuir a qualidade da sombra.

Para você escurecer as sombras, coloque em um horario diferente de iluminação, utilize um tutorial aqui do forum de como deixar as sombras pretas.

Ola pessoal mais uma vez fiz as modificações sugeridas e ai esta o resultado, não me agradou ainda.

Render puro:

Pós produção PS:

Duas coisas pricipais não me agradam nessa imagem:

– As cores saem diferentes do sketchup

– Os vidros das janelas não refletem nada ficam escuros.

Segue abaixo as configurações utilizadas e a configuração do vidro que estou usando.

As cores realmente saem um pouco diferente por causa da intensidade de luz, essa coisas, na vida real é assim tbm. Vc vai la testa a tinta, ai pinta na sua casa, bat eo sol muda de cor, concorda? é normal isso, oq vc pode fazer é ir testanto, se vc precisa dela mais clara, ou mais escura, e ir ajeitando no vray.
    E sobre os vidros, acredito que não tenha nada na frente dessa casa para eeles refletirem, certo? ai n tem como msm, experimenta por uma imagem na frente da casa mesmo, em um plane… oi usar algum hdri, mas eu achei bacana, só achei as pedras da entrada um pouco alta.
    Mas boa sorte a, abraço

Ola pessoal ainda seguindo a discas da galera segue mais uma alteração, e agora a ultima, mesmo não estando 100% não voou fazer outra não vou entregar assim mesmo ao cliente.

Sim para esclarecer para galera com relação as cores que eu tinha comentado que não estava saindo conforme modelo do sketchup, consegui resolver era o seguinte:

Eu usei uma textura nas paredes ai no sketchup eu mudei as cores dessa textura e sempre que renderizava não sai a mesma cor. Então descobri que quando agente muda a cor de alguma textura direto no sketchup no render ela fica com uma cor estranha, então pra resolver eu retirei a textura das paredes e apliquei uma cor mesmo.

O resultado já me agradou e relação a primeira imagem, mas só tem uma coisa que continua não me agradando são os vidro já fiz de tudo e eles não conseguem refletir nada e ficam assim escuros. Já coloquei uma imagem na frente da cena; já apliquei um HDRI no Background; testei varias configurações de vidro e nada. Não sei que misterio é esse não.

Modelagem: Sketchup
    Render: Vray Sketchup
    Tempo de render: 60 min
    Pós produção: PS (correção de contraste)

Realmente, os vidros nao refletem. Ja viu se na estao em BackFace?
    Se nao estiverem pô. apaga e faz outro. Tenta com as config assim:

– Novo material, sem o layer Diffuse, um layer reflection com mapa de faloff [type: parallel/perpendicular; Eixo: x; IOR: 1,22], e um refraction [IOR 1,22].

Aplica e vê se funfa *–*. E sobre refletir tu tens, OBRIGATORIAMENTE, que ter algo pra refletir, ou um bg atras da câmera, ou uma hdri.

Ola amigo WillerMarinho apliquei suas dicas mesmo assim nao funcionou a unica coisa que não consegui fazer foi aplicar o “faloff” pois minha versao do vray não existe esse mapa.

Ta ai o resultado + configuração do vidro + Print do modelo no sketchup para vc ver que apliquei uma imagem para os vidros refletirem.

Eribeto, mostra como está o Fresnel IOR.

Mano, muito estranho cara. Mostra tuas config do Fresnel IOR. Eu tinha um render que deu esse problema [nao tanto], e depois que eu agrupei as partes que possuiam materiais diferentes, ela prestou. Nao vi nada de estranho nas suas configurações e tal. Tenta refazer a janela. Uma coisa que eu sempre faço, nao sei voc, mas é separar nas minhas janelas materiais diferentes em grupos. Por exemplo, o que é metal agrupa. O que é vidro agrupa. E deixa tudo que tem na janela em um so grupo, entendeyu? é melhor pra organizar, e talvez funfe. Tentaa aí *–*

PS: uma sugesta- coloa teu primary engine [IR MAP] com 1,3. E teu secondary [LIG C] com 0,75. No ColorMapping, escolhe o HSV exponential e habilita o clampOutput. Tenta delear e fazer outra janela do jeito que disse *–*

marlonnz, segue ai as configurações.

O pior é que ta normal ¬¬
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ta normal não. IOR de 1.22 ? ta ae o problema.

Para vidros, é colcar 1.55 para cima.

IOR- indice of refraction/ reflection. O primeiro é pra transparência: quanto menor o valor dele, mais transparente fica. O segundo é pra reflexão: Quanto maior seu valor mais reflete.

Mas o problema é que o vidro nao ta transparente. Eu costumo colocar, TBM nos layers de reflexao dos vidros 1,22 no IOR. Entao acho que nao é esse o problema nao. *–*, mas tenta mudar aí Eriberto. Talvez eu realmente esteja errado, né Marlon? kkkkkkkkkkk

Fresnel IOR (Perpendicular) = o angulo de visão que a reflexão será visivel. Valores altos resultam em maior reflexão, valores baixos resultam em pouca reflexão, ou nenhuma.

Vou te dar um exemplo MUITO claro sobre Fresnel IOR, que por sinal me fez dar uma melhor estudada nesse parametro, é meio que desagradavel, mas é o que fez pensar:
    Se você tem um tampo de Granito ou marmore em sua pia no banheiro, ja deve ter visto que dependendo do angulo que você olha para o tampo, ela reflete mais, ou menos, certo ? Isso é a função do Fresnel IOR.

Deseinho para ajudar a compreender.

Ah, o valor do IOR da Refração (1.22) para Vidro está fisicamente incorreto, pois esse valor tem que ser 1.51714.

Tenta adicionar um Layer de Diffuse e colocar a opacidade dele em Branco. (255, 255, 255).

Ah, esqueci de falar Refract IOR é o Indice de Refração, que é a velocidade com que a luz “passa” pelo objeto.

Tecnicamente, não sei se é, o Reflective IOR (Fresnel IOR (Parallel)) é a velocidade que a luz se reflete no objeto.

Amigos, segue ai mais uma resultado seguindo as dicas ainda nao resolveu.

Uma curiosidade eu copiei uma janela dessas e colei ai no jardim so pra ver o resultado. E o vidro apareceu transparente.

Então o que esta acontecendo com as janelas nos locais originais??????

Segue ai o resultado

Simples, não aparece estar transparente porque dentro da casa ta tudo escuro e não tem nada lá dentro, só as paredes.

Coloca umas Esfera (pode ser com default mesmo) atras das janelas da casa e ve se não vão aparecer.

Certo. Mas me tira uma duvida! Varios renders que vejo aqui não parece ter nada atras das janelas, e os vidros ficam bons, ou estou errado?

To vendo agora, você não tentou colocar o Diffuse e colocar sua transparencia para 255, 255, 255 RGB. Faz isso e se continuar o problema fala aqui denovo.

Marlonzito mano, ta certo. Me recolho em relação ao indice que está errado. Poréém [kkkkkkkk], o angulo de vizualização nao influencia no ior do material. Cada material tem um ior específico. Tanto é que a água tem IOR[refraction] 1, o vidro, como tu disse tem ~1,55..
    Segundo a lei de Snell-Descartes “o angulo de incidência de um raio de luz tem o mesmo valor que o angulo de reflexão”. Entao, nao é que quanto menor o angulo de vizualização, menor será a reflexão. É que quanto menor o angulo mais dificil será olhar algo, pra nos humanos. Tanto é que se olhar em uma linha reta em relação a superfície voc nao olha o que reflete.

O que acontece é que O INDICE DE REFRAÇÃO é o desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro.

KKKKKKK, papo chato… mas eu amo, fisica e matemática na veia ;P
    Tá na escola ainda é Marlon? Tu não era um dos mais novos aqui?

Eriberto, meu amigo. Desculpa ai essas coisas kkkkk.
    Sobre a janela. Meu filho ja pensou em colocar um ponto de iluminação dentro da casa? e já prestou bem atenção pra ver se a parede nao tá fechando a janela de alguma forma? com alguma surface, ou algo do tipo?

IOR (rafraction) da Agua é 1.3339, do Vidro é 1.51714.

Sim, to no 1º do medio.

Cara, se eu não gostasse de Fisica, matematica, quimica… etc, eu acho que não seria tão bom em saber as confgurações dos materiais do Vray. kkkkkkkkkkk

Como diz o Padão:

Vray é pra LOUCO !!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E estou errado?
    trocentos mil ajustes, ajustes que se repetem no Materials e no Options e que dão resultados diferentes, com mil nomes e códigos, valores de ajustes que hora são 0,0002 e em outros são 5200.
    Não é coisa pra louco, mas quem não é …

Olha ai pessoa novamente, conforme dicas de vc´s. Coloquei o difuse nos vidros e também coloquei uma luz la dentra da casa. O resultado ta ai.

Também se estiverem disponiveis para analisar o arquivo ai ta o link.

http://www.4shared.com/file/_StnQ-aK/FAchada_Geuva_Damiao_enviar.html

Você deve fazer login para responder a este tópico.