• 13/12/2016 às 16:30

Olá galera, tudo bom?
    Comecei a mexer com render no sketchUp faz mais ou menos um mês, e descobri esse fórum que por sinal é incrível. Depois de estudar um pouco, terminei uma cena e gostaria muito que vocês opinassem sobre. Qualquer ajuda é válida, desde modelagem até a parte de “options” do v-ray e pós produção, que é o que menos sei. Utilizei o SketchUp e o V-Ray. Obrigado desde já pelas respostas.

• 13/12/2016 às 19:25

oi tudo bem?

também sou novo na utilização do vray, porem as minhas observações são muito pessoais, como por exemplo o sofá, esta parecendo desproporcional, não sei se esta com as medidas corretas, se estiver desculpas.

na parede do relógio, colocaria uma luz ali também, e uma imagem na TV.

o rack com a parede, o encontro não tem uma boa definição, talvez material do rack esteja com muito reflexo.

a modelagem esta muito boa, os reflexo estão sutis, muito bom.

parabéns.

segue os estudos.

• 13/12/2016 às 20:02

Para um mês de estudos, os resultados estão muito bons!

Vamos às criticas:

• Ao invés do relógio, eu colocaria um quadro e uns spots, como o esdrashs sugeriu;
    • Seria legal colocar um tapete na sala de tv e talvez um sob a mesa de jantar, pra dar um contraste com o piso;
    • Acho que seria interessante uma cortina nesse vidro,  pois Sol enquanto assiste tv não é legal;
    • Que material é o do sofá? Parece couro ou courvin… acho que pra esse modelo, mais quadrado, não é muito comum;
    • Nas cadeiras, parece que está com reflexo… é isso mesmo?  Que material é?
    • Não faltou o batente da porta balcão?
    • O rodapé parece estar muito grosso;
    • Que material é o piso? Se for mármore ou granito, tem que pegar uma textura com as pedras separadas, pq se não fica parecendo que é uma pedra gigante. Ah, se for granito ou mármore, não precisa deixar o glossiness baixo assim;
    • O posicionamento da câmera da pra melhorar! Da uma estudada sobre essa questão em fotografia.

Sobre a pós, um bom inicio é ler a matéria da nossa revista:

Pós-produção – Iluminação

• 13/12/2016 às 20:14

Esdrashs e Danielreple, muito obrigado pelas observações! Realmente deixei passar muita coisa. Quando outras pessoas dão uma visão de fora, realmente dá pra observar detalhes que antes passam despercebidos. Vou melhorar nesses quesitos que falaram e continuar estudando para chegar ao nível de vocês.

• 14/12/2016 às 23:25

@esdrashs e @danielreple , mudei as coisas que vocês opinaram.

O material do sofá eu não sabia dizer e também não estava me agradando, então optei por mudar o modelo.

A questão do mármore eu não entendi muito e por isso resolvi não mudar. Até esqueci de alterar o glossiness. Teria que fazer como se fosse um porcelanato? Se puder explicar mais detalhado por favor.

Quanto ao posicionamento, comecei a dar uma estudada, mas optei por manter só para efetuar as mudanças que disseram. Seria melhor também deixar o fundo como estava? Gostei do jeito que coloquei. Vi em umas das imagens daqui do fórum, só não sei se fiz da maneira certa em colocar o vidro com layer emissivo e transparência para passar a luz.

Dei uma mexida muito de leve na pós.

• 16/12/2016 às 01:26

Esse bloco de sofá é bem melhor que o outro!

Sobre o mármore, é isso mesmo que vc falou, tem que ter as peças separadas, veja como exemplo: https://br.habcdn.com/photos/business/big/piso-marmore-branco-pighes_538988.jpg

Vc pode baixar ou criar uma textura tipo essa:

https://www.dreamstime.com/stock-photo-marble-tiles-seamless-flooring-texture-background-design-detailed-structure-natural-patterned-image56868164

Ou utilizar o  plugin Floor Generator, como o Chahoud mostra nessa vídeo:

Existem outras formas, mas acho que essas duas são muito boas!

Sobre o BG (fundo), eu gosto de deixar meio estouradão nas diurnas, mas acho que vc exagerou um pouco, apesar de isso acontecer algumas vezes em fotografias reais, acho que totalmente estourado geralmente não fica legal.

Exemplos interessantes:

http://rezendeadministradora.com.br/wp-content/uploads/2014/10/sala4.jpg

https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/leroy-production//uploads/img/contents/sala_de_estar_com_decoracao_atemporal_59dc_original.jpg

Então, acho que vc não deve usar emissive em vidros, para simular este efeito. Da pra fazer esse efeito de algumas formas, com o BG do Environment estourado e colocar uma imagem na pós, ou usar um HDRI estourado.

Achei o tapete felpudo de mais para uma sala de jantar, é com displacement? Se for, diminue +/- pela metade do valor.

Gostei da pós!

• 16/12/2016 às 09:08

Obrigado mais uma vez pelos comentários e observações, e também pelos links! Vou mudar os pontos que você citou.

• 17/12/2016 às 20:57

Você disse para eu estourar o BG em vez de usar emissive nos vidros. Para iluminação dessa cena, eu usei hdri no GI e no BG, e na dome do lado de fora da sala. E aumentando a intensidade do BG, não consegui estourar. Eu teria que tirar o hdri do BG, deixar o textsky e aumentar a intensidade? Isso influenciaria nas sombras ou na iluminação?

• 17/12/2016 às 21:14

@soren, ou vc usa dome ou BG do Environment, o ultimo fica inutilizado se vc colocar uma dome!

Se vc utilizar a dome, vc tem que editar a intensidade dela para fazer este efeito e se usar o BG do Environment, aí sim vc aumenta a intensidade dele mesmo.

Isso tem influência principal sobre o BG em si, que ficaria mais esbranquiçado, reflexos e iluminação indireta.