• 23/06/2015 às 17:42

Pessoal, preciso muito da ajuda de vocês, comecei uma cena e preciso que me ajudem a terminar. Estou tentando criar um material legal com algumas imagens para produzir um portfólio e estou com dificuldade com externas. Preciso que me ajudem com materiais, tecnicas, posicionamento da camera e tudo mais… ate agora, essa imagem é o que tenho.

A ideia é que na frente dos predios, na parte inferior da imagem, passe um rio… DEsde ja, muito agradecido!!!

• 25/06/2015 às 02:25

Tá no caminho!

Eu costumo evitar inclinar a câmera, deixando-a mais na horizontal mesmo.
    Eleva um pouco essa parte onde vai ficar o rio e elevando tb a posição da câmera.

Nessa cena acho q ficaria legal aparecer o Sol refletido no prédio.

Eu colocaria uma corzinha nos prédios, pois estão muito brancões…

E o mais difícil nesse caso, humanizaria os prédios.

• 25/06/2015 às 20:47

pra dar uma humanizada, vou iluminar algumas varandas por isso deixei o sol assim, de um fim de tarde… coloquei a camera nessa posicao porque no terreo nao tem nenhum projeto de “paisagismo”, vamos dizer assim…. vou testar alguns materiais nos predios!! valeu!! 😀

• 26/06/2015 às 05:00

bom, o predio em si, vai ficar mais ou menos assim… o que posso melhorar? ah… resolvi deixar um predio só (depois vou ajustar a camera) como falei, nao se trata de um projeto real, é mais um estudo…

Agradecido desde ja!!

• 27/06/2015 às 03:48

Melhorou bastante Nino!

Agora eu Procuraria um bloco melhor de palmeira e aplicaria os materiais que estão faltando.

Acho que se vc afastar um pouquinho a câmera, vai ficar melhor.

• 27/06/2015 às 07:59

entao Daniel, basicamente, falta so a agua que por enquanto nao coloquei ainda p nao deixar o render meio demorado, ja que estou testando algumas coisas ainda… vou focar na vegetação agora!!! muito muito muito obrigado pela atenção!!

• 27/06/2015 às 13:35

ta assim!!! preciso de ajuda com a vegetação… OPINEM POR FAVOR!!

Agradecido desde ja!!

• 29/06/2015 às 01:46

Só eu te ajudando por enquanto, mas vamos lá… o importante é ter pelo menos 1 ponto de vista diferente do seu!

As folhas dessa palmeira não estão legais… veja se alguma dessas fica melhor:
    Coconut tree
    coqueiro 3D
    COQUEIRO INCLINADO
    COQUEIRO
    plantas

Quanto às trepadeiras do pergolado, eu daria uma escurecida nas folhas pois tá meio artificial.

A água e os outros materiais ficaram top!

Com relação ao posicionamento da câmera, estude um pouco sobre a composição, especialmente sobre “pontos de ouro” – olha esse artigo – PONTO DE OURO

• 29/06/2015 às 14:33

E ai Nino Santos, bacana sua externa. Vou deixar aqui uma pequena colocação.

Existe uma deformação na sua imagem causada pela perspectiva que faz com que as linhas verticais apontem para um unico ponto de fuga. Na fotografia existem lentes que fazem a correção, que são lentes tilt shift. Se for no vray, acho que é a opção lens shift que faz essa correção. Vou deixar aqui também alguns exemplos para explicar na pratica. Abraço

• 29/06/2015 às 16:20

Muito obrigado Daniel e Patrick… vou arrumar o que vcs citaram… ah! Patrick, as imagens não estão aparecendo… 🙁

• 29/06/2015 às 17:05

Olá Nino, muito bacana tua cena.

O render da água ficou top.

Sei que pesaria pra burro o render com os dois prédios, mas um render daquela cena ficaria lindo!

Cara, acho que se colocasse um hdri de fim de tarde aí ficaria animal.
    No tópico levantado por mim, aqui em projetos em andamento, citei o hdri que usaria para minha cena, o citado, é um site com 50 hdri gratuito. Dê uma olhada lá.

Parabéns pelo trabalho!

• 29/06/2015 às 20:08

Nino, sensacional cara! Muito bom!

Acho que o que falta mesmo é somente melhor a câmera, e trabalhar a iluminação com uma HDRI, fica bem mais pesado, porém os ganhos nos reflexos são absurdos! E como você tem muito reflexo na cena (vidros e água) os ganhos se potencializam! E o consumo de recursos da máquina também, infelizmente.

Sobre o que o Daniel comentou sobre as palmeiras, mude as folhas, mas não de todas. Deixe uns dois ou três tipos de folhagem. Vai ficar ainda melhor!

Abs!

• 30/06/2015 às 00:21

Pessoal, ajustei o lens shift e a vegetação… usei um bloco pra vegetação mais perto da camera e outro pro resto da area… como nao usei background, coloquei palmeiras em 2D no fundo para ocupar… Vou precisar de ajuda com o HRDI!!

OPINEM!!! HEHEHE

Estão me ajudando muito!!! muito obrigado!! 😀

• 30/06/2015 às 11:38

Pessoal, ta aí!!!

Vegetação ok?
    Iluminação (hdri) ok?

to esperando o OK de vcs pra fazer a imagem final… colocar umas pessoas andando pelo deck, nas varandas e numa resolução maior…

OPINEM POR FAVOR!!! É MUITO IMPORTANTE!!!

Agradecido desde ja!! 😀

• 30/06/2015 às 14:53

Nino, sinceramente não curti muito a iluminação da cena …

Teste com esse HDRi https://drive.google.com/file/d/0B6MmcZGSVhItSEZ2ZGp0TzZOWnc/view

Acho que o céu com mais nuvens e o o efeito fique melhor nos reflexos. E como está fazendo a iluminação dos postes? Só com um emissive? ele em si está bem legal, mas não parece que esteja iluminado a cena. Parece que falta uma spot ligth ali.

MAs té ficando show cara!

• 30/06/2015 às 15:45

beleza!!! gosto de sinceridade hehehe vou testar esse HDRI e logo logo mostro como ficou… Os emissivez nos postes servem só pra me guiar, pra eu saber onde colocar os efeitos de reflexo na lente na pós… ele tem spots tambem, so que invisiveis e nao deixei a luz muito forte por que afetou a vegetação…

• 30/06/2015 às 16:06

A qualidade ta baixa, mas como o quesito é iluminação… gostei mais desse!!!

• 30/06/2015 às 18:06

Nino, você chegou a testar outras posições de câmera?

Acho que a câmera mais alta, e mais de frente ao prédio ficaria melhor.

E a variação na iluminação das varandas é outro ponto que soma muito em qualidade. Algumas luzes mais fortes, outras mais amareladas, outras mais brancas … fica bem mais real, embora para trabalhar com esses efeitos de iluminação, escolheria um outro HDRi, como esse.https://drive.google.com/file/d/0B6MmcZGSVhItV0l3cExZZHZSdzg/view

Abs!

• 30/06/2015 às 20:08

entao cara, testei, so que ate o momento, essa tinha sido a melhor… n sei se tu leu todas as respostas mas expliquei que a camera está assim posicionada porque nao tem nenhum projeto de “paisagismo”… fui colocando vegetação e mobiliario pra ocupar a cena, de forma quase aleatória, tudo foi pensado pra esse posicionamento, elevar a camera ia pedir um bg, carros pelo condominio, piscina e tudo mais e a intenção era trabalhar somente em uma cena de modo que eu pudesse fazer isso rapido pra produzir mais imagens… preciso apresentar algumas imagens como forma de mostrar ate onde posso ir com o sketchup e o vray… é muito importante pra mim… ainda tenho outras imagens pra serem avaliadas por vocês… estão me ajudando muito!!!

• 01/07/2015 às 02:51

Arrumei a postagem do patrickazevedo, para as imagens aparecerem. Estava faltando o formato da imagem no final das URLs. Boa dica Patrick!

Ficaram muito boas as alterações Nino!

Quanto ao posicionamento da câmera, eu faria algo entre a imagem da postagem #17 e a primeira imagem da postagem #19.
    Além disso, tem a questão dos “pontos de ouro”, eu deixaria ele sobre 2 pontos de ouro, como nessa imagem:

• 02/07/2015 às 12:36

O progresso está muito bom, continue estudando cara e você chegará a um bom resultado. (falando assim pareço bom no negócio, huahuahua).
    Nino, cadê o outro prédio? Acho que os dois completaria a cena não deixando esses vácuos nas laterais, sacas? Tipo, muito céu… Bom, é o que eu acho! No mais ta ficando shoes…