• 09/07/2016 às 01:14

Olá pessoal blz ? ando meio sumida mas agora nas férias escolares  vou retomar os estudos 😀

Estou desenvolvendo um projeto de um banheiro público e gostaria por gentileza da opiniões e críticas super construtivas de vcs 🙂

Esse banheiro é temático e ainda não tem pós ( vou fazer )

Minha preocupação são os materiais , não sei se ta configurado certinho e essa reflexão do espelho não ta meio esquisito ?ah tbm to achando o rejunte do piso meio serrilhado , enfim hehe como sempre só sei que nada sei

Fiquem a vontade para dar opiniões

*Queria parabenizar a galera envolvida na revista ( não achei nenhum lugar aqui p postar) Achei muito TOP e vai me ajudar muuuito

Obrigada

vista 1

imagm 2

• 10/07/2016 às 19:52

Legal essa proposta com a imagem da colheita!

Não achei q o rejunte tá muito serrilhado não…  mas se quiser fazer uns testes, veja o seguinte tópico:

http://sketchupbrasil.com/grupos/v-ray/forum/topic/render-com-imagem-desconfigurada/

O material das cubas parece estar com o Glossiness muito baixo;

Que material é o da pia? Não tem reflexo?

Os espelhos costumam não ser 100% reflexivos, além disso, vc não colocou um vidro na frente, né?

Ah, que bom que gostou da revista, trabalhamos bastante na criação dela! É sempre bom ter um feedback dos leitores!

• 11/07/2016 às 19:27

desculpa, como assim um vidro na frente ? não entendi … do espelho vc diz ? tem a moldura e o vidro espelhado

• 12/07/2016 às 18:53

Um espelho é geralmente composto por um vidro com uma camada na parte de trás de um metal.

Resumindo, para simular oq ocorre no mundo real, vc tem que tentar reproduzir-lo o máximo viável que vc conseguir. Para um espelho, vc tem que modelar um vidro, aplicar o material de vidro nesse objeto e na face do fundo aplicar o material metálico (“espelho”). Obs.: tem q inverter a face do fundo.

• 14/07/2016 às 19:54

hum entendi , obrigada

• 15/07/2016 às 08:38

@simonem

Mais algumas coisas que podem te ajudar:

• Alterar os blocos das plantas – Eu recomendaria procurar algum bloco melhor na warehouse, mas indiferentemente disso, para evitar essa repetição das plantas perfeitamente iguais, altera elas um pouco: escalona, move, rotaciona cada uma individualmente, elas vão deixar de ficar tão iguais assim, e vai ficar mais real.
    • Divisórias – Cria um espaçamento entre as peças das divisórias, para criar as fendas entre elas que deveriam existir
    • As janelas me parecem que podem ser meias detalhadas.

Ps.: O forra está muito legal! Essa luz seria luz natural ou alguma luminária embutida?

• 15/07/2016 às 09:55

Muito legal o projeto! Adorei o detalhe do teto!
    Essa dica do Daniel referente ao espelho foi muito boa, eu não sabia! rs

Referente ao projeto, onde as pessoas secariam suas mãos?
    Qual o material do rodapé? Acho que ele deveria ser lavável, pois trata-se de um banheiro público, certo? Pelo 3D parece rodapé de poliestireno…

• 09/08/2016 às 11:48

Gente obrigada pelas dicas e desculpa a demora em responder (fiquei sem computador por uns dias)

Esse projeto é uma proposta que eu enviei p concurso da Deca (EStudo de um Banheiro ) na categoria p estudante de arquitetura , é a reforma de um banheiro público municipal que no caso , é o banheiro do mercadão de SP. Deu uma diferença nas dimensões aí eu praticamente tive que alterar quase tudo e aproveitei p colocar em pratica as dicas de vcs @jpprezotti e @studiomage

Alterei os blocos das plantas , criei espaço entre as divisórias , acabei optando por tirar o rodapé …

@jpprezotti o forro é com caixa de frutas ( queria uma  proposta sustentável p tentar chamar a atenção dos jurados hehe) aí resolvi reutilizar as tais caixas p forrro . A iluminação no caso é embutida no fundo das caixas ( são luminárias de embutir)

@studiomage obrigada pela dica do rodapé ! Sobre secar a mão eu pensei naqueles secadores de vento sabe ? mas acabei não colocando no projeto .

Bom, segue a imagem final . Fiz uma leve pós produção só p tentar  corrigir um pouco o  brilho , contraste , enfim , nada de mais …

Não vou mexer mais nesse projeto mas se alguém tiver algum comentário ou critica construtiva , podem ficar a vontade que eu uso para as minhas próximas cenas.

Obrigada como sempre vcs são demais <3

perspectiva deca 1

deca perspectiva 2

• 09/08/2016 às 11:55

… eu achei que o vão entre as portas ficou muito grande , só que quando eu colocava um espaço menor não aparecia no render aí ficou assim meio sei lá

Eu trabalho na medida de metros , ta certo isso ?

• 10/08/2016 às 00:36

Não curti muito as plantas que vc colocou… acho que faltaram texturas e configurar os materiais no vray. Além disso,  analisando melhor a cena, as pessoas iriam bater os pés nessas caixas o tempo todo, faltou deixar um espaço para os pés.

Esses espaços muito pequenos muitas vezes desaparecem mesmo nas imagens! Para melhorar isso vc pode fazer o seguinte:

• Posicionar as texturas das portas de forma com que não fique continua de uma para outra;
    • Deixar um pequeno desnível entre as partes que estão alinhadas;
    • Ativar o Bump no material com TextNoise com um Size bem grande e o valor do bump bem baixinho, assim vai criar uma pequena ondulação na face (oq ocorre normalmente no mundo real);
    • No Options do V-Ray, vá em Indirect Illumination e ative a opção Ambient Occlusion, isso faz com que o vray deixe os cantos meio “sujos”, e dessa forma define um pouco mais.
  • 28/09/2016 às 15:30

Olá ! nossa desculpa aí a demora p responder , nem tive tempo mais de mexer no sketch, a faculdade consome todo o tempo

Eu mexi no ambiente oclusion  e sobre a configuração dos materiais eu devo ter configurado errado , mas eu configurei ! rs a pastilha eu fiz igual um tutorial , tem map de bump  reflexo e tudo mais ! hehe  ( mas eu vou estudar mais o assunto)

Sobre as plantas eu tenho dificuldade mesmo , pq eu não sei distinguir entre um bloco legal e um ruim …. ainda não desenvolvi esse “olhar” , e eu não sei configurar planta no vray , vou ate dar uma pesquisada melhor nos próximos projetos

Esse eu finalizei , parei por aqui , ate mesmo pq cansei de mexer nessa cena .Fiz os ajustes e deu p fazer ate uma pós ( que eu tbm não sei se está ok, )

*vou estudar sobre texnoise e texturas !

Criticas são sempre bem vindas !

Obrigada

pos-1pos-2

• 29/09/2016 às 00:33

Achei que a pós já deu uma boa melhorada!

Sobre as pastilhas, se fosse uma parede pequena, essa textura ficaria bem legal, mas para uma parede grande assim, deu esse aspecto de repetição. Pra não acontecer isso, teria que ser uma textura maior (que pegasse uma área maior da parede).

O problema dessas plantas não é a modelagem delas, como falei, faltam principalmente texturas (fotografias de folhas).

• 04/10/2016 às 13:16

ahhh precisa colocar textura de planta ! não sabia vou pesquisar sobre o assunto …. vc tem tutoriais p indicar ?

Também achei q a textura da parede ficou repetitiva , só não sabia o motivo ….

Obrigada pelas dicas !

• 05/10/2016 às 00:24

Acho que o mais fácil é encontrar uma planta pronta bem modelada em bem texturizada, mas aí vai a explicação de como fazer:

Primeira coisa seria encontrar uma textura de folha que desse certinho na sua plantinha.

Textura de exemplo:

Depois vc teria que mapear a textura corretamente na modelagem. Se for uma modelagem mais complexa o mais indicado nesse caso seria usar a técnica da textura projetada, como mostrado nesse tutorial: