• 07/12/2015 às 20:05

Cobertura Tânia img 02

Cobertura Tânia img 04

Cobertura Tânia img 05

Cobertura Tânia img 07

Cobertura de residência transformada em sala gourmet e espaço TV.
    Projeto: Arqs Nina Schver e Elaine Blank.

• 07/12/2015 às 20:06

Estudo de iluminação com V-Ray 2.0, comentários para melhorar.
    Obrigado.

cobertura teste 4

cobertura teste 5

• 07/12/2015 às 23:28

Na modelagem vc não pediu comentários para melhorar pq realmente está muito longe de precisar, nessa vc se superou! Projeto e modelagem muito tops! Parabéns para vc e para as outras arquitetas!

Quanto a iluminação do render, sua imagem está muito escura mas, como tem muitas áreas com luzes e outras com luz do Sol batendo, acho que se vc tentar ajustar apenas pela câmera, para ficar bem iluminada, a imagem vai estourar em muitos pontos e pode não ser muito legal para a apresentação do projeto.

Por isso, acho que neste caso seria melhor vc alterar as configurações da aba “Color mapping”. Faça alguns testes, alterando inicialmente o “Type” e depois os outros parâmetros.

Depois, se precisar,  faça  o ajuste fino da iluminação nas configurações de câmera.

• 08/12/2015 às 00:48

@arqpadao, concordo com @danielreple sobre a modelagem,projeto e que um “tapinha” na iluminação ajudaria.

Na minha opinião eu deixaria em linear multiply  porque o calculo para os pixels sem o clamp out  habilitado no estouro do branco é muito melhor, facilita muito na pós para acertar os níveis (o range de ajuste fica maior), ajusta o Dark multiplier  para acertar o nível de iluminação/sombras, acredito que algo em torno de 8 para esta sua cena, e em paralelo ajusta o shutter speed para evitar estouro de iluminação.

Abraço mestre.

• 08/12/2015 às 11:51

Obrigado pessoal, vou testar as dicas de vocês.

• 09/12/2015 às 14:33

Ahhh, se essa modelagem cai no meu Thea…

• 10/12/2015 às 00:50

Variação de “ohhh lá em casa….” hehehe….

@TIZZONIJR, com certeza ela faria um estrago no seu Thea! hehehe…

• 11/12/2015 às 17:19

cobertura teste 8

Agora esta melhor?
    O que acham ?

Coloquei um Hdri aplicado numa Dome Light.

• 12/12/2015 às 00:47

Bem melhor Padão!

Mas acho que vc pode deixar um pouco mais claro, pois como está renderizando em override, que é tudo “branco”, parece que já está bem iluminado, mas quando vc ativar os materiais e colocar os objetos que estão faltando, vai ver que ficará bem mais escuro!

• 12/12/2015 às 10:23

kkkkkkkkkkkk

Daniel, já deu pra notar aqui. Cara como sofro com iluminação. isso é um porre.

• 12/12/2015 às 12:31

Você tentar resolver tudo da iluminação no render como é o caso do vray onde você não vê o resultado imediato na tela é complicado Padão. Se tem tempo disponível pra ficar nos testes, legal.Senão, eu sempre digo para meus alunos pra errar pra menos pois ai, em 10 minutinhos você resolve tudo facilmente no PS e já finaliza a imagem.

• 03/01/2016 às 14:32

Último render, 13 horas. Ufa….
    Alguns materiais pesaram muito, os vasos cromados do Tiago levaram a metade do tempo só pra eles.
    O vidro da mesa também foi muito demorado.
    A configuração esta para um render médio e não um final.
    Arquivo tem 76 megas.
    Loucura total.
    Pior que olhando a imagem com mais detalhe não gostei de um monte de coisas a maioria ajustes de materiais.

Cobertura render 2

• 04/01/2016 às 21:48

Padão, os vasos e o vidro demoraram tanto assim porque da forma que estão ai, concentram muita informação (os vasos estão refletindo as cadeiras, deformadas pela refração do vidro, enquanto o vidro está refletindo o reflexo dos vasos, distorcidos pela foma esférica deles, mais a folhagem que tem muita geometria. Trocar o material cromado dos vasos por um mais simples (alguma cor + uma camada de reflexo, sem alterar nenhum dos valores, fica bem parecido com uma porcelana, e um pouco mais leve para renderizar. Mudar o vaso de lugar, trocar de bloco, colocar alguma toalha, esteira ou algo por baixo dos vasos podem ajudar um pouco também.

Abs!

• 04/01/2016 às 23:23

É… vamos corrigir aí, que o negocio vai ficar bão!!!!

Granito e madeira, achei que vc deixou com o glossiness muito baixo. Outra coisa que pode ter influenciado nesse tempo altíssimo é se vc aumentou muito o subdivs desses materiais que vc abaixou o glossiness.

Apareceu um pouco de serrilhamento aí, tem que dar uma ajustada no Image sampler.

• 05/01/2016 às 09:09

Prezotti, obrigado, não sabia que o processo de reflexos fosse tão pesado.
    Boa dica.
    Daniel, realmente coloquei em muitos materiais um glossiness bem baixo, alguns em torno de 70, muitos em 85 e ai
    o subs ia pra 24 36.

Image Sampler – Adapitive  1 /4
    Antialise esta em área.

Uma pergunta:
    O V- Ray só renderiza o que esta sendo visto na cena?

Obrigado
    Materiais que não aprecem não renderizam e não tomam tempo, isso?

• 05/01/2016 às 12:43

Padão, acho que os materiais que não aparecem na cena pesam sim. Quando está começando o render, o programa busca os arquivos externos (mapas, texturas, .ies, etc) e acho que ele busca tudo antes de começar a renderizar. Mas é mais um palpite mesmo. Não conheço muito bem como o software funciona nessa situação.

Abs!

• 05/01/2016 às 13:57

Valeu João.
    Pensei nisso, tipo deletar o que não faz parte do trabalho em questão. Salvar arquivos individualizados para não pesar, se é que isso resolve.
    Como e onde o V-Ray salva e organiza os materiais de cada arquivo SketchUp.
    Isto é individualizado ou salva tudo numa mesma pasta ?
    Dúvidas.

Obrigado.

• 05/01/2016 às 14:50

Padão não conheço muito bem, mas o difuse o próprio sketchup salva na pasta temp. Os mapas o sketchup busca na pasta onde vc os salva (referência externa) mas nesse processo acho que o vray armazene também essa imagem na memoria ram da maquina
    Abs!