• 25/02/2016 às 18:15

Ola pessoal !

Acabei de terminar um projeto de dormitório de casal e gostaria muito da opinião sincera  vcs !

Usei o Vray e não fiz pós (ainda não cheguei nesse nivel )

Queria saber onde eu posso melhorar e tals …

*Ainda vou fazer o render de outros angulos p mostrar o restante do quarto

Valeu 🙂

TESTE4

• Este tópico foi modificado 9 meses, 2 semanas atrás por Foto de perfil de Simone Mello Simone Mello.
  • 26/02/2016 às 00:27

Fala @simonem!

Tá mandando bem!

Acho que ficaria melhor mudar o ângulo da câmera, tá muito de frente, não está muito confortável.

O mapeamento desse primeiro travesseiro não está legal! Calma, vc não está ficando louca! hehehe…. vc usou certinho aquela técnica, mas para esse tipo de objeto ela não funciona bem. Tá vendo que a textura fica deformada na lateral? Para objetos mais complexos, recomendo que use a ferramenta ThruPaint, que faz parte do plugin FredoTools.

Os outros travesseiros e o colchão não da pra ver direito se o mapeamento está correto pelo tamanho da imagem.

Obs.: Uma pós básica não é um bicho de sete cabeças, da pra fazer até no frame buffer do vray!

• 26/02/2016 às 13:17

Valeu @danielreple!

Vou dar uma estudada em tudo isso e depois mostro aqui o resultado …. Existe algum tutorial sei lá de pós nesse frame buffer ?

Sobre o posicionamento da camera , eu vejo vcs falando aqui q tem q dar uma inclinada na camera  num angulo de 45 graus …. mas onde eu vejo isso ? é no olhometro mesmo ?  Os tutoriais que eu vi , só fala p escolher um angulo legal e criar uma camera ….

De qualquer forma obrigada ! acho q tenho coisas novas p estudar pelo menos p fim de semana rs

• 26/02/2016 às 16:07

Oi Simone, ficou legal a cena, mas, além das observações de Daniel foque um pouco mais nas texturas, coloque reflexão, brilho e transparência aonde se deve colocar. Por exemplo a luminária está sem nenhuma translucência.

Valeu

Assis II

• 27/02/2016 às 20:00

@simonem, existem alguns vídeos no YouTube falando sobre o frame buffer, da uma olhada:

https://www.youtube.com/results?search_query=frame+buffer+vray+sketchup

Essa questão da câmera que vc mencionou, acredito que vc entendeu errado oq foi falado nos outros tópicos, acho que se trata Field of View (campo de visão).

Quanto a inclinação da sua câmera nesta imagem, está certinha, com as linhas verticais paralelas com a câmera!

O ângulo da câmera que me referi é o posicionamento, que achei que não ficou legal assim bem de frente.

• 28/02/2016 às 22:50

@simonem A modelagem está bem legal!

Só achei a luminária meio estranha.

Uma dica que acho interessante para quem está começando seria não fazer as luzes acessas, já que é uma cena diurna. Isso é uma questão bem pessoal: eu não gosto de deixar as luzes acessas nas minhas, alguns outros profissionais preferem deixar, mas no seu caso, como está começando é uma coisa a menos para se preocupar em configurar, e deixa o render um pouco mais rápido, que é sempre bom quando precisamos fazer muitos testes.

Abs!

• 01/03/2016 às 18:51

Eae pessoal ! valeu pelos coments 🙂

Vamos lá

@danielreple nem tinha reparo da almofada e ela realmente estava estranha , baixei o app ainda não sei usar muito bem mas deu uma melhorada  o mapeamento do colchão que ta zuado , ( vou postar depois) A ferramenta field of view mudou a minha vida , eu não conhecia … ela faz milagres

@assis_ll ta faltando textura mesmo , é que eu ainda não faço meus mapa de bump , mas isso vai mudar pq amanha vou instalar o photoshop , quanto a luminaria , ela tava com um tecido preto + tranparencia igual a outra e mesmo assim não dava p ver a translucencia , troquei por um tecido cinza e agora da p ver …. mas eu não gostei 🙁 queria que ficasse um preto transparente …. não sei pq não fica

@jpprezottii eu to fazendo com a luz acessa pq eu acho q fica tão bonito 🙂 mas realmente eu tenho q estudar muita coisa mesmo …. pq eu to aprendendo tipo tudo ao mesmo tempo . É da luminaria pendente q vc ta falando ? não gostou do bloco ? se sim , esse bloco é legal , só q veio muito pequeno e eu fui aumentar a escala e ficou todo distorcido, acabei trocando por outra base mas aí a configuração do material não aparece no render….

Bom segue a cena alterada num outro angulo ….

não gostei da luz q ficou aparecendo no movel ( essa linha dourada) o q vcs acham ?

tbm não gostei da base do pendente , acho q vou trocar a cor

E o angulo ficou melhor assim ?

*ainda não fiz pós nenhuma

Valeu

TESTE 5

• 01/03/2016 às 18:54

Ahh tbm to achando a cena meio escura  hehe

tdb lshbdflsdk

• 02/03/2016 às 20:57

Achei que o ângulo ficou melhor sim.

O travesseiro ficou bem melhor! Com prática, vc pega o esquema do plugin!

Arredonda as bordas do tapete, com o Round Corner.

A iluminação vc arruma facinho na pós, mas se quiser melhorar no render, estuda o básico sobre câmeras no mundo real, que são os mesmos parâmetros da câmera do vray!

Acho que a textura do piso está um pouco grande.

• 03/03/2016 às 23:18

Blz ! valeu

• 05/03/2016 às 20:31

aí o outro angulo do quarto

4

Eu sei e vejo e alguns erros , mas to tão feliz por ta aprendendo !

Ainda sem pós e eu tbm não arredondei as bordas do tapete …

aquela luz ali no movel da cama q eu não sei da onde ta vindo , mas ta tudo certo …

• 06/03/2016 às 19:02

É isso aí @simonem, com muita dedicação e estudo agente chega lá!

Mais algumas dicas:

• Muita coisa pode ficar boa ou ruim dependendo do ângulo e proximidade da câmera, o tapete nesse ângulo, por exemplo, ficou legal;
    • Continuando com a questão do ângulo e proximidade, quanto mais perto da câmera, melhor deverá ser o bloco as texturas e a edição do material, pois os detalhes estarão bem evidentes. O abajur está um pouco facetado (aparecendo algumas arestas), a textura de madeira está com os veios na direção errada e com o bump um pouco forte e esse material cinza parece estar sem edição;
    • A luz na cama deve estar vindo da porta-balcão mesmo;
    • A luz externa estourando é bem comum em fotografias, mas o único problema no render é que aumentam o tempo de renderização, por isso é melhor tentar evitar isso nesta etapa e, se achar adequado, aplicar esse efeito na pós.
  • 07/03/2016 às 13:28

Obrigada pelas dicas !

O abajur ta facetado mesmo… vou aumentar a quantidade de segmentos do circulo , sobre o tecido cinza , eu apliquei o 2sided  coloquei um tecido no difuse mas nessa opção de 2sided não da p colocar mapa de bump né ? será q é por isso q ta com cara de fake ?

• 07/03/2016 às 13:49

corrigi os veios da madeira tbm …. obrigada

• 07/03/2016 às 19:58

a  parte superior da cupula do abajur realmente não estava com o material aplicado,  hehe acabei de ver

• 08/03/2016 às 19:42

@simonem, acho que vc já deve ter percebido isso, mas só pra não ficar dúvida, para colocar mapa de bump ou qualquer outro efeito no 2sided vc tem que colocar no outro material que é utilizado no Front ou Back, entendeu?

• 11/03/2016 às 16:02

<span class=”login-name”>@simonem</span> uma dica para o seu tapete, de uma arredondada nas bordas para o displacment não deformar as bordas!

tem este tutorial para te ajudar em renderização em cenas no interior: http://docs.chaosgroup.com/display/VRAY2SKETCHUP/Rendering+an+Interior+Scene

A qualidade da cena vai melhorar muito, recomendo.

• 12/03/2016 às 22:28

@simonem

Está evoluindo bastante!

Pelo seu interesse em aprender e pela facilidade em pegar as dicas, você ainda via longe!

Continue assim!

Abs!

• 15/03/2016 às 14:32

Entendi @danielreple  , posso colocar o tecido numa face e o bump na outra !

Vou fazer uns testes , obrigada

Obrigada pelo incentivo @jpprezotti ! Espero evoluir a ponto de conseguir um estagio na area ou fazer trabalhos como freelancer,  quem sabe um dia haha

Obrigada pelos tutoriais @phillip , vou ver tbm

• 15/03/2016 às 15:02

@simonem

Na verdade, quando você cria o 2sided material, (veja esse tutorial ) no primeiro material que você criar, nele você pode adicionar reflexos, bump e etc.

Abs!

• 17/03/2016 às 01:58

@jpprezotti, o normal é colocar no primeiro material mesmo, mas vc tb pode colocar bump no segundo, mas o resultado será diferente em cada uma delas!

@simonem, sempre podemos evoluir, mas vc já está num ponto em que pode começar a trabalhar!