Projetos em andamento

Iluminação em arandela

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Estefania Estefania 1 mês atrás.

• Autor
     |  258 Views Posts
    Foto de perfil de Estefania
    Foto de perfil de meireles

Olá @estefania.

Informe qual o programa que você está usando para renderizar a cena e que tipo de luz você está usando. Isso vai ajudar a ter uma resposta para o seu problema.

Claro, @meireles! Perdão! Estou usando o Sketchup Pro 2016 e a iluminação é com spot light em uma arandela.

Foto de perfil de meireles

Eu te perdoo sim, só que faltou o nome do renderizador. Vou considerar que é o V-ray porque é o que eu mais uso.

As spotlights que você colocou estão iluminando a cena e estão criando sombras, mas parece que você colocou metade do cone de luz dentro da parede e com uma intensidade baixa.

Se quiser continuar com essa luz, retire ela da parede, aumente a intensidade da luz e altere o valor da penumbra do cone, para ficar suave a transição.

Eu recomendo que você use um outro tipo de luz, a IES Light. Ela é ideal para essa situação. Você só terá um trabalho a mais, que é buscar na internet um arquivo com extensão *.IES, baseado no desenho que a luz cria na parede.

Uma pesquisa rápida no google, usando a expressão “IES Light Profiles” ou “Vray ies light” mostrará alguns sites em que você pode baixar os arquivos.

Depois de baixá-los, coloque uma IES Light na cena e carregue o arquivo na opção marcada nessa imagem abaixo.

Depois com o tempo você pega o jeito e pode até criar o seu próprio perfil de luz, caso nenhum dos arquivos seja do seu gosto.

Para saber o que cada opção faz, você pode consultar o manual (em inglês): https://docs.chaosgroup.com/display/VRAY2SKETCHUP/VRay+IES+Light

kkkkkk Obrigada, Meireles! É o V-ray, sim! E coloquei os cones com metade pra dentro da parede mesmo.

Eu não usava ies light porque não tinha os arquivos (modelos), mas como você disse como consegui-los, vou fazer, sim!

Grata!

Você deve fazer login para responder a este tópico.