• 10/07/2016 às 20:51

Boa noite!!

To com sérios problemas em iluminação, as texturas ainda estão ‘secas’ pq quero resolver esse negócio da iluminação. Alguém tem alguma dica pra essa cena? Ja olhei outros tópicos e etc, mas se alguem puder dar uma força hahahteste

• Este tópico foi modificado 5 meses atrás por Foto de perfil de Vanessa Slong Vanessa Slong.
  • 10/07/2016 às 23:50

Vc está fazendo uma noturna, certo? Quais são os problemas?

Está tentando dar algum efeito q não está conseguindo?

Posta uma fotografia de exemplo (busca na internet mesmo) de como vc quer que fique +/- sua iluminação.

• 11/07/2016 às 10:03

@danielreple eu estou tentando deixar uma iluminação boa o suficiente pra parecer um pouco mais real, mas até em cena diurna estou com dificuldade no realismo.

Queria uma iluminação mais ou menos assim chahou

• 12/07/2016 às 14:55

@wvanessa

Sobre a iluminação é um assunto bem complexo, mas vamos lá:

Numa imagem externa como você quer, podemos separar a iluminação em dois grupos, iluminação natural e artificial.

O primeiro passo, é acertar a iluminação natural, tendo em mente que ela é fundamental para que todas as partes da cena estejam iluminadas (note na cena que você postou, os prédios da direita da imagem não recebem nenhum tipo de iluminação artificial, mas estão bem nítidos) e que também esse iluminação precisa passar o efeito do horário do dia que você está querendo simular. O mais comum em cenas “noturnas” é utilizarmos um final de tarde, ou por do sol para renderizarmos a imagem, pois é possível balancear melhor as luzes artificias com a luz natural.

Nesse caso, utilizamos muito um tom azulado na iluminação natural da cena, que podemos obtê-la com o uso de uma imagem hdr ou até mesmo com o uso dos mapas procedurais com o TexAColor do vray.

Para o ajuste dessa luz, você precisará configurar suas abas dentro do vray options: a aba Camera e a aba Enviroment

Feito os testes, e chegando em uma configuração que convenha para essas abas, são inseridas as luzes artificiais. Sendo que cada uma delas deve ser configurada e testada individualmente para que todas estejam de acordo com o desejado.

Para finalizar, a correta configuração dos materiais da cena contribuirão para adicionar realismo a cena.

E para imagens como a postada como exemplo, é fundamental uma boa pós produção para os ajustes finais na cena.

Abs!

• 12/07/2016 às 20:41

Depois desta ótima explicação do JP, não tem muito mais oq falar!

Pra mim, os renders externos diurnos são os mais fáceis de configurar a iluminação! Se não está conseguindo bons resultados com as diurnas, recomendo que retome os estudos para este tipo de imagem e só quando ficar boa nestas, avance para as noturnas.

Se vc entender como funciona uma câmera real, vai conseguir configurar muito melhor a iluminação do vray! Se não souber muito sobre o assunto, recomendo que estude.