• 31/01/2016 às 19:25

Boa tarde, gente!

Tô precisando de uma mão de vocês. Estou montando meu portfólio e comecei com a modelagem de um quarto onde o projeto de móveis é todo meu. Estou ambientando o quarto para ir pro portfólio. Queria saber o que vocês acham da localização das câmeras, da modelagem em si, etc. Seguem duas imagens das duas cenas que eu criei do quarto. Abraço!!

cena 1 Cena 2

• Este tópico foi modificado 10 meses, 1 semana atrás por Foto de perfil de Daniel Riglione Reple Daniel Riglione Reple. Motivo: Tópico alterado de fórum
  • 01/02/2016 às 14:42

Natália, qual o valor do field of view (provavelmente esteja como “campo de visão” na versão em português) que você está usando? Caso não saiba, de uma checada com a ferramenta de zoom, ele informará a o valor na parte de baixo da tela.

Em cômodos pequenos, é interessante aumentar um pouco esse valor (mais com cautela, pois ele tende a deformar um pouco a imagem)

Outra técnica muito usada aqui é a da parede invisível (na face interna da parede, aplica-se o material que você quer na parede (ex. uma cor, tijolo, etc) e na face externa aplica-se uma outra cor; 100% transparente, onde fica mais fácil enquadrar esses ambientes.

Abs!

• 01/02/2016 às 18:28

O mais importante o @jpprezotti citou, Que seria expandir o Ângulo de visão do observador (FOV), mas tome muito cuidado, porque valores excessivos pode causar a distorção, conforme mencionado acima.. Também acho super válido a dica das paredes transparentes, pq esse ambiente em si está parecendo pequeno para abrir demais o Ângulo da camera.

Outra dica além das citadas, seria arrumar as linhas verticais da câmera, e suavizar(chanfrar) algumas das linhas que parecem duras demais na cena.

Fugindo um pouco da área marcenaria, a cama não está legal, existe inúmeros modelos ótimos no 3dwh, e o mapeamento também está deixando a desejar, assim como o modelo da TV também está simples demais.

#OFF – Vai haver render ? Vray? KT? Thea?

No mais, está ótima a cena, gostei do resultado, só alguns detalhes e já fica pronta para o portfólio final.

Abraços.

• 02/02/2016 às 01:22

@souzanatis, movi este tópico para o fórum Projetos em andamento, pois acredito que seja o mais adequado para o assunto tratado. Quando ficar na dúvida, veja a descrição do grupo, que fica no topo das páginas de cada grupo ao lado do título e imagem. Por exemplo,a descrição do Modelagem é a seguinte:  Espaço criado para a discussão de técnicas de modelagem. Discuta aqui qualquer assunto relacionado a como modelar algum objeto no SketchUp.

Quanto ao que os colegas falaram, acho que a técnica da parede transparente funciona apenas no V-Ray.

Muito legal vc se preocupar antes com a modelagem! Está no caminho certo!

• 04/02/2016 às 17:46

Oi, gente!

Gostaria de conseguir responder com maior frequência vocês, até porque tenho um tanto de pressa para concluir meu portfólio (apesar de saber que levará um bom tempo para fazê-lo com ótimas imagens) e aprecio muito a opinião de vocês. Sobre o valor no meu field of view, ele está em 35 graus. Quanto a suavizar algumas linhas do modelo, por quais meios vocês suavizam? Seria pelo Atenuar/Suavizar arestas? Se sim, em quantos graus seria melhor configurar? Ou só vendo conforme faço as alterações qual seria o melhor valor? Agradeço muito as dicas e respondendo à pergunta do @victor3d, haverá render. Farei pelo Kerkythea.

Abraço!!

• 06/02/2016 às 10:24

Depende do caso. O valor em graus do atenuar/suavizar arestas depende muito do modelo. O correto é ajustar um valor para cada objeto.

Mas no caso, acho que o @victor3d sugeriu era que você eliminasse algumas arestas vivas. Tem um plugin chamado round corner que te ajudará nisso.

Abs!

• 07/02/2016 às 22:03

Há uma técnica muito utilizada que é colocar o ponto de visão na altura do observador (1,67m) ou valores parecidos.
    Abertura de câmera valores 35 a 50 podem ser utilizados sem perda de realismo, maiores que estes pode ter a sensação de distorção irreal/artística .

Podes colocar na altura desejada e selecionar  câmera > dois pontos de fuga para alinhar as arestas no eixo azul. Dara a sensação que esta posicionada no mesmo nível do observador  ( se reparar nas imagens profissionais, geralmente a foto esta quase sempre alinhada para frente, dificilmente olhando de um ponto para cima ou de um ponto para baixo)

Sobre o chanfro das linhas pode ser feita com o plugin Round Corner há videos de como utilizar-lo facilmente.

Em anexo duas imagens amadoras de referência – Quarto com câmera equivalente a altura do observador e uma imagem artística com ponto da câmera  desalinhado com a altura do ponto do observador.

Observa-se que na primeira imagem esta com abertura de 50 (Quarto) e na segunda com de 70 (Escritório)

Att;
    Felipe Vieira IMG-20150326-WA0017872b6f95-3c90-4fff-99aa-eb638550c83d

• 12/02/2016 às 00:45

Boa noite, gente!!

Então, fiz o primeiro teste de render do quarto. Utilizei as seguintes configurações:

Luzes: criei as luminárias e troquei o material por Diffuse Light. Acredito que não é o certo, mas acho que as spot/point lights ficam muito estouradas. Mesmo que diminua a intensidade, fica um tanto marcado. Utilizei a diffuse com 20 de intensidade e no despertador de lego coloquei a diffuse também, mas com valor menor (e que deu pra ver que tem que diminuir mais).

Resolução: 6500 x 2835 | Settings: 11. PhotonMap + Caustics – High + AA 0.3 | Threads: 4 | Network: No Networking

O processamento da imagem não foi concluído. O programa travou em 0% por horas em Ray Tracing (Threads 3). Salvei o que foi processado até essa parte, onde já haviam rodado 15 horas e 45 minutos de render. Me dêem dicas sobre o que eu posso ter colocado de errado nas configurações, quais materiais podem ser melhorados, etc… um feedback sobre o teste. Estou pensando em diminuir um pouco a resolução, acho que não afetaria tanto assim a qualidade da imagem. A resolução colocada foi o tamanho da que veio do sketchup x5. Pensei em colocar x4.

Abraço!!

teste 1

• 12/02/2016 às 10:25

Bom dia, gente!

Encasquetei agora com essas imagens kkk Deixei essa noite rodando mais um teste. Arrumei um pouco mais a modelagem do quarto, troquei a tv que vocês haviam pedido e eu tinha esquecido de trocar e arrumei o bloco do cactus. Sobre o render: arrumei a iluminação. Continuei com a Diffuse Light. Usei o ponto principal de iluminação com a diffuse em 30 e secundários em 20. Ajustei a diffuse do visor digital do despertador e diminuí a resolução. O que não me deixou contente, porque o mesmo problema do primeiro teste ocorreu. Não foi concluído o processamento da imagem, travou no mesmo ponto que travou o primeiro teste e não sei mais o que fazer. Não sei se é a resolução que ainda está alta pro desempenho do meu computador (mas não quero baixar mais a resolução), ou se estou utilizando a opção de render errada (utilizei de novo o 11 em Settings). Help!! 🙁

teste 2

• 13/02/2016 às 23:06

@souzanatis, algumas das texturas que vc utilizou são de baixa resolução, como as do armário, isso influencia muito na qualidade final da imagem!

Alguns materiais, que precisariam de textura, estão sem, como o piso, os travesseiros, etc.

O mapeamento da textura dos travesseiros verdes estão erradas, pesquise sobre o assunto para aprender como arrumar isso.

Muitos materiais não foram editados, como o bloco do lego, que acho q deveria ter reflexo.

Da uma estudada nesses tópicos, que falam sobre algumas técnicas do kerkythea, acho que podem te ajudar:

http://sketchupbrasil.com/grupos/kerkythea/forum/topic/externas-mlt-em-alta-resolucao-mauricio-camargo/

http://sketchupbrasil.com/grupos/kerkythea/forum/topic/edjoma-house/

• 20/02/2016 às 21:32

Obrigada pelas dicas @danielreple. Estou modificando tudo possível. Com relação a resolução dos materiais do armário, baixei a textura HD direto do site da Masisa dos exatos acabamentos que foram utilizados. Quando coloquei a textura dentro do SU, ficou meio acinzentado… Dei uma pesquisada na internet do motivo de ter ficado estranha a textura, e lá dizia que a imagem certamente veio salva no modo CMYK e que para corrigir esse problema bastava salvá-la no modo RGB. Fiz isso utilizando o Paint (por não saber se havia outro modo de realizar a troca de CMYK para RGB). Será que de repente no meio desse processo baixou um tanto a resolução?

Link da pesquisa: http://dicasdesketchup.getpro.com.br/2011/02/15/solucionando-problema-de-insercao-de-imagem/

• 21/02/2016 às 20:37

@souzanatis, dei uma olhada no site da Masisa e algumas das texturas deles, que eles dizem ser HD, estão longe de ser realmente de alta resolução! Por exemplo, vi essa textura escura (Ameixa Negra) e ela tem 512×768 com 1,1 Mb, e isso tá realmente bem longe de ser HD!

Fora isso, realmente é possível que tenha perdido ainda mais qualidade no que vc fez no paint!