• 28/12/2015 às 08:33

    Bom dia a todos, gostaria de ajuda na iluminação interna, pois não consigo deixar ela uniforme como vejo em alguns projetos. Aceito críticas e sugestões…

  • 29/12/2015 às 23:49

    @Santini, vc fez oq na pós? A imagem parece estar meio opaca…

    Achei que a iluminação está boa! Lembre-se que nenhum render é igual a outro. A iluminação varia de acordo com o projeto, com as fontes de luz, com as setagens da câmera e por ultimo com o restante das configurações do render.

    Atrás da cortina está vazando uma luz bem amarela… pq? Vc colocou uma rec ali bem amarela?

    Para vc entender melhor algumas sugestões, vou utilizar a seguinte imagem como guia:

    composicao-de-uma-sala-minimalista

    Fonte: http://blog.abouthome.com.br/design/aposte-na-decoracao-minimalista-da-sala/

    Bom, vamos lá:

    • Repare como o lado de fora fica bem esbranquiçado, isso é oq ocorre normalmente em uma fotografia, pois quando é dia ensolarado a iluminação interna é muuuuito mais fraca que a externa e a câmera, assim como nossos olhos, não consegue equilibrar e deixar toda a iluminação equilibrada;
    • A cortina marro, mesmo sendo escura, deixa passar um pouco de luz. Na sua imagem deveria ocorrer isso tb, a menos que seja uma cortina blackout, que é recomendada mais para quartos;
    • Veja que todos os objetos no mundo real têm alguma textura e reagem de formas diferentes com a luz. Nos projeto temos que editar praticamente todos os materiais, exceto os que realmente têm alguma cor sólida-opaca e uniforme;
    • Veja tb que existe uma luz amarela nesta outra imagem, mas ela é uma luz artificial que está sobre a cortina. A luz externa (Sol) é praticamente branca.

    Quando for criar um novo material, tenha alguma imagem de referência ou um objeto real com esse material em suas mãos, pois dificilmente vai conseguir atingir um resultado de alta qualidade apenas usando sua imaginação!

    Finalizando, falo isso sempre por aqui, a melhor forma de vc aprimorar suas técnicas, tanto na modelagem quanto no render e na pós, é pegar fotografias de ambientes de alto nível (fotografia de qualidade), como esta que postei, e tentar reproduzir tudo em uma maquete eletrônica, assim vc tem uma referência de muitas coisas boas e fica mais fácil de perceber onde precisa melhorar.

  • 29/12/2015 às 23:59

    @danielreple, Obrigado pelas dicas Daniel, mais então vamos lá, minha dúvida seria nesses pontos que vc mencionou, pois não consegui um efeito legal para a cortina, e realmente queria chegar pelo menos perto dessa imagem que vc colocou para passar as observações.

    Como faço para deixar a imagem com essa iluminação próxima ao real, tem como me ajudar????

    Fiz a pós no editor do v-ray mesmo, ele tem uma janela que consigo colocar alguns efeitos que utilizamos no photoshop…

  • 30/12/2015 às 01:01

    Como disse, a iluminação depende de outros fatores além do render. Para a cena que vc postou, acho que a iluminação está muito boa, só falta melhorar a pós. Agora, se quiser uma iluminação parecida com a imagem que eu postei, vc teria que alterar o projeto e os pontos de luz.

    Quanto ao material da cortina, pesquise sobre two sided ou 2sided, tem muita coisa sobre o assunto aqui no site!

    Outra coisa, se nem o violão nem a caixa de som forem o foco da cena, repense o posicionamento da câmera.

    Para estudo, faça oq recomendei na postagem anterior, pq senão teríamos que ficar listando dezenas de coisas para te ajudar, sendo que vc pode facilmente aprender sozinho apenas praticando com uma fotografia de referência, e quando surgirem as dúvidas e não conseguir encontrar as respostas aqui nos fóruns, estaremos aqui pra ajudar!