• 26/04/2016 às 09:02

Olá pessoal

Aos usuários do SketchUp que renderizam no Blender são chamados a partilhar sua experiência aqui. [Matéria colaborativa para a Revista SketchUp Brasil]

Ainda não conheces o Blender?

O Blender é a suíte livre e de código aberto mais completa (e única por ser completa) para a criação de modelos 3D. Ele suporta a modelagem 3D, rigging, animação, simulação, renderização, composição e rastreamento de movimento (motion tracking), edição de vídeo e criação de jogos usando as tecnologias computacionais atuais – CPU e GPU.

O Blender é bem adequado para indivíduos e estúdios que podem se beneficiar de suas várias ferramentas unificadas e processo de desenvolvimento ágil.

O Blender é multi-plataforma e funciona igualmente bem em computadores Linux, Windows e Macintosh. A sua interface usa OpenGL para fornecer uma experiência consistente.

O Cycles é seu novo (não tão novo assim) renderizador baseado em física real (Ray-Trace), o que permite conseguir resultados bem próximos da realidade.

O Blender para dar uma olhada no modelador, é simples, mas para aplicação em arquitetura (maquete eletrônica), o trabalho de modelagem difere do SketchUp. Tem funções maravilhosas que poderiam atender algumas, se não mesmo todo o background em Archiviz (Visualização Arquitetónica).
    A Game Engine, é uma biblioteca para criações de jogos com suporte avançado a física e outras propriedades que com um pouco de estudo aprofundado do software, usando da programação baseado em blocos de lógica, me permite, sem usar nenhuma linguagem de programação, gerar aplicações que permitam ao cliente fazer passeios virtuais no modelo realista enquanto roda um vídeo na TV, trocar mobiliário, cor de paredes, ir até a sacada e apreciar a vista, etc.

O Blender Cycles permite fazer um preview rápido de como ficará sua imagem e permite corrigir rapidamente configurações equivocadas de iluminação, materiais e enquadramento de câmara.

Como modelo tudo no SketchUp, tenho que exportar e depois importar para o Blender no formato “.skp” nativo do Sketchup graças a um Plugin chamado Import SketchUp Scene.

Feito isso, tenho um excelente render dotado de todas as funções e possibilidades de um ótimo modelador, renderizador, animador, editor de vídeo e uma game engine de possibilidades virtualmente infinitas à disposição do meu projeto.

As opções de saída do render me animaram também, me permitindo definir tamanho personalizado para minhas imagens e animações, ele exporta em diversos formatos inclusive direto em AVI e sequência de imagens em PNG com transparência para edição final no próprio Blender usando o Compositing (Composição), Video Editing (Editor de vídeo) interno ou num editor de imagem ou vídeo externo usual.

O addon Import SketchUp Scene se mostra tão prático e eficiente que importa os modelos em escala e com todas a texturas alinhadas e preparadas para configurá-las no Blender Cycles para a renderização. O addon importa do SketchUp:

• Componentes
    • Grupos
    • Malhas
    • Materiais (só para Cycles)
    • Câmaras
    • Coordenadas UV
    • Transparência para objetos que têm materiais transparentes
    • Reutiliza materiais existentes por nome (o script não importa materiais se eles já existirem na cena, isso para facilitar o fluxo de trabalho)
    • Aplica coordenadas UV se o objeto for importado sem materiais com texturas
    • Importa todas as câmaras do SketchUp facilitando o enquadramento já criado

O Addom funciona bem no Blender 2.74 até a versão 2.77a a última estável.

Bom estudo.

• 26/04/2016 às 17:14

Ótimo @Joshen!

Faltou só citar que se trata de um software livre (gratuito)!

Programa com grande potencial, principalmente para animações, mas pouco explorado em nossa área!

Já mexi um pouco nele, mas já faz tempo e meu pc era muito fraco pra conseguir renderizar animações!

• 02/05/2016 às 11:49

Para instalar o plugin clique nesse linkBLENDER: COMO INSTALAR O ADDON IMPORT SKETCHUP SCENE

• 04/05/2016 às 18:01

Gosto muito do blender/cycles, embora ainda seja inciante nele e assíduo usuário/fanboy do vray/sketchup  kkk comecei a usar principalmente pela modelagem de blocos complexos. Sou designer em uma industria de móveis para escritório onde também vendemos cadeiras, e eu precisava de uma ferramenta rápida e de preferencia GRÁTIS para modelar as cadeiras e alguns outros objetos complexos. Então iniciei meus estudos com blender onde conheci o renderizador Cycles, foi amor a primeiro render kk segue uma imagem que fiz para o catalogo da empresa no ano passado: SR - Imagem 1

• 05/05/2016 às 06:08

Grande @Hugo_H3D é bom saber que se apaixonou com o Blender como eu .

Bom saber também que usa ele profissionalmente.

Ah, sua modelagem das cadeiras são muito boas e a imagem nessa resolução deu para ver o detalhameto. Parabéns

O fórum tem poucos tutoriais sobre o Blender, podes participar do fórum compartilhado tutoriais de como crias seus modelos complexos, desse jeito estaremos todos aprendendo. Abraços e Sucessos

• 05/05/2016 às 21:02

Muito legal @Hugo_H3D!

Apesar do grande potencial e de ser gratuito, o Blender tem sido muuuito raramente utilizado em nossa área. Vcs têm ideia do porquê disso?

• 06/05/2016 às 18:46

Acredito que o blender seja ofuscado por outros programas como 3D studio max, cinema 4D e até o próprio sketchup, alem de não ser muito famoso. Mas é um ótimo programa de entrada pra quem quer aprender a modelagem 3D, que é um dos pontos fortes dele. Duro que a molecada de hoje em dia quer tudo de mão beijada, não quer saber de estudar e “escovar” o programa até extrair o seu melhor, então as vezes a pessoa acaba desistindo dele em um primeiro momento. O que eu faço hoje é complementar meu trabalho usando vários programas juntos, pois cada um tem suas vantagens.