Thea Render

Thea Render – Manual de utilização.

Este tópico contém respostas, possui 11 vozes e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de Daniel Riglione Reple Daniel Riglione Reple 1 ano, 6 meses atrás.

  • Autor
     |  1159 Views Posts
  • #65416
    Foto de perfil de Erasmo Tizzoni Junior

    Bom dia Pessoal.

    Estou repassando o material básico para quem quer utilizar o Thea Render.
    Nesse manual forncedido pela SolidIris tem tudo o que é necessário para se iniciar a utilização do Thea.É explicado a utilização da maioria das ferramentas de forma simples e muito bem ilustrada facilitando muito a compreensão.

    Nele vocês irão ver:

    * Detalhamento da viewport
    * Ferramentas de movimentação de objetos e de controle de foco.
    Uma dica: No Thea para você mudar entre as opções de scale, translação/rotação e movimentação basta teclar “G” e o gizmo de movimentação se alterará.
    * Feramentos de agrupamento e duplicação.
    * Tela de mapeamento. (explicarei com mais detalhes mais pra frente)
    * Visibilidade de objetos/Layers ( muito útil em cenas mais pesadas como a casa clássica que fiz onde tinha muito bloco max nela).
    * Omni Light, Spot, Ies, Projector,Camera… (Inserir IES no Thea chega a ser estúpido de tão fácil)Também acho que muita gente vai adorar o Projector
    * Ferramentas de animação, Transformação e interactive render
    * Configurações de luminosidade: Exposição, shutter speed, f-num… a coisa começa a ficar boa aqui!
    *Modos de renderização da viewport: Unbiase, Progressive e Adaptative.
    Os Materiais e aluminosidade se alteram conforme o método utlizado, atenção nisso!!
    * Viewer toolbar – Modos de visualização, trocar de camera e por ai vai.

    Assim que o pessoal assimilar este material irei postar um bem completo sobre o instancing brush no Thea. E como gerar sua biblioteca com objetos MAx e outros no Thea.
    Quem o estiver utilizando e precisar de alguma dica, estou a disposição e se necessário podemos ir configurando a cena conjuntamente até a galera esta afiada.

    Download Manual

    Abraços

  • #65417
    Foto de perfil de Duilio Maciel

    Sensacional, Tizzoni!!!
    Sem palavras pra agradecer!!!

    Acho que poderia ser uma boa utilizarmos todos uma mesma cena para fazermos os testes e discutirmos o assunto, que acham?

  • #65421
    Foto de perfil de Erasmo Tizzoni Junior

    Acho que pode ser sim. Podemos estudar cenas externas e internas.
    Se possível, seria bom todos utilizarem a versão 1.106 build 678.
    Também sugiro estudarmos o Thea Studio pois com isso poderemos transitar facilmente entre sketchup e Max com facilidade.

  • #65504
    Foto de perfil de DiogoR

    Ótima iniciativa, parabéns.
    Particularmente, babei nas imagens da casa clásica que você fez com o TheaRender.
    Vou acompanhar suas publicações aqui, acho que vou estudar esse programa.

    Abraço.

  • #65507
    Foto de perfil de Erasmo Tizzoni Junior

    Olá Diogo,

    Obrigado cara. Eu sou suspeito pra falar do Thea. Mas acredito que você não vai se arrepender de estuda-lo.
    Caso o pessoal tenha interesse,como já tenho um bom conhecimento, posso ir postando as “aulas” sobre o Thea e o pessoal ir estudando junto.Só é preciso o pessoal eleger um modelo pra estudar.Seria bom um bem detalhado com vários materiais.

  • #65508
    Foto de perfil de Maurício Camargo

    Sensacional Erasmo…eu já testei ele…gostei bastante dos motores imparciais e agora vou estudar mais a fundo.

    Tenho umas modelagens boas aqui de um Designer que trabalha comigo e se quiser posso disponibilizar pra gente estudar.

    Como vc é um Profissional Muti Renderizador, no teu face nao tem como saber qual renderizador vc usou em determinadas imagens…tem como vc postar aqui os trabalhos q vc ja fez com o Thea?

    Abraço.

  • #65517
    Foto de perfil de Duilio Maciel

    Boa, Maurício!

  • #65520
    Foto de perfil de Erasmo Tizzoni Junior

    Bom dia Maurício.

    Eu peguei algumas imagens que tinha no face rapidamente e adicionei o link aqui.Se errei em algo peço desculpas pela pressa. Muitas ainda não posso postar pois pertencem a escritórios de arquitetura (onde meu nome não aparece pois não tenho empresa aberta e por ai vai) e construtoras.É preciso esperar a liberação dos mesmos que as vezes nunca vem.
    Algumas são de construtoras da região de Indaiatuba,Santa Barbara do Oeste e Americana.

    Não meçam a qualidade do Thea pelos meu trabalhos pois existe muita coisa muito melhor por ai….é bom dar uma olhada no fórum do Thea.

    Muito legal da sua parte ajudar com os modelos,muito obrigado mesmo!

    Na maioria pelo que me lembro foi usado o Progressive BSD.

    Seguem exemplos,acho que é isso

    Cena muíiito pesada:

  • #65528
    Foto de perfil de Maurício Camargo

    Cacetada, tu ta esse tempo todo fazendo esses trabalhos na moita?????

    Cara, eu gosto demais de Render Unbiased..so q a gente sabe q é o método mais demorado…e se eu conseguir rapidez com render em alta resolução…nao vo querer mais outra vida…….só que ainda tem muito a ser estudado ainda pra eu poder falar q vale realmente evoluir do Kerkythea pro Thea …. mas pela suas imagens…fiquei muito animado cara…parabéns!!

  • #65536
    Foto de perfil de Erasmo Tizzoni Junior

    Oi Maurício. Na época que comecei teu curso, eu comecei a me interessar no Thea e usei oque aprendi no KT pra migrar mais facilmente.
    Como peguei alguns trabalhos grandes e eu não dominava o vray do Max, fui obrigado a abraçar o Thea para usar bibliotecas externas que me forneceram.
    Eu acho que se for falar sobre otimização do trabalho acho que compensa. É muito mais fácil e ágil texturizar e trabalhar os materiais nele. Não conheço nenhum programa que seja tão prático controlar a iluminação artificial e solar.
    Quanto ao render, se a pessoa tiver uma boa linha de trabalho no kt já estabelecida, ai o caso merece mais estudo.Ainda hoje em cenas simples externas eu renderizo no KT com o outdoor já que detesto o photonmap do Thea (que venha o update!!!).
    Eu acredito que cada um tem seu espaço.Conforme a situação, eu uso um ou outro renderizador.

  • #65551
    Foto de perfil de Maurício Camargo

    Show de bola Tizzo, nada melhor do que quem está trabalhando com o programa, e tem um experiência de renderização profissional visando qualidade com tempo e viabilidade, pra poder compartilhar a experiência e principalmente os resultados.

    Brigadão.

  • #65558
    Foto de perfil de DiogoR

    Bom, há três anos venho aprendendo somente o Vray para Sketchup e, por isso, não tenho nem idéia de como funciona o Kerkythea. Pelo que entendi, quem já domina o KK terá facilidade com o TR por ser parecido?
    No meu caso, há semelhanças entre o Vray e o TR? Pergunto, pois só tenho as noites para me dedicar aos 3D”s e pra começar aprender o TR preciso me programar.
    Gostei mais uma vez da iniciativa e da parceria aí com o Maurício.

    Na espera.. =)

  • #72643
    Foto de perfil de lizepaix

    Gostei bastante da imagens geradas mas não tenho o costume de usar pos nas minhas imagens, tem como vc colocar ai uma imagem antes e depois da pós??

    Uso o kerky e queria saber se sem pos da muita diferença de qualidade do kerky para o thea.

    Valeu meninos…

  • #72644
    Foto de perfil de Fernando Padão

    Ô Tizzoni, eu ainda não tinha visto este tópico.
    Muito legal.
    Suas imagens estão show, até o Maurício cedeu um pouquinho em relação ao KT, vejam só.
    Parabéns, farto material.

  • #72647
    Foto de perfil de JefCoelho

    mauriciocamargorj escreveu:
    Cacetada, tu ta esse tempo todo fazendo esses trabalhos na moita?????

    Cara, eu gosto demais de Render Unbiased..so q a gente sabe q é o método mais demorado…e se eu conseguir rapidez com render em alta resolução…nao vo querer mais outra vida…….só que ainda tem muito a ser estudado ainda pra eu poder falar q vale realmente evoluir do Kerkythea pro Thea …. mas pela suas imagens…fiquei muito animado cara…parabéns!!

    Eu ando conseguindo tempos muito parecidos com os do Kt! Mesmo com mais iluminação e geometria…Até agora, só esbarrei nos arquivos que precisam de mais de 2gb( tamanho da minha placa) de memória…Coisa que não acontece com o Kt…Mas de resto, as bibliotecas são muito boas e o render usando GPU+CPU é uma mão na roda.

  • #72651
    Foto de perfil de Erasmo Tizzoni Junior

    Olá Padão. O Thea melhorou muito desde a data em que postei esse manual. Irei postar o manual atualizado, o da versão 1.3 com o Presto² mais tarde. O Thea está mais robusto e extremamente rápido competindo de frente com os poderosos e rápidos Octane e Arion.
    Respondendo a uma pergunta da Lizepaix,Não é mais possível estabelecer comparações entre o Thea e o KT, os dois produtos hoje estão em patamares muitos distantes e qualquer comparação seria injusta.
    Na questão da qualidade, ele possui tudo o necessário para se produzir grandes imagens.Não deve nada a V-Ray , Mental e outros.
    Para ilustrar a velocidade do Thea hoje, estou postando um render com o tempo de render em baixo.É uma imagem da viewport.

    A cena possui vidros, metais e foi renderizada em 00:02:30 ( dois minutos e 30 segundos). Obviamente não me preocupei em tratar corretamente os materiais , mas serve para ilustrar a velocidade.
    Eu renderizo hoje algumas fachadas com 2 a 3 minutos render usando o Presto².

  • #72659
    Foto de perfil de lucasdimenezes

    Boa iniciativa Tizzoni!
    Eu comecei a fuçar e gostei bastante tbm.
    Vou acompanhar as postagens.
    Como funcionam as ferramentas para HDRI nele? Pq no KT os globals não ficavam mto bem.

  • #79050
    Foto de perfil de Edi

    Olá Pessoal,

    Primeiramente, parabéns Tizzo, pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento.

    Estou com uma dificuldade. Tenho um ambiente de interiores, um closet pra ser mais específico, no sketchup uso a ferramenta de seção, para gerar uma imagem ocultando o que está na frente dela. Como tem espelho nas portas, gostaria que refletisse o ambiente, não posso baixar paredes, nem tirar o armário que fica de frente para o espelho. Mas quando renderizo, ele coloca a parede na frente novamente. Como faço para renderizar a partir do corte?

    Obrigado pela atenção de todos.

    Abraço

  • #79051
    Foto de perfil de Erasmo Tizzoni Junior

    Não estou no PC no momento, mas nas opções de camera você pode informar ao Thea apartir de onde você quer o corte na imagem.
    Ele vai “cortar” a cena, como nos cortes de projeto de engenharia e arquitetura e vc poderá mostrar oque quer.

  • #79062
    Foto de perfil de Edi

    Certo, Tizzo!

    Mas você diz isso usando o módulo dele integrado no sketchup ou no studio separado?

    E sabe me dizer +- o caminho pra achar esta configuração, porque não achei aqui. To perdendo um tempão nisso e cheio de coisas pra fazer, hehehe… Mas é a vida, enquanto não dá pra pagar um curso a gente se vira. hehe…

    De qualquer forma, obrigado pela atenção! Abraço!

  • #79069
    Foto de perfil de Erasmo Tizzoni Junior

    A função a ser usada é a Camera Z Clipping.Esta nas opções da câmera.Pelo que me lembro, os dois tem a opção de Camera Z Clipping.

  • #118354
    Foto de perfil de Daniel Riglione Reple

    @fael43, seja bem vindo ao fórum!

    Juntei seu tópico com outro sobre o assunto que vc procura.

    Obs.: Antes de postar no fórum, pesquise utilizando a barra de pesquisa, pois a maioria dos problemas já foi discutido aqui no fórum, se oq foi discutido no tópico não resolver seu problema, poste no mesmo tópico oq não está dando certo. Somente crie novos tópicos quando não encontrar nenhum tópico sobre o assunto.

  • #118342
    Foto de perfil de Rafael de Sousa Martins Sobrinho

    Gostaria de saber se alguém indica algumas vídeo aulas ou apostilas que ensinem a usar o  thea render free. Conhecí este render aqui no SketchupBrasil e gostaria de dominar o uso pelo menos básico. Agradeço todas as contribuições que virão!!!

Você deve fazer login para responder a este tópico.