Tutoriais

Inclinação de telhas por método componente

Este tópico contém respostas, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por Foto de perfil de trigorin88 trigorin88 5 anos, 5 meses atrás.

• Autor
     |  350 Views Posts
    Foto de perfil de Sette

Inclinação de um telhado por meio de componentes:

Existem muitas maneiras de se inserir telhas no sketchup e colocá-las na inclinação correta.
    Neste tutorial vou mostrar como faço isso inserindo as telhas como um componente.
    Sempre que preciso criar algo novo no sketchup eu procuro criar um componente, caso eu tenha que utilizar novamente, como é o caso das telhas, eu já tenho elas modeladas.

Eu procuro salvar meus componentes de telhado mais ou menos montado, pois facilita o trabalho na hora da modelagem dos projetos.

Para este tutorial eu usei essa telha do tipo onduline, mas funciona com qualquer tipo de telha.

Imagem telha

Então comecemos:

Após modelar a telha vamos definir o ponto de inserção da mesma, para isso temos que alinhar o limite da face inferior com o ponto de origem.
    Veja que na imagem a parte inferior não “toca” a linha vermelha, eu prefiro deixar com 1mm de distância para quando tirar imagens distantes não ter nenhum problema com o objeto que estará embaixo.

Essa é uma vista frontal da telha, repare que a referência do ponto de inserção do SU da vista frontal é o cruzamento das guias azul e vermelho. Isso é muito importante para a hora que inserirmos nosso componente depois de pronto.

Depois de definido o ponto de inserção do componente vamos configurá-lo para que tenha a inclinação quando for inserido.

Vá na janela WINDOW>MODEL INFO>FILE.

Em ALIGNMENT marque a opção Glue To: SLOPED como na imagem abaixo.

Após esses processos basta salvar seu arquivo e colocá-lo na pasta componentes do SU.

[C:Arquivos de programasGoogleGoogle SketchUp 7Components…]

Feito isso, o seu telhado com a inclinação “automática” está pronto.

Duvida?

Abra um novo arquivo, e crie qualquer face inclinada.
    Aqui fiz só um exemplo bem básico para mostrar como funciona.
    Vá em WINDOW>COMPONENT

Selecione sua telha modelada, e coloque-a na aresta inferior esquerda da inclinação.
    Veja que sua telha se alinhará automaticamente a face inclinada.

Se o seu telhado for como esse que modelei basta subir nas arestas uma face e utilizar o comando intersect with model para aparar as “sobras” da telha.

Obs: Caso você queira fazer uma repetição desta telha já inserida, ela não mudará a inclinação novamente.
    Portanto se você tiver que repetir basta usar o CTRL+ e ela se manterá na mesma inclinação.
    Porém se tiver inclinações diferentes no mesmo telhado, basta inserir o componente novamente na outra inclinação que o anterior não se altera.

O ponto de inserção pode ser alterado, isso vai depender de como prefere inserir a telha, eu citei o canto inferior esquerdo pois prefiro dessa forma. Porém é importante ressaltar que a front view da telha deve sempre ser a mesma do SU, senão a inclinação não ficará correta.

Bom pessoal, espero que tenham gostado e qualquer dúvida tirem por esse tópico mesmo.

Abraço a todos.

Foto de perfil de Fernando Padão

Valeu Sette pelo seu tut, muito legal. agardecemos.

Foto de perfil de Masamune

Alguém teria como me explicar pra que serve esse “Sloped”?
    😐

Foto de perfil de Georgeo Gustavo Ribeiro

Seu tutorial é muito bom, eu nem tinha ideia disto.

Foto de perfil de henrique_lb

Masamune escreveu:
    Alguém teria como me explicar pra que serve esse “Sloped”?
    😐

“sloped” é o que faz o componente ser inserido automaticamente na inclinação do plano q vc quiser!

Foto de perfil de Victor Murillo

Belo Tutorial, valew fera!

Foto de perfil de BeLeZauM

eu nao estou conseguindo visualizar a imagem, estou precisando muito aprender sobre telhas, minha modelagem de telhado tem sido basicamente um plano inclinado com textura de telhado.

Foto de perfil de Sette

Padão desculpa pela demora, mas os dois tutoriais de telhas ja estão atualizados conforme prometido, sinto nao poder mais participar do fórum ativamente como antes, mas precisando estou a disposição.

Grande abraço a todos!

Foto de perfil de chrispaiva

Estava navegando na internet com a ideia de achar uma forma de calcular as telhas e madeiramento para um telhado e achei que sua ideia pode me ajudar. Tentei fazer aqui com um componente que baixei do google. Telha de amianto de 2,44 x 1,10.

Feito isso como eu poderia replicar as folhas de telhas para saber o total necessário ? Tenho que copiar e colar uma a uma ?

Existe alguma forma mais automatica de fazer isso inclusive adicionando os recobrimentos das telhas ?

Apresente-se antes de sua primeira participação. aqui
    Antes de participar leia as regras. aqui
    Para postar imagens vejam as dicas aqui

Foto de perfil de radfallen

Bom, coloque a primeira telha no inicio do objeto “telhado” a ser coberto e com a ferramenta mover e “ctrl” pressionada copie uma vez a telha dai é só digitar * e o valor de vezes que deseja copiar, ex: *15 ele criará 15 telhas contando com a primeira copia, passou da conta digite novamente *12 por exemplo até dar certo, você pode fazer quantas vezes quiser até achar o numero exato de telhas.

Espero ter ajudado!!!

Abraço!!!

Foto de perfil de trigorin88

Oi pessoal,

Estou com um problema. Quando coloco muitas telhas no meu projeto ele fica super pesado! E meu pc nao é ruim nao. 8gb de ram, 1gb de video, processado quad 2,3ghz…
    Transformo as telhas em componentes e multiplico elas e fica super pesado!
    Tem algum jeito de fazer diferente para que nao tenha essa problema?

Obrigado e até logo!

Você deve fazer login para responder a este tópico.